Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão e Informativo dos Portos (reproduz matéria do Mdic): Menos de 1% das empresas brasileiras exportam, mas empregam 15% da força de trabalho formal
Estudo inédito do Mdic divulgado ontem apresenta uma radiografia das empresas que exportam, no Brasil, detalhando onde elas estão localizadas, quais os mercados de destino preferidos e como elas se diferenciam das demais empresas que não exportam. Também identifica como se dá a dinâmica de entrada e permanência dessas firmas no comércio internacional. O documento aponta que menos de 1% das empresas brasileiras (cerca de 25 mil) exportam seus produtos. Por outro lado, elas empregam 15% da força de trabalho formal do País. Os dados reforçam o potencial de o Brasil ampliar sua base exportadora com mais acordos comerciais para reduzir a tarifa que as empresas enfrentam ao acessar mercados externos. Íntegra para associados: Estadão e Informativo dos Portos.
O Globo e Correio Braziliense: Lula lança plano safra e valores devem ser recordes para tentar se aproximar do agronegócio
O presidente Lula lança hoje o Plano Safra 2023/2024, com foco na produção sustentável de alimentos e na agropecuária com baixa emissão de carbono. Poderá anunciar até R$ 430 bilhões para os agricultores, o mais alto valor já concedido ao setor. Os principais pontos do plano foram discutidos ontem, em uma reunião entre os ministros Fernando Haddad, Carlos Fávaro, Marina Silva e a FPA. O vice-presidente da frente, deputado Arnaldo Jardim disse que, além dos recursos para plantio e comercialização, o setor pede mais dinheiro para o seguro rural e o armazenamento de grãos. Os parlamentares da bancada ruralista e o ministro da Agricultura reivindicaram aumento do valor destinado à equalização de juros dos financiamentos. Íntegra para associados: O Globo e Correio Braziliense.
Valor Econômico e Folha: Lula insiste em usar BNDES para financiar exportações à Argentina
O presidente Lula disse que o governo brasileiro avalia utilizar o BNDES para financiar exportações brasileiras para a Argentina e subsidiar produtos destinados à construção do gasoduto Presidente Néstor Kirchner, que ligará a reserva de gás de Vaca Muerta, na Patagônia, à Província de Buenos Aires. A declaração foi dada após encontro com o presidente Alberto Fernández, ontem, no Itamaraty. A ajuda seria parte de um “plano” de cem ações estratégicas destinadas a melhorar a integração entre os dois países. Especialistas criticaram a proposta. Argumentam que a saída parece fazer sentido do ponto de vista político, mas não do econômico. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line: Edital do túnel Santos-Guarujá pode ser lançado até o início de 2024, diz Márcio França
Ontem o ministro Márcio França, na reinauguração do Museu do Porto de Santos, adiantou que o edital de licitação da obra do túnel Santos-Guarujá deverá ser lançado até o início de 2024. Disse ainda que o governo avalia a alternativa de que a concessão saia por meio de uma PPP, mas alertou que deverá estender os prazos do projeto. O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), composto pelos nove prefeitos da região, quer acompanhar o projeto de perto. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line.
Santa Portal: Museu do Porto de Santos volta a receber o público após revitalização
Fechado desde o início da pandemia, o Museu do Porto de Santos foi reaberto na manhã de ontem. O equipamento recebeu melhorias de reforço estrutural e revitalização externa. A partir de hoje o espaço, com mais de 800 peças em seu acervo, volta a receber visitantes de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e as visitas guiadas são a cada meia hora, limitadas a 20 pessoas por vez. Íntegra para associados.
Boqnews, A Tribuna de Santos (p. A-7) e A Tribuna de Santos (Coluna Tribuna Livre – artigo do vice-presidente da Praticagem de São Paulo, Bruno Tavares): Praticagem de São Paulo comemora 90 anos da fundação oficial
Hoje a Praticagem de São Paulo comemora 90 anos de fundação oficial e está situada na vanguarda mundial de eficiência e tecnologia. Elas alavancam a expertise dos práticos a serviço da segurança dos navios que chegam ao Porto de Santos cada vez maiores em dimensões e volume de cargas. Os equipamentos sofisticados registram as correntes, ventos e marés. Mas a experiência e habilidade do prático, garantida pelo constante treinamento e conhecimento das características da região, é essencial para conduzir os navios em canais estreitos e sinuosos. Íntegra para associados: Boqnews, A Tribuna de Santos (p. A-7), A Tribuna de Santos.
G1 (PR): Ação conjunta de fiscalização apreende 83,5 kg de cocaína no Porto de Paranaguá
Polícia Civil do Paraná, Polícia Federal e Receita Federal apreenderam 83,5 kg de cocaína no Porto de Paranaguá, ontem de manhã. A droga estava escondida em um contêiner com um subproduto de resina utilizado na fabricação de tintas e adesivos, com destino ao Porto de Tanger. Foi localizada durante fiscalização feita por escâner. O órgão já apreendeu 367,5 kg de cocaína em 2023. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios, BE News (p. 8) Portal Diarinho e Jornal dos Bairros: Porto de Itajaí voltará a ter movimentação de contêineres em cerca de um mês
Ontem o município de Itajaí anunciou a retomada da movimentação de contêineres no Porto da cidade por meio de uma parceria com o Porto de Santos, com a manutenção da autoridade portuária pública municipal e a utilização de mão de obra local. O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assumirá a Superintendência do porto catarinense. A medida é vista como uma solução emergencial para retomar as operações em Itajaí até que o arrendamento seja concretizado. A proposta será apresentada ao ministro Márcio França, hoje, em Brasília. Caberá a França validá-la. Se aprovada, ela poderá ser implementada em 30 dias. Íntegra para associados: Portos e Navios, BE News, Portal Diarinho e Jornal dos Bairros.
Guia Marítimo: Hidrovias do Brasil obtém autorização para exportação de milho para a China a partir do Porto de Vila do Conde
A Hidrovias do Brasil recebeu nesta semana a autorização oficial para exportar milho para a China a partir de seu porto em Vila do Conde, Pará. Essa conquista é um marco significativo, tornando o porto o primeiro no estado do Pará a obter aprovação para exportar milho para um dos maiores importadores mundiais desse cereal. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Terminal Açucareiro Copersucar no porto de Santos completa 25 anos
O Terminal Açucareiro Copersucar no Porto de Santos comemora em junho 25 anos de história. Tem sido um ponto estratégico para as atividades de exportação da companhia na comercialização de açúcar e etanol. Tem capacidade de armazenar até 300 mil toneladas de açúcar a granel e é capaz de atender embarcações com mais de 100 mil toneladas, além de embarcar até 5,4 mil toneladas por hora. Essa estrutura permitiu que a empresa alcançasse um recorde nacional em 2021, com o maior carregamento de açúcar a granel em um único navio, totalizando mais de 108 mil toneladas, quantidade suficiente para encher aproximadamente 2.870 caminhões. Íntegra para associados.
Portal BE News: Instituto Brasileiro de Infraestrutura define seus conselhos
Ontem, em assembleia, o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) definiu os integrantes de seus conselhos Administrativo e Fiscal. O presidente do Conselho Administrativo é o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião. Criado em 31/maio, o IBI vai atuar como braço técnico da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos. O presidente da FPPA, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, destacou a importância do instituto na orientação de deputados e senadores nas questões mais importantes para os setores portuário e aeroportuário. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023