Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Portos: Recessão global derruba custos
A expectativa no setor é em relação ao que vai ocorrer após a eleição presidencial. Uma vitória de Lula pode pôr um freio na privatização das autoridades portuárias, embora os arrendamentos dos terminais devam continuar, ainda que em ritmo mais lento. Em Santos, a licitação do STS-10 tende a ser postergada. Segundo o secretário Mário Povia, “Não temos dúvida de que precisamos do STS-10; a dúvida é se será arrendamento ou oferecido pelo operador privado de Santos”. O CEO da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, lembra que “A soma dos investimentos na Santos Brasil, na BTP e na DPW garante capacidade até 2030. Estamos terminando o investimento da segunda fase da ampliação de R$ 540 milhões, fora os R$ 450 milhões da fase 1. Na fase 3, serão mais R$ 600 milhões até 2031, para levar o terminal a uma capacidade de 3 milhões de TEUs por ano”. O presidente da DPWorld, Fabio Siccherino, disse que, para receber os navios de 366 metros, o calado de Santos precisa subir para 15,5 metros, o que só será viável com os investimentos previstos na privatização. “Isso vai aumentar a movimentação e, só nesse cenário, será necessário um novo terminal a partir de 2032. Estamos negociando com Dubai a aprovação de investimento para elevar nossa capacidade de 1,2 milhão para 2 milhões de TEU.” Íntegra para os associados.
Valor Econômico: Orçamento curto estrangula atividades da Receita Federal
Os recursos para bancar o custeio da Receita Federal atingiram neste ano o menor patamar em uma década, aponta o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop). Auditores relatam que a fiscalização das fronteiras está sucateada. A situação não é de total descontrole por causa do uso da inteligência, que, poderiam estar mais avançados se não fosse o longo período de restrição orçamentária. Íntegra para os associados.
Estadão (editorial): O desafio político da crise industrial
O retrocesso industrial, acentuado nos últimos dez anos, será um dos desafios mais urgentes e mais importantes para o próximo presidente, se ele estiver disposto, de fato, a restaurar o desenvolvimento econômico. Um dos sinais mais claros da modernização do País, no último meio século, foi o aumento da presença da indústria nas exportações de bens. Segundo a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), de 2018 a 2021 a parcela da indústria de média e alta tecnologia no valor exportado diminuiu de 15,8% para 11,8%. A do segmento de alta tecnologia reduziu-se de 4,7% para 2,2%. O descompasso entre o Brasil e outros países, nesse cenário, tem sido denunciado por empresários nacionais. A participação brasileira no valor adicionado da indústria de transformação global passou de 1,35% em 2019 para 1,28% em 2021, segundo a ONU. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. B5): Programa Porto 360o debateu ontem o retroporto e seus desafios
Em entrevista ao programa, o diretor da Deicmar, Washington Flores, disse que a privatização do Porto de Santos tem que ter um motivo muito claro. Destacou que, se o setor chegar a uma concordância sobre o benefício da privatização para o País, para os municípios, para a comunidade e para o cidadão, deverá seguir em frente e o próximo governo, seja qual for, vai seguir nesse caminho. Flores também falou sobre os desafios do retroporto nesse novo cenário. Entrevista completa em: https://www.youtube.com/watch?v=Tla6L1YH7-g. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. B5): Congresso Latino-Americano movimenta economia regional
O Congresso Latino-Americano de Portos, promovido pela AAPA, será realizado entre 28 e 30 de novembro, em Santos. Mais de 50 palestrantes e 600 participantes vão discutir tecnologia, infraestrutura, consultoria, inovação e engenharia. Programação e inscrições em: www.aapalatino.com. Íntegra para os associados.
Portal Radar: Expolog 2022 espera movimentar cerca de R$ 500 milhões em negócios
A Expolog 2022 será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. A feira, que terá transmissão ao vivo de suas palestras e painéis, tem a expectativa de movimentar mais de R$500 milhões em negócios nos dois dias de evento. A programação conta com três eventos paralelos: 17º Seminário Internacional de Logística; 3º Seminário Logística no Agronegócio; e 5º Seminário Oportunidades para o Jovem na Logística. Além dos dois dias de programação, a feira promoverá no dia 25 de novembro visitas técnicas aos principais players de logística do Estado. Detalhes em: https://www.feiraexpolog.com.br/. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Digitalização de equipamentos portuários precisa vencer tradicionalismo, dizem especialistas
Empresas especializadas em soluções tecnológicas avaliam que processo de digitalização de equipamentos nos portos e terminais portuários do Brasil é mais cadenciado, pelo fato de ser um setor tradicional, e a adoção de novas tecnologias depende de uma mudança quase cultural, considerando que elas vêm sendo implantadas, normalmente, por meio de novos equipamentos que já contam com “tecnologias embutidas”. Um case de sucesso é o do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Em agosto ele se tornou o primeiro do país licenciado para utilizar uma rede wireless privada LTE para trazer mais segurança, menos riscos de danos e melhor atendimento às cargas. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Furtos e roubos de cargas de alto valor com destino aos portos acendem alerta
Prejuízos causados às transportadoras e pagos pelas seguradoras impactam valores dos seguros, que tendem a aumentar em razão da valorização de preços dos carregamentos por caminhões, principalmente de commodities agrícolas com destino no exterior. Uma pesquisa com o panorama nacional sobre roubos de cargas, no período de 2021, apontou um crescimento de 1,7%, passando de 14.150 em 2020, para 14.400 no ano passado. A maioria dos casos foi registrada na região Sudeste, com 82% das ocorrências, seguida pelo Sul (6,82%), Nordeste (5,44%), Centro-Oeste (3,66%) e Norte (1,42%). Conforme a instituição, o prejuízo beirou R$ 1,3 bilhão perdido, em cargas roubadas no país. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Com total de 32 contratos assinados, ferrovias autorizadas somam R$ 131,7 bi em investimentos
Em solenidade ontem em Brasília, o Minfra e a ANTT autorizaram o desenvolvimento de cinco novos projetos de linhas férreas das empresas Rumo, VLI e Petrocity. Esses projetos terão grande impacto social e econômico. Três deles intensificarão o transporte de cargas na região Centro-Oeste; os outros dois, o escoamento de nossa produção pelo futuro porto de Ilhéus (BA), pois são empreendimentos que se conectarão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Fiol’, afirmou o ministro Marcelo Sampaio. Com os novos contratos, subiu para 32 o número de ferrovias autorizadas pelo Governo Federal. Desde a criação do regime de autorizações ferroviárias, em setembro, o Minfra e a ANTT receberam 95 pedidos de entes privados interessados em atuar no setor pelo novo mecanismo. Íntegra para os associados.
BE News: Paranaguá: carga avaliada em R$ 1 milhão é furtada do TCP
Uma carga avaliada em mais de R$ 1 milhão foi furtada de dentro do TCP, em Paranaguá, na manhã do último dia 18. A mercadoria estava dentro de um contêiner que foi levado por um caminhão que acessou as dependências do terminal, com placas e documentação clonadas. O furto só foi descoberto após a chegada do verdadeiro motorista ao terminal. O sistema de monitoramento por câmeras do terminal capturou as imagens do rosto do falso condutor, a entrada e a saída do veículo clonado. A Polícia Federal foi acionada e conduz as investigações do caso. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Congresso vai debater sobre futuro do setor portuário e práticas ESG
O IX CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, marcado para 9 a 11 de novembro, em Florianópolis, vai reunir dirigentes de portos, terminais portuários, representantes de governo, profissionais que atuam no setor portuário, além de professores e estudantes, do Brasil e Exterior para debater agenda ESG, relação entre empresas e universidades, desempenho portuário e inovação. A diretora da Antaq Flávia Takafashi, que fará a palestra de abertura, adianta que “O modelo projetado para as novas concessões portuárias será um passo importante para fomentar a atratividade de investimentos para o país e para otimizar ainda mais o ativo portuário. Conceder ao privado autonomia para gerir com mais eficiência os portos públicos significa retirar as amarras e os entraves burocráticos que persistem na atual configuração do modelo de gestão do complexo portuário e que obstam o desenvolvimento do setor”. Programação e inscrições até 07/11 em: https://cidesport.com/. Íntegra para os associados.
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