Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line e Portal MPor: Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação
O ministro Silvio Costa Filho defendeu ontem o avanço na agenda de sustentabilidade nos setores de aviação civil e na navegação marítima e fluvial. Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios “cada vez maiores” e que respeita os requisitos da política de descarbonização na navegação marítima. No transporte fluvial, reforçou que o governo prepara a concessão de cinco hidrovias que devem aumentar a participação dessa modalidade na matriz de transporte e logística. Segundo ele, a cada 25 barcaças colocadas em operação, 500 caminhões deixam de transportar carga nas rodovias, o que representa redução de custos e emissão de gases de efeito estufa. Íntegra para associados: Valor On-line e Portal MPor.
Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo) e Portal BE News: Empresas de transportes formam coalizão para acelerar a redução de emissões de CO2 do setor
Entidades e empresas do setor de transporte lançaram ontem uma coalizão para fomentar soluções e acelerar a descarbonização do setor no Brasil. O movimento, liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pelo Grupo CCR e pelo Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável, do Insper, foi anunciado durante a quarta edição do evento “Brasil Rumo à COP30”. A ideia central é que, a partir de um amplo diálogo entre os diferentes segmentos do setor de transportes, a coalizão elabore uma proposta conjunta de recomendações que ajudem o País a avançar na redução da emissão de gases do efeito estufa em seis verticais: infraestrutura e interseccionalidades; mobilidade urbana; transporte rodoviário, transporte ferroviário; transporte aéreo e transporte aquaviário e cabotagem. Íntegra para associados: Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo) e Portal BE News.
Valor Econômico: Investimento privado em infraestrutura sobe 63%
Os investimentos privados em infraestrutura deverão somar R$ 372,3 bilhões nos próximos cinco anos, entre 2025 e 2029, segundo cálculo da Abdib. O valor é 63,4% maior do que a projeção realizada no ano passado, para o ciclo entre 2024 e 2028 – um reflexo do avanço das concessões no país. Os dados são do Livro Azul da Infraestrutura, publicação anual da entidade. A conta inclui os investimentos já contratados ou em vias de serem contratados, nos setores de transporte, saneamento e infraestrutura social. A publicação da Abdib será divulgada em evento virtual, na quinta (28) e na sexta-feira (29). Íntegra para associados.
O Globo On-line, Folha On-line e Valor Econômico: Governo inicia roadshow para leilão de aeroportos regionais; veja terminais que serão concedidos
O MPor apresentou ontem a primeira fase do “Programa AmpliAR”, voltado ao financiamento de ampliação e modernização das instalações de 102 aeroportos regionais. Nas contas do governo, esses aeroportos demandam investimentos de R$ 7,3 bilhões, em três anos. Entre ontem (26) e hoje (27), técnicos do ministério farão um “road show” para detalhar a etapa de contratação de R$ 3,4 bilhões em investimentos para os primeiros 51 aeroportos deficitários que serão levados a leilão a partir de 2025, distribuídos em 11 blocos em regiões da Amazônia Legal e interior do Nordeste. O cronograma do governo prevê levar os estudos à consulta pública no prazo de 30 a 40 dias. O primeiro edital deve ser lançado no início de fevereiro de 2025 e o leilão realizado até maio do mesmo ano. Íntegra para associados: O Globo On-line, Folha On-line e Valor Econômico.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-6): Análise concorrencial do STS10 será atualizada
O MPor ainda não sabe se haverá restrição para participação de armadoras no arrendamento do STS10, em Santos, que deve ir a leilão em 2025, com investimento previsto superior a R$ 3 bilhões. A secretária-executiva Mariana Pescatori disse ontem, no Summit Antaq, em Brasília, que o processo depende de análises concorrenciais a serem atualizadas pelo Cade e Antaq para evitar concentração de mercado. “O projeto é prioritário e estudos estão em revisão junto à Infra S.A. Essas avaliações já foram feitas no passado, mas precisam ser atualizadas antes de avançarmos”. A análise dos órgãos será quanto à verticalização das atividades. Outro tema central da fala de Mariana foi a expansão da carteira de arrendamentos portuários, que passou de 39 para, aproximadamente, 50 projetos até 2026, o que deve ser divulgado hoje pelo MPor. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Antaq analisa transferência do terminal de cruzeiros no Porto de Santos
A documentação de transferência do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini para o Valongo, na Margem Direita do Porto de Santos, já está sendo analisada pela Antaq. A autorização do Governo Federal depende da aprovação do novo contrato, que deve apresentar a previsão de novos investimentos em acordo com a proposta de reequilíbrio econômico-financeiro. O diretor-geral Eduardo Nery esclareceu sobre as exigências e etapas de tramitação do processo de transferência do terminal de cruzeiros durante o Summit Antaq 2024. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Hidrovia é a solução, diz ministro do TCU
O Brasil tem dimensões continentais e riqueza hídrica, o que faz as hidrovias se tornarem fundamentais para a transformação da matriz de transporte do País, com um modal mais sustentável, eficiente e econômico. Essa é a opinião do ministro do TCU Vital do Rêgo Filho, que palestrou ontem no Summit Antaq. “O Brasil depende excessivamente do transporte rodoviário, que é caro, poluente e ineficiente. Enquanto isso, temos 42 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, mas apenas 20 mil são utilizados. Isso precisa mudar”. Segundo ele, hidrovias são “20 vezes mais eficientes em combustíveis e cinco vezes menos poluentes que outros modais, além de mais seguras e econômicas”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-6): Descarbonização deve ser meta para os portos
O País tem potencial para gerar diversos tipos de energia renováveis, mas alavancar a agenda de descarbonização nos setores portuário e industrial depende de investimentos e imposições do poder público. A afirmação é da diretora de Políticas do Conselho Global de Energia Eólica (Gwec), Roberta Cox, que participou do painel “ESG: o setor portuário e a cadeia do hidrogênio verde”, durante o Summit Antaq. Para o secretário nacional de Hidrovias, Dino Batista, a navegação deve ser pensada como um elemento a ser descarbonizado. O diretor da Antaq Wilson Lima Filho destaca que, no futuro, navios evitarão determinados portos que não são “verdes”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Infraestrutura está atrasada no Brasil
A falta de ferrovias e rodovias para escoamento das cargas em direção aos portos, especialmente ao de Santos, é uma situação crítica no Brasil, avaliariam especialista que participaram do painel sobre o planejamento e o desenvolvimento para os portos brasileiros no Summit Antaq. A diretora da Antaq, Flávia Takafashi, afirma que os recursos do poder público são escassos. “Temos que coordenar e há falta de coordenação no setor privado. Até para saber o que pedir, para que a gente direcione os nossos encaminhamentos, para que a gente foque o planejamento”. Diretor da Antaq, Alber Vasconcelos acredita que a atração de investimentos deve ser prioridade em 2025. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Portolog reúne autoridades e empresários para discutir ‘volta’ do Porto a São Vicente
Realizado ontem no Sest/Senat, em São Vicente, o Portolog reuniu pela primeira vez autoridades municipais da Região Metropolitana da Baixada Santista, e representantes da RFB e da APS para discutir a expansão do Porto de Santos. A ideia do prefeito Kayo Amado era apresentar São Vicente como uma alternativa viável à expansão das atividades retroportuárias. A discussão acontece às vésperas da inclusão de áreas do Município na chamada Poligonal do Porto de Santos, que amplia a área para atividades ligadas à exportação e importação. CEO da Transbrasa, Bayard Freitas Umbuzeiro Neto ressaltou a proximidade da Área Continental com o ‘pé’ da Serra do Mar e a facilidade de acesso ao Porto de Santos: “Vemos aquela região com bons olhos”. Íntegra para associados.
A Gazeta (ES): Área reservada para portos de Aracruz terá quase a metade do tamanho de Vitória
A zona primária dedicada para portos, retroárea e demais atividades relacionadas, em Aracruz, Norte do Espírito Santo, terá 30 milhões de m², tendo como epicentro os terminais portuários de Barra do Riacho. Quase a metade de todo o território de Vitória, 93 milhões de m². Esta reserva de espaço é um dos objetivos principais do Parklog/ES, planejamento estratégico lançado ontem pelo governo do Estado – junto com prefeituras, entidades e empresas – com intenção de organizar e potencializar o desenvolvimento de uma plataforma logística relevante na região. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Prêmio ANTAQ 2024 condecora 45 empresas e trabalhos voltados ao setor aquaviário
A ANTAQ realizou ontem a 7ª edição do Prêmio ANTAQ, que visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações do segmento pelos representantes da área. Ao todo 45 empresas, entidades e pessoas ligadas ao setor aquaviário foram premiadas. Neste ano, a premiação contou com categoria inédita, a de Gênero e Diversidade. O Prêmio ANTAQ é um reconhecimento àqueles que contribuem para a melhoria da prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência, além de incentivar a pesquisa e a produção técnico-científica. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8).
Agência Porto e Agência iNFRA: Primeira concessão de um canal de acesso portuário do país será realizado no 1º semestre de 2025
Com objetivo de promover maior eficiência logística ao país e ampliar a movimentação de cargas pelo modal aquaviário, o MPor encaminhou na segunda-feira (25) o edital do projeto de concessão do canal de acesso portuário do Porto de Paranaguá ao TCU. Primeiro modelo criado nesse ramo de transporte, a concessão do canal deve resultar em uma maior atração de investimentos para o estado, o que contribuirá para o desenvolvimento da região e para a geração de empregos, além da melhoria da infraestrutura, uma vez que o canal terá ampliada sua capacidade. A proposta do Governo Federal é que o canal de acesso do porto de Paranaguá seja concedido ainda no primeiro semestre de 2025. De acordo com o projeto proposto, a concessionária ficará responsável pela gestão do ativo por 25 anos, com possiblidade de prorrogação por até 70 anos. A expectativa é que sejam injetados mais de R$ 1 bilhão de investimentos em melhorias. Íntegra para associados: Agência Porto e Agência iNFRA.
Portos e Navios: Contêineres vão pressionar crescimento da movimentação de 2024, diz Costa Filho
O ministro Silvio Costa Filho afirmou, na última sexta-feira (22), durante evento de lançamento da pedra fundamental do futuro terminal de contêineres no Porto de Suape, que o governo está trabalhando para desburocratizar e criar um melhor ambiente econômico para atração de investimentos no setor portuário. Ele estima que a movimentação nos portos deva crescer mais de 6% esse ano, com novo recorde na balança comercial. Esse aumento, no entanto, vem pressionando, principalmente no segmento de contêineres, que deverá crescer em torno de 20% em 2024. Íntegra para associados.
Portal MPor: Ministério de Portos e Aeroportos apresenta carteira de leilões de arrendamento e concessões portuárias e cartilha de financiamento
Hoje (27), às 14 horas, no edifício da Antaq, em Brasília, o ministro Silvio Costa Filho, acompanhado de sua equipe de secretários e técnicos, apresentará a carteira de leilões de arrendamento e concessões portuárias, bem como a cartilha de financiamento para os próximos anos. No setor portuário, a previsão é de investimentos superiores a R$ 20 bilhões entre 2024 e 2026, contemplando arrendamentos e concessões. Íntegra para associados.
BE News (p. 8): Evento discute inovações no Porto de Santos e premia ações de terminais
Soluções inovadoras, inteligência artificial e as melhores tecnologias a serem usadas no setor portuário foram discutidos durante o GBM Day 2024, ontem, em Santos. O evento reuniu especialistas da área de inovação nos processos de logística e infraestrutura. Ao final da programação, realizada no Hotel Sheraton, ocorreu uma cerimônia de premiação na qual foram destacados os principais terminais do Porto de Santos no segmento de eficiência e inovação. Íntegra para associados.
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