Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Com falta de contêiner, café ‘ressurge’ como carga geral
O Eagle, embarcação de carga geral, faz parte de uma experiência cuja ideia começa a ganhar força no setor, já que poderá permitir a produtores, torrefadores e comercializadores driblarem a falta de contêineres pelo mundo. Outros navios de carga geral também têm partido do porto de Santos, onde a Cooxupé, a maior cooperativa de café arábica do mundo, embarcou 108 mil sacas para a Europa em um navio fretado por um cliente no início de dezembro. Em janeiro, a cooperativa enviará mais dois carregamentos de sacas de café sem contêineres. Íntegra para associados.
Editorial do Estadão: A desejável infraestrutura
O PNL 2035 promete um transporte mais eficiente, seguro e sustentável, com menor custo para a movimentação de cargas e passageiros e substancial redução da emissão de gases nocivos ao planeta. Se algum segmento consegue apresentar resultados nos três anos de governo Bolsonaro é o de infraestrutura. Mesmo assim, o plano parece ambicioso demais. No cenário mais otimista, exigirá investimentos – que deverão vir da iniciativa privada – de R$ 789 bilhões (no menos otimista, R$ 375,6 bilhões). Uma das bases do PNL 2035 é a intermodalidade e a meta, a partir do novo marco legal das ferrovias, é de crescimento de 20% para 30% da participação desse modal na matriz de transportes. Íntegra para associados.
Estadão: ‘Supernavio’ pode ser a saída para a soja
Estudo da EsalqLog/USP aponta que uma alternativa para reduzir emissões no transporte marítimo e atender as demandas do complexo soja é substituir os navios usados atualmente, com capacidade de até 85 mil toneladas, por supernavios do tipo Capesize, com capacidade para 200 mil ou 220 mil toneladas. Isso reduziria as emissões de CO2 em 31% e o custo logístico em 12,5% na comparação com os Panamax. Mas para receber o navio Capesize, os portos precisam ter profundidade acima de 14 metros. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Clima ajuda, e preço do frete caminha para normalização
O estudo da EsalqLog também mostra que, com o escoamento da safra mais bem-distribuído ao longo dos meses, o custo do frete não voltará a atingir os picos de março deste ano. “No ano passado, com o atraso no plantio de soja, houve uma forte concentração de colheita em março e, com isso, os grãos disputaram mercado com o açúcar. Em 2022, o pico deverá ser em fevereiro”. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel SA): Americanas expande operação em portos
Em trajetória de expansão na importação de produtos de marcas próprias, a Americanas vai abrir operação em dois novos portos brasileiros no início de 2022. Hoje a empresa recebe mercadorias nos portos de Itajaí e Navegantes e Suape. Para o Natal ampliou em 140% o portfólio de itens trazidos da China. O planejamento começou em fevereiro, porque a importação dos produtos vindos daquele país demora até dez meses entre etapas como análise dos produtos, inspeção de qualidade e envio para o Brasil. A viagem dura em média 45 dias. Íntegra para associados.
Folha On-line e Valor On-line: Bolsonaro sanciona lei que abre caminho para construção de ferrovias privadas
O presidente Bolsonaro sancionou na quinta-feira (23), com vetos, o Novo Marco Legal do Transporte Ferroviário, que permite à iniciativa privada explorar e construir ferrovias por meio de outorga de autorização. Entre os trechos suprimidos está o que estabelecia preferência para as atuais concessionárias na obtenção de autorizações em sua área de influência. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Auditores do Porto de Santos cobram reajustes salariais
Os auditores fiscais da Receita Federal estão em processo de entrega de cargos e planejam uma operação padrão. De acordo com o Sindifisco, 90% dos delegados entregaram seus cargos em todo o País. A liberação de mercadorias em portos, incluindo o de Santos, ficará prejudicada. As exceções serão para medicamentos e insumos médicos e hospitalares, cargas vivas, perecíveis e tráfego de viajantes em trânsito internacional. Hoje os auditores federais ligados ao MAPA também deverão decidir se entrarão ou não em greve, em protesto por não terem sido contemplados no pacote de reajustes proposto pelo governo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Porto aposta em operações de cruzeiros na região do Valongo
O Governo Federal planeja a transferência das operações de cruzeiros de Outeirinhos para o Valongo. Mas isso demandará investimentos na região entre os armazéns 1 ao 8, do Valongo, que estão deteriorados há muitos anos, e ainda abrirá a possibilidade de equilíbrio de contrato do terminal administrado pelo Concais, em vigora até 2038, quando a área deverá ser destinada para operações de granéis minerais. Íntegra para associados.
G1 Santos: Receita Federal localiza 35,5 kg de cocaína em carga de gesso no Porto de Santos
Segundo a Receita, a cocaína estava escondida em meio a uma carga de 47,6 toneladas de gesso, acondicionadas em sacos, com destino à Austrália. A droga foi encontrada durante análise das operações de exportação, utilizando imagens de escâneres e cães de faro. Entre 2016 e 2021, a Receita Federal evitou que mais de 107 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Porto do Itaqui reduz tarifa para navios com bom desempenho ambiental
Os navios que atracarem no Porto do Itaqui terão desconto nas tarifas portuárias se comprovarem sobretudo redução na emissão de gases de efeito estufa. A medida integra as ações de sustentabilidade da EMAP e faz parte do novo tarifário que entra em vigor nesta semana. As embarcações que tiverem acima de 40 pontos na tabela do ESI (Índice Ambiental de Navios) terão direito a um desconto de 5% nas taxas de acesso aquaviário. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021