Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo), A Tribuna de Santos (impresso, p. 11) e Portal BE News: ‘Em 4 anos de governo Lula devemos realizar 60 leilões, totalizando R$ 20 bi’, diz Costa Filho
No evento de lançamento da Política de Sustentabilidade do MPor, ontem, na Arena B3, em São Paulo, o ministro Silvio Costa Filho destacou que “Não se pode falar em estruturação do setor sem falar em agenda ambiental”. A política visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, implementar programas sociais e ambientais e alinhar o país às metas globais da Agenda 2030, fortalecendo a competitividade internacional e atraindo investimentos para os setores portuário, aeroportuário e hidroviário. Uma pesquisa sobre práticas de ESG realizada pelo ministério com 115 empresas do setor aponta que 70% delas já têm uma política interna de sustentabilidade. O ministro também afirmou que, de 2015 a 2022, foram realizados 42 leilões no Brasil, com cerca de R$ 6 bilhões em investimentos. Em 2024 o setor portuário teve crescimento de mais de 5%. Em portos públicos, o crescimento foi de mais de 7%. E o ano passado foi o melhor da história em termos de movimentação de contêineres, com 18% de crescimento, afirmou. Íntegra para associados: Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo), A Tribuna de Santos (impresso, p. 11) e Portal BE News.
Folha: Governo traça plano para evitar problemas no escoamento da safra e tentar conter alta dos alimentos
O governo de Lula planeja uma força-tarefa para se antecipar a problemas nas rodovias, ferrovias e portos que possam prejudicar a logística de escoamento da safra agrícola neste início do ano, o que poderia gerar mais aumento dos preços dos alimentos. O secretário-executivo do MT, George Santoro, disse que a estratégia de escoamento da safra está sendo traçada em conjunto com os ministérios da Agricultura e Portos e Aeroportos, além de Dnit, PRF, ANTT e Antaq. Nos portos, a força-tarefa faz um trabalho de controle do fluxo de desembarque da mercadoria por meio de agendamento para evitar que todos os caminhões cheguem ao mesmo tempo nos terminais. O controle começa nas rodovias até chegar ao porto. Íntegra para associados.
Portal Exame e Folha: Governo federal programa 15 leilões de rodovias que podem render R$ 162 bilhões
O MT programou uma agenda com 15 concessões de rodovias federais para este ano – trechos novos e estradas já concedidas que tiveram seus contratos repactuados – quando concessionárias que já atuam nas rodovias podem organizar um novo processo competitivo mais simplificado para ver a existência de possíveis interessados nas estradas. As 15 concessões somam ao todo 8.449 km de estradas federais que serão oferecidas a operadores privados. O anúncio com os trechos que entrarão no pacote deve ser detalhado hoje pelo ministro Renan Filho. Íntegra para associados: Portal Exame e Folha.
Portal Veja: Alteração no traçado da Ferrovia Oeste-Leste gera disputa entre estados
O Plano Nacional de Ferrovias, que começou a ser divulgado este mês pelo ministro Renan Filho, está provocando uma disputa entre os estados de Tocantins e Goiás devido à possível mudança no traçado original da FIOL, de Figueirópolis no Tocantins para Mara Rosa em Goiás como ponto de interligação com a Norte-Sul. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se mostrou preocupado com a possível mudança, o que o levou a solicitar uma audiência com o ministro e a bancada federal do estado. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Vocação, desafio e estímulo
No Dia do Trabalhador Portuário comemorado hoje, o jornal traz as histórias de quatro desses profissionais. Íntegra para associados.
G1 (MS): Leilão: Porto de Murtinho é arrematado por R$30 milhões por empresa com sede em MS
O Terminal Portuário de Porto Murtinho foi arrematado ontem, em leilão on-line, por R$ 30,5 milhões. A empresa vencedora, “PORTO.CO”, tem sede em Mato Grosso do Sul e será divulgada ainda esta semana, após finalização dos trâmites legais do certame. O valor do arremate é 83% superior ao montante inicial de R$16,6 milhões, fixado pela Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul. Íntegra para associados.
A Gazeta (ES): Portocel quer 100% de seus caminhões automatizados até o final de 2025
Ontem começou a operar o primeiro caminhão autônomo dentro de um porto da América Latina. A estreia se deu em Portocel, terminal da Suzano e da Cenibra, em Aracruz. O segundo está em fase de testes e o objetivo do porto é que as 23 carretas que nele operam estejam funcionando dessa maneira até o final de 2025. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste e Portal BE News: Sem valores sobre a obra, Transnordestina assina ordem de serviço para trecho no Pecém
A ordem de serviço do lote 11 da Ferrovia Transnordestina, que corresponde à extensão de 26 km do Porto do Pecém a Caucaia, foi assinada ontem. A previsão é de mobilização para início do trabalho em 30 dias. Com uma extensão de pouco mais de 1.200 km, a Transnordestina atravessa 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e de Pernambuco, conectando a cidade de Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém. Íntegra para associados: Diário do Nordeste e Portal BE News.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4) e Agência Porto: Pacto pela Sustentabilidade oferece vantagens para empresas
As empresas dos setores aeroportuário, portuário e hidroviário poderão aderir à nova política de sustentabilidade do MPor por meio do Pacto pela Sustentabilidade. A iniciativa, lançada ontem em evento na Arena B3, em São Paulo, busca engajar o setor privado na adoção de práticas sustentáveis, oferecendo reconhecimento por meio de selos (ouro, prata ou bronze) e uma série de benefícios competitivos, como acesso a financiamentos e priorização em processos administrativos. O reconhecimento obtido por meio dos selos pode ser amplamente utilizado pelas empresas em produtos, serviços, documentos, mídias eletrônicas e na imagem institucional. A adesão ao pacto é feita online, por meio de um formulário disponível no site do Ministério, com todas as orientações necessárias. Íntegra para associados: BE News (p. 4) e Agência Porto.
BE News (p. 4): Ministro se reúne com governador de SP para alinhar licitação do túnel Santos-Guarujá
Ontem, em São Paulo, o ministro Silvio Costa Filho reuniu-se com o governador Tarcísio de Freitas para tratar sobretudo do túnel imerso ligando Santos a Guarujá e do STS 10. Costa Filho disse que “o caminho natural’ é que a licitação do terminal seja feita pelo MPor ao lado da Antaq e que espera que o TCU possa autorizar o processo licitatório do túnel nos próximos 180 dias. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de São Francisco economiza R$ 30 milhões com racionalização de compras em 2024
O Porto de São Francisco do Sul obteve uma economia de R$ 30 milhões em 2024, como resultado de medidas voltadas à racionalização das compras e à maior eficiência nos processos licitatórios. A principal ação foi a reorganização das compras, muitas vezes agrupadas em lotes, o que aumentou o interesse dos fornecedores. A mudança gerou uma redução de aproximadamente 30% entre o valor de referência das licitações e o valor final das propostas vencedoras. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Antuérpia-Bruges cresce em 2024, mas enfrenta desafios econômicos
O Porto de Antuérpia-Bruges encerrou 2024 com alta de 2,3% no volume movimentado, totalizando 278 milhões de toneladas. O principal impulso veio da movimentação de contêineres, que subiu 8,9% em tonelagem e 8,1% em TEUs. Contêineres refrigerados também se destacaram, com alta de 9,2%, enquanto a participação no mercado do eixo Hamburgo-Le Havre subiu para 30,6%. Apesar dos números positivos, outros segmentos sentiram o impacto das dificuldades econômicas. O setor químico teve o pior desempenho desde 2009, ao passo que construção e automotivo enfrentaram pressão dos altos custos de energia e matérias-primas. Íntegra para associados.
Tecnologística (com informações de The World Logistics): Tensões entre Estados Unidos e China em 2025 reconfiguram cadeias de suprimentos globais
As cadeias de suprimentos globais passam por uma transformação significativa devido às tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Em 2025, esses dois países continuam a disputar posições estratégicas, impactando diretamente as operações de empresas em vários setores. Medidas como a aplicação de tarifas sobre aço e produtos tecnológicos, além de sanções a empresas chinesas, têm levado empresas a reconsiderarem suas dependências de fornecedores na China. Como consequência, países como México, Brasil e outras nações latino-americanas vêm sendo apontados como alternativas viáveis para produção e logística, oferecendo soluções mais próximas e com custos competitivos. Íntegra para associados.
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