Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e O Globo: Impacto no sistema de transporte do país entra na mira de ministério
O governo quer garantir maior resiliência da infraestrutura aos eventos climáticos com medidas que vão desde adaptar os contratos de concessão à nova realidade, criar um sistema de alerta de riscos de desastres nas rodovias até instituir uma nova instância de governança interministerial para tratar do tema. O Ministério dos Transportes defende que seja assumida uma “posição institucional” e criado um comitê interministerial voltados para a mitigação de riscos e adaptação dos ativos mantidos pelo setor público ou privado. A nova diretriz vai influenciar no desenho dos projetos da fase de concepção até o licenciamento ambiental. A ideia é que os empreendimentos já nasçam com o “DNA de resiliência”. Íntegra para associados: Valor Econômico e O Globo.
Correio Braziliense On-line: Terminam obras na Via Dutra, uma das principais rodovias federais do Brasil
Duas obras na Via Dutra, que atravessa a parte leste do estado de São Paulo e região sudoeste do estado do Rio de Janeiro, foram inauguradas no sábado (25/5). A liberação do novo trevo Jacu-Pêssego, no km 213, e da pista marginal no sentido São Paulo, entre o km 209,5 e o km 211,8, no trevo de Bonsucesso, em Guarulhos, pode trazer avanços para a infraestrutura de transporte e a economia do país. Essa rodovia é uma das principais artérias viárias do Brasil, integrando a BR-116/RJ/SP e funcionando como uma rota para o escoamento da produção nacional. Estima-se que aproximadamente 50% do PIB do país passa por ela. Íntegra para associados.
Folha: Entenda o que é a ANTT, agência reguladora de transportes no Brasil
A ANTT regula, supervisiona e fiscaliza as atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes. Também resolve conflitos e evita práticas anticoncorrenciais ou infração contra a ordem econômica. É uma autarquia federal sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal e está presente em todo o território nacional, com postos de fiscalização. Atua em rodovias e ferrovias, lidando tanto com as concessões para a iniciativa privada quanto com o transporte de cargas e passageiros. Atualmente gerencia 39 concessões, sendo 26 de rodovias federais e 13 ferroviárias. Íntegra para associados.
Estadão On-line (The Economist): Brasil, Índia e México estão enfrentando as exportações da China
Para reverter a desaceleração econômica e consolidar seu controle sobre as cadeias de suprimentos globais, os líderes chineses lançaram uma onda de investimentos em produtos de alta tecnologia, como baterias, veículos elétricos e outros dispositivos ecológicos. Já as economias emergentes também estão criando restrições à importação de produtos chineses, ao mesmo tempo em que aceleram o impulso para o livre comércio em outros lugares. Seu sucesso depende da sustentabilidade da abordagem da China, bem como da destreza de sua própria abordagem. Os países com ambições de fabricação estão desesperados para ter acesso a grandes mercados, onde os próprios líderes estão interessados em reduzir a dependência da China. O Mercosul, por exemplo, assinou um acordo com Cingapura e está de olho em pactos com o Japão e a Coreia do Sul. Íntegra para associados.
InfoMoney (Estadão Conteúdo): Tarcísio anuncia “reestruturação” e desativa Secretaria de Negócios Internacionais
O governo do estado de São Paulo está desativando a Secretaria de Negócios Internacionais a partir da publicação do Plano São Paulo na Direção Certa, que prevê medidas para modernização da administração, otimização e maior eficiência do gasto público e melhoria do ambiente de negócios no Estado. As atribuições da antiga secretaria passam a ser desempenhadas pela Casa Civil e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: ANP aprova terminal de gás no Porto de Santos
A diretoria colegiada da ANP aprovou na sexta-feira (24), por unanimidade, a pré-operação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito de São Paulo (TRSP) no Porto de Santos. Foi uma autorização com ressalvas. O projeto está “umbilicalmente ligado ao gasoduto Subida da Serra”, cuja polêmica decisão sobre a natureza da operação – se de transporte ou transmissão – ainda tramita na agência. Por esse motivo, o GNL produzido no TRSP não poderá utilizar o gasoduto Subida da Serra até que a decisão sobre a vocação do gasoduto seja tomada. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Gigante do setor de alimentos fará investimento bilionário no Porto de Santos
As obras da primeira fase do novo terminal da Cofco, na Margem Direita do Porto de Santos, avançam de forma acelerada. A empresa pretende iniciar as operações do STS11 em 2025, expandindo gradativamente até atingir a capacidade total em 2026. A meta é operar 14,3 milhões de toneladas de granéis sólidos vegetais, entre exportação e importação. A Cofco adquiriu a concessão do terminal por 25 anos, com possibilidade de sucessivas prorrogações até o limite máximo de 70 anos. Em contrapartida, a empresa teria que investir R$ 764,8 milhões nas instalações. Contudo, injetará mais do que o dobro desse valor: R$ 1,5 bilhão. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Servidores rejeitam proposta salarial e não descartam greve; Porto de Santos pode ser afetado
Uma greve dos servidores públicos federais das agências reguladoras, muitas delas em atuação no Porto de Santos, como Anvisa e Vigiagro/MAPA, não está descartada. As lideranças sindicais rejeitaram a proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), apresentada na última quinta-feira, de reajuste salarial escalonado de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026. Os números serão levados para que a categoria decida o que fazer, em assembleia na próxima quarta-feira. Uma possível paralisação poderá impactar diretamente as inspeções sanitárias de cargas e navios nos portos brasileiros. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa – colaboraram João Maria Menano e Bárbara Rosa): A ausência de foco nas obras rodoviárias de Santos
Quando se trata das obras rodoviárias em Santos, a falta de foco e planejamento tem sido um problema constante. Vinte e um anos depois de inaugurada a Rodovia dos Imigrantes, o problema permanece. Os procedimentos essenciais são, de fato, a 3a pista, agora contemplando caminhões, e o túnel Santos-Guarujá. No entanto, mais obras desse porte não funcionarão em plenitude, caso o acesso ao Porto e retroporto na Margem Direita continue ocorrendo unicamente através do viaduto do Alemoa, que absorve hoje 60% do volume de todo o Porto de Santos na Margem Direita. Com os outros 40% concentrados na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e na Rua do Adubo, ambas também saturadas. É fundamental a priorização da construção de dois viadutos: o de acesso da Anchieta ao Saboó e outro interligando o Distrito Industrial e Portuário da Alemoa à Rodovia Anchieta. Íntegra para associados.
G1 (PR): Porto de Paranaguá registra aumento de 12% nas exportações
O Porto de Paranaguá registrou um aumento de 12% nas exportações em 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Os carregamentos do complexo de soja (grãos e farelo) e de carne de frango foram os destaques da temporada, mas outros produtos, como o açúcar, também ganharam espaço. Íntegra para associados.
NSC Total: JBS assina contrato para operar o Porto de Itajaí
A JSB assinou contrato com a Mada Araújo Asset Management Ltda. para operar, oficialmente, o Porto de Itajaí, por meio da subsidiária Seara. Representantes da Seara já estavam trabalhando na transição desde que a transferência de cotas foi autorizada pela Antaq, na terça-feira (21). A JBS passa a ser proprietária de 70% das cotas da empresa que venceu o edital para operação temporária do porto, por um período de dois anos, até o leilão de concessão definitiva, que está em tramitação no Ministério dos Portos e Aeroportos. A negociação, que foi intermediada pelo deputado federal Carlos Chiodini, levou cerca de dois meses para ser concluída. A solução foi vista como a mais viável para destravar rapidamente o processo de reabertura do porto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Planos setoriais de portos e hidrovias vão à consulta pública separadamente
O MPor vai apresentar propostas separadas de portos e de hidrovias nas consultas públicas sobre os planos setoriais de transportes dentro do PNL 2035, segundo o diretor de Programa da Secretaria Executiva da pasta, Tetsu Koike. As consultas públicas dos planos setoriais do PNL 2035 são o início da etapa final do ciclo de planejamento do setor, iniciado em 2020, e que deveria ter terminado em 2023, mas atrasou. O novo ciclo do PNL, o planejamento para 2055, teve um marco importante na semana passada com a publicação do Decreto 12.022/2024, estabelecendo uma integração entre vários setores do governo para a execução do PIT (Plano Integrado de Transportes). Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Plano de investimento de R$ 10,6 bi no Porto de Santos é apresentado na Brasil Log
O presidente da APS, Anderson Pomini, apresentou o plano de investimento do Porto de Santos na 9ª Feira Internacional de Logística – Brasil Log. Segundo Pomini, doze projetos estratégicos integram o Plano de Investimentos do Porto de Santos que deve ser implantado de 2024 a 2028, totalizando R$ 10,6 bilhões; sendo R$ 6 bilhões de recursos do governo federal, R$ 3,6 bilhões do governo de São Paulo e R$ 1 bilhão do setor privado. Um dos projetos contemplados é a construção do túnel ligando Santos à Guarujá, que levará R$ 5,8 bilhões desse montante. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Complexo portuário de Itajaí movimentou 1,07 milhões de toneladas em abril
O complexo portuário do Rio Itajaí-Açu alcançou em abril um volume total de movimentação de carga de 1.075.979 toneladas. Do total, 535.242 toneladas foram direcionadas para exportação e 540.737 toneladas foram para importação. No acumulado até o quarto mês de 2024, o complexo portuário movimentou um total de 4.352.772 toneladas. A Portonave movimentou 96.731 TEU em abril e 1.056.125 toneladas no mês. No quadrimestre, movimentou 409.039 TEUs e 4.209.125 toneladas. O Porto de Itajaí movimentou 1.507 toneladas em abril e 74.693 toneladas no acumulado do ano. Íntegra para associados.
Portos e Navios: CMA CGM alerta clientes sobre demora na devolução de vazios em SC
A CMA CGM enviou um alerta a seus clientes, nesta sexta-feira (24), avisando da restrição de janelas no depot parceiro de Itapoá (SC) para devolução de contêineres vazios. Com o aumento de demanda e com menos berços disponíveis nos últimos meses, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a capacidade instalada oferecida nas zonas primária e secundária vem sendo insuficiente para evitar o problema, que já foi relatado no primeiro trimestre deste ano e voltou a se agravar nas últimas semanas. Os terminais estão com mais contêineres cheios, que pagam mais que os vazios e são prioridade para os operadores. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Ministério dos Transportes finaliza portaria com novos parâmetros para renovações antecipadas de ferrovias
O ministro Renan Filho anunciou que nesta semana será publicada uma portaria que estabelecerá parâmetros para as futuras renovações antecipadas das concessões ferroviárias. O intuito é fazer renovações que valorizem o ativo público e que possam garantir novos investimentos. Renan explicou que o ministério passou um tempo corrigindo o modelo de renovações do passado para poder retomar os processos ainda pendentes e que a medida poderá disponibilizar cerca de R$ 30 bilhões. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto do Itaqui avança na implantação do Plano de Descarbonização
Na quinta-feira (23), a Fundação Valenciaport concluiu com sucesso a fase de diagnóstico do plano abrangente de descarbonização que tornará o Porto do Itaqui o primeiro porto público do Brasil a ter um Plano de Descarbonização. Esta etapa envolveu o mapeamento das emissões de GEE em todo o complexo portuário, abrangendo desde as operações portuárias até os diversos atores da comunidade do Porto. Os resultados do diagnóstico e as estratégias propostas para a segunda fase do plano de descarbonização foram apresentados à diretoria da EMAP. Em seguida, os representantes da Valenciaport estiveram com os operadores portuários e demais membros da comunidade portuária para compartilhar os resultados do diagnóstico e discutir as ações conjuntas para a aplicação do plano. Íntegra para associados.
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