Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Fim do Doing Business deixa Brasil na pior posição
O fim do relatório Doing Business deixou o Brasil congelado na liderança dos países onde se gasta tempo para pagar impostos. De acordo com o relatório, são empregadas aqui 1.501 horas por ano, algo sem paralelo no mundo. Esse dado, que já foi pior, vinha sendo formalmente contestado pelo governo brasileiro desde 2015, por erros na metodologia. Não era o único ponto de questionamento. O secretário especial da Receita Federal, José Tostes, declarou que “A Receita Federal do Brasil sempre buscou defender que os números da avaliação do Doing Business de fato revelassem a realidade dos indicadores, pois as evidências indicavam o contrário.” Íntegra para associados.
Valor Econômico: Gargalos de produção e logística globais devem piorar mais
As tensões nas cadeias globais de abastecimento aumentaram nas últimas semanas e tendem a piorar. A OCDE constata que as encomendas de mercadorias estão aumentando, enquanto os estoques continuam caindo. A expectativa é que o pico da escassez de alguns produtos, como semicondutores, ocorra neste terceiro trimestre. Em julho, o comércio mundial em volume caiu 0,9% comparado a junho, quando tinha registrado alta de 0,7%, segundo levantamento do CPB, centro de pesquisa económica da Holanda. Íntegra para associados.
Valor On-line: Santos Brasil conta com demanda represada e oportunidades em leilões, afirma BTG
A Santos Brasil está em um momento positivo, de acordo com o BTG Pactual, impulsionada por fatores como os altos volumes de contêineres e as oportunidades em leilões. O BTG pontua que os volumes de contêineres estão em níveis recordes, beneficiados pela recuperação da demanda represada desde o ano passado. Os Estados Unidos estão sob congestionamento de navios devido ao grande volume de carga chegando à região, enquanto o Brasil passa por restrições de capacidade de envio. A Santos Brasil está investindo R$ 600 milhões na ampliação de sua capacidade em Santos, adicionando 400 mil TEU anuais, o que deve suportar o crescimento de volume pelos próximos três anos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Gazeta do Povo: Laguna, La Violetera e sócios vão construir novo porto de R$ 4,1 bilhões em Paranaguá
O TUP Portoguara deve começar a ser construído em julho de 2022 e iniciar as operações de granéis sólidos na importação e exportação em 2025 e depois uma segunda fase destinada à estrutura para a movimentação de contêineres. Os acionistas vêm trabalhando no projeto desde 2015. São 2 milhões de m2 de área, dos quais 42% devem ser mantidos como área de preservação. Íntegra para associados.
G1 Santos, A Tribuna de Santos e Informativo dos Portos: Ministro da Infraestrutura visita Porto de Santos e comenta investimentos para expansão da malha ferroviária
O ministro Tarcísio de Freitas esteve na região n sexta-feira (24) para conhecer o acesso ferroviário e o trajeto da futura FIPS. “Estamos chegando no limite da nossa capacidade. Então esse arranjo que envolve o novo desenho da ferrovia do Porto de Santos é fundamental”. Disse que a FIPS terá, no próximo ano, investimento de R$1,8 bilhão para expansão da malha ferroviária. Um consórcio de empresas será responsável por administrá-la, sendo elas Rumo, MRS e VLI. Íntegra para associados: G1 Santos, Tribuna e Informativo.
A Tribuna de Santos: Novo terminal no Porto de Santos preocupa especialistas
Os planos do governo de implantar o terminal destinado à movimentação de granéis sólidos minerais em Outeirinhos preocupa especialistas, autoridades e os responsáveis pelas operações de navios de passageiros. Eles alegam impactos e riscos das operações com fertilizantes, além de uma eventual inviabilização da atracação de embarcações de cruzeiros. Segundo o MINFRA, a área de 87.981 m2 do STS 53 é composta por dois terrenos – um adjacente ao cais e outro na retroárea. Ela envolve intensas disputas, dentre elas, com o Grupo Marimex, que garantiu a continuidade de suas operações até o fim do contrato da Portofer, em 2025, após uma decisão do TCU. Outro ponto de tensão envolve o contrato da Bandeirantes, que também esperava permanecer na área, mudando o foco de suas operações, pediu a renovação do contrato e apresentou um plano de investimentos, mas não obteve retorno do poder concedente. Ainda segundo o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, a implantação do terminal vai inviabilizar a atração de navios de passageiros em virtude da perigosa e inoportuna mistura de passageiros com fertilizantes. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil e A Tribuna de Santos: Movimentação de contêineres no Porto de Santos cresce 26,2% em agosto e soma 3,2 milhões TEU no acumulado do ano
A movimentação de contêineres no Porto de Santos em agosto – 408 mil TEU – superou em 26,2% o resultado do mesmo período do ano passado, contribuindo para o desempenho no acumulado do ano de 3,2 milhões TEU, crescimento de 20% sobre o mesmo intervalo de 2020. O movimento geral de cargas no acumulado no ano atingiu 101,0 milhões de toneladas, aumento de 3,1% sobre o volume operado no mesmo período de 2020. As descargas somaram 28,7 milhões de toneladas, avanço de 12,5% sobre o acumulado de janeiro a agosto do ano passado, e os embarques somaram 72,3 milhões de toneladas, queda de 0,2%. Íntegra para associados: Comex do Brasil e A Tribuna.
Portogente (editorial): Proposta Santos2050 será apresentada ao governador João Doria
É impossível esperar resultado de um porto pensado como um estoque de ativos para fazer caixa e sem priorizar o seu papel logístico. Hoje no Brasil sabe-se como será o porto asiático de Singapura em 2030 e não se conhece como será nesse futuro o Porto de Santos. Nessa encruzilhada para a mudança, a tecnologia e os parâmetros mundiais de operação irão modelar logísticas com robôs e grandes escalas de movimentação para atender à demanda da inserção social em um crescendo, pela sustentabilidade. O Estado de São Paulo é o que é, devido ao Porto de Santos. Portanto, o desafio de uma reforma exitosa no seu porto maior é a defesa da economia mais forte do País. O Portogente vai apresentar ao governador João Dória a sua proposta Santos2050. As linhas de um planejamento estratégico para desenvolver e atingir o futuro portuário ideal do seu Estado. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de São Francisco do Sul – movimentação de navios cresce 17% em 2021
Nos oito primeiros meses deste ano o Porto de São Francisco do Sul registrou aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2020, somando 9,7 milhões de toneladas movimentadas. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Hapag-Lloyd encomenda mais 75 mil contêineres padrão
Todos serão fabricados na China e entregues à Hapag-Lloyd no quarto trimestre de 2021. “Devido ao grande congestionamento nos portos, terminais e operações internas em todo o mundo cerca de 20% a mais de contêineres são hoje embarcados enquanto transportavam a mesma quantidade de carga antes da crise”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd. A empresa agora tem uma frota de contêineres de mais de 2,8 milhões de TEU, entre eles 250 mil TEU em contêineres para carga refrigerada. Íntegra para associados.
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