Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Diário de Pernambuco e CBN Recife: Bemisa terá terminal em Suape para projeto integrado com mina e ferrovia
A mineradora Bemisa, do grupo Opportunity, assinou ontem contrato de R$ 184 milhões para arrendar uma área no complexo portuário de Suape, onde pretende instalar um terminal de granéis sólidos, com investimento estimado em R$ 1,5 bilhão. O empreendimento faz parte de um projeto maior, que inclui uma mina de minério de ferro no Piauí e uma ferrovia para substituir o que seria a Transnordestina. Os três projetos somam mais de R$ 10 bilhões em investimentos. O contrato de arrendamento é valido por 30 anos. Íntegra para associados: Valor, Diário de Pernambuco e CBN Recife.
Correio Braziliense, Folha On-line e Valor Econômico: OCDE reduz previsão de crescimento da economia mundial em 2023 para 2,2%
A economia mundial deve crescer 2,2% em 2023, de acordo com a nova projeção da OCDE, divulgada ontem, que reduziu em 0,6% a previsão anterior (de junho). A queda é atribuída como consequência da invasão russa da Ucrânia e do aumento das taxas de juros para conter a inflação. Para 2022, a previsão de 3% de crescimento mundial segue inalterada. Na mesma linha das previsões do FMI de julho, a OCDE, que recebeu o pedido de adesão do Brasil, projeta crescimento no país maior que as previsões iniciais, de 2,5% em 2022, quase dois pontos acima da estimativa de junho. O país deve avançar 0,8% em 2023 (-0,4 ponto em relação à previsão anterior). Íntegra para associados: Correio, Folha e Valor.
Estadão On-line: Rombo nas contas externas soma US$ 18 bilhões até julho, mas é coberto por investimentos diretos
O resultado das transações correntes do Brasil com outros países ficou negativo em US$ 18,411 bilhões no primeiro semestre deste ano, mas foi coberto pelo ingresso de US$ 52,631 bilhões de investimentos estrangeiros no setor produtivo. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Interessados na Fips devem se cadastrar até 5ª
O chamamento público foi aberto no último dia 5 e ainda não foi divulgado o número de interessados no empreendimento. As interessadas deverão encaminhar à SPA, em chamamento.fips@brssz.com, a relação de documentos prevista no edital. Poderão integrar a administração da Fips as empresas que cumprirem as exigências do edital e que se comprometerem a investir, no mínimo, R$ 891 milhões no projeto. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do consultor Frederico Bussinger): Porto de Santos: poligonal, desestatização e governança
Dessa vez, a SNPTA e o MInfra foram formalmente mais cuidadosos que nas duas empreitadas anteriores, em junho de 2020 e em janeiro de 2022: ainda que por exíguos oito dias, submeteram a alteração da poligonal do Porto de Santos a uma consulta pública. Volta-se a uma configuração similar à existente em 2002, depois de idas e vindas, de trabalhos, tensões e incertezas. Algo que poderia ter sido minimizado se consultas/audiências públicas tivessem sido realizadas. Dúvida: legal e formalmente, a modelagem da desestatização deve estar em sintonia com o PDZ. Este com a APO; esta com a poligonal. Estariam na documentação entregue ao TCU na última semana? Íntegra para associados.
Boqnews (Agência Brasil 61): Antaq aprova processo de desestatização com valor mínimo de R$ 3 bilhões
O projeto prevê novos investimentos de R$ 6,3 bilhões, dos quais R$ 2,1 bilhões serão destinados à infraestrutura portuária, enquanto R$ 4,2 bilhões para o túnel Santos-Guarujá. Especialistas dizem que transferir o Porto de Santos para a iniciativa privada vai colocar o Brasil em uma posição de maior visibilidade no mercado internacional. Íntegra para associados.
Diário do Rio: Portos e aeroportos do Rio podem entrar no Programa de Privatizações e Concessões do Governo Federal
Em caso de reeleição de Bolsonaro para a presidência da República, o Rio de Janeiro pode ter portos e aeroportos inclusos no Programa de Privatizações e Concessões do Governo Federal, anunciou o ministro, Marcelo Sampaio. As privatizações foram solicitadas pela Fecomércio RJ, Firjan e ACRJ. O ministro disse ainda que a recriação do grupo técnico para avaliar a nova concessão do aeroporto RioGaleão em conjunto com o Santos Dumont também está em análise. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Reuniões de apresentação do projeto de concessão do Porto de Itajaí começam em outubro
As reuniões com empresas e consórcios interessados em participar do processo de concessão do Porto de Itajaí acontecerão nos dias 3, 5, 7, 10 e 14 de outubro, em formato on-line. Serão pré-agendadas com os participantes inscritos e terão duração de até uma hora. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira (30). Íntegra para associados.
Portos e Navios: Desestatização da Codesa cria cenário de apreensão para trabalhadores portuários
Com a desestatização da Codesa, formalizada no último dia 5, os trabalhadores portuários do Espírito Santo estão apreensivos com o futuro de seus empregos e do mercado de trabalho da região. A Codesa e a Quadra Capital informaram que não vão se pronunciar no momento, mas se colocaram abertas a conversar, após iniciarem suas novas agendas de relacionamentos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Portos brasileiros devem se preparar para receber navios de 12-15 mil TEUs, alerta consultor
Segundo a consultoria Solve Shipping, o mundo terá acesso à IMO 2023, que prevê uma importante mudança na legislação mundial relacionada à emissão de GEEs e da pegada de carbono dos navios. “Esses navios de 8 mil a 12 mil TEUs tendem a desaparecer dos oceanos nos próximos cinco ou dez anos. O problema é que eles representam, praticamente, dois terços da frota que faz o comércio exterior brasileiro”. “Esses navios ficarão fazendo tiros curtos até algum hub port no Caribe ou até um hub port na entrada do [Mar] Mediterrâneo. Eles deixarão suas cargas por lá e, de lá, elas serão distribuídas para o resto do mundo. Isso prejudicaria muito o exportador brasileiro, não só em termos de custos, mas também em ‘transit time’. Daí a urgência de as autoridades brasileiras atentarem para tais mudanças. Íntegra para associados.
Agência Porto: Investidores são convidados para participar de Market Sounding sobre desestatização do Porto de Santos
O MInfra, em parceria com a Antaq, a SEPPI/ME e o BNDES, convidam os investidores interessados em participar do processo de desestatização da SPA para o Market Sounding, que pretende esclarecer dúvidas sobre a estruturação do projeto e a modelagem da privatização do Porto de Santos. O evento será nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 19h, em formato de reuniões presenciais e/ou virtuais, com duração de 30 minutos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022