Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

28/03/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Privatização da Codesa no ES recebe duas propostas para leilão que acontece no dia 30

O leilão que será realizado na próxima quarta-feira. O governo já esperava receber propostas de dois competidores, que precisaram entregar a documentação na sexta-feira, 25. O Porto de Vitória tem um portfólio de cargas consolidado e uma posição favorável de acessos rodoviário e ferroviário. Segundo o BNDES, tem potencial para dobrar a movimentação de cargas, para 14 milhões de toneladas por ano. Já o Porto Barra do Riacho é especializado no embarque de celulose, e conta com uma movimentação atual de 8 milhões de toneladas por ano. Dos 860 mil m2 de área, 522 mil m2 são greenfield – ainda a serem utilizados. Para assumir a operação, a vencedora no leilão deverá adquirir as ações da Codesa por R$ 325,8 milhões, além de assumir os compromissos e o endividamento existente na companhia. Somado a esse valor, o certame será definido pelo oferecimento de maior ágio à outorga mínima. A nova administradora também deverá pagar à União contribuições fixas anuais de R$ 24,75 milhões, e contribuições variáveis anuais equivalentes a 7,5% da sua receita. Os custos também envolvem uma taxa anual de fiscalização à Antaq de R$ 3,188 milhões. Íntegra para associados.

Isto É Dinheiro On-line: Gargalo global: o cenário do transporte marítimo no mundo

Diante da expectativa de que os transtornos causados pelo aumento exponencial da demanda global de produtos devem se prolongar no transporte marítimo global ao menos até 2023, as principais transportadoras encomendaram navios e contêineres, além de armazéns, para tentar garantir que as mercadorias cheguem aos seus destinos, se possível, sem atraso. Até a semana passada, a espera para esvaziar um navio em Los Angeles levava em média 23 dias.

No Brasil a situação é mais tranquila, mas sujeita a turbulências, à medida que os navios provenientes do exterior enfrentam engarrafamentos. O transporte de ponta a ponta não envolve apenas navios e portos. Quase 75% do transporte pelo País ainda é realizado por caminhões, o que leva mais tempo, além de encarecer o frete diante dos aumentos constantes dos preços dos combustíveis – o diesel subiu 35% apenas em 2022. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Guerra puxa commodities e balança pode ter recorde

Os efeitos da invasão na Ucrânia pela Rússia nos preços de commodities provocaram uma onda de revisões para cima nas projeções de bancos e consultorias para o superávit comercial deste ano. As projeções que chegam a ultrapassar os US$ 80 bilhões. Desaceleração da economia global, maior valorização do real frente ao dólar e queda dos termos de troca diferenciam o cenário deste ano em relação ao de 2021. O comércio brasileiro deve sofrer impactos do conflito Rússia-Ucrânia, mas a exposição direta a esses países é baixa. A maior exposição se dá em fertilizantes, mas o risco seria para a próxima safra, uma vez que a atual já foi plantada. Já na importação, os preços mais acelerados também nos bens que não são commodities demandam maior atenção. Íntegra para associados.

Folha On-line: Tarcísio diz que iniciativa privada compensa falta de verba federal em SP

“O estado de São Paulo tem uma infraestrutura consolidada. Eminentemente estadual. E que está muito na mão da iniciativa privada”, disse o ministro Tarcísio, em evento na sexta-feira (25), na zona sul da capital paulista. Levantamento da Folha, porém, mostrou que os investimentos da pasta caíram e que, em São Paulo, há entregas tímidas na comparação com outras unidades da federação. “Quantas rodovias federais você tem aqui [no estado]? Um pedacinho de [BR]101, a 153, um pedacinho da 452. Então você não tem muita coisa para fazer com orçamento público”. Até o momento, o MINFRA entregou 263 obras no país. Com 14 obras identificadas pela reportagem, São Paulo teve menos entregas que ao menos outros cinco estados —Mato Grosso do Sul liderou com 24 delas, seguido por Santa Catarina (21), Minas Gerais (17), Bahia (15) e Goiás (15). Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário do Nordeste: Em 20 anos, Porto do Pecém se consolida como ‘maior âncora de desenvolvimento no Estado’

O Porto do Pecém completa hoje 20 anos, consolidado como o segundo principal terminal do Nordeste na movimentação de cargas. No ano passado, registrou o melhor resultado de sua história – 22,4 milhões de toneladas movimentadas – e ultrapassou o Porto de Suape. Foi superado apenas pelo Porto de Itaqui. O porto planeja se firmar como polo de desenvolvimento e transformação econômica do Estado, começando pelo estabelecimento de um mercado de hidrogênio verde – com 16 protocolos de investimento já assinados -, indo até, possivelmente, um polo metalmecânico para construção de veículos elétricos, além de geração e produção de equipamentos para o setor de energias renováveis. Íntegra para associados.

Diário Popular: Porto do Rio Grande registra o melhor primeiro bimestre de sua história

O Porto do Rio Grande movimentou em janeiro e fevereiro 6.233.998 toneladas de cargas. Segundo a Portos RS, os destaques ficaram com a soja e o trigo que aumentaram, respectivamente, 395% e 139% em relação ao mesmo período do ano passado. Na sequência o cloreto de potássio variou positivamente em 134% e o arroz, que praticamente dobrou a sua movimentação, com variação de 99%. Os destinos das cargas exportadas foram a China (19.08%), a Arábia Saudita (8.53%), a Indonésia (6.68%), Marrocos (5.72%), o Vietnã (4.89%) e Portugal (4.35%). Já as importações ocorrem da Argentina (9.60%), Lituânia (8.94%), Estados Unidos (8.53%), Alemanha (7.73%), Rússia (6.90%) e China (6.75%). Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line: Operação padrão no Porto de Santos afeta exportadores de grãos

A mobilização dos auditores RFB vem refletindo no caixa das empresas que exportam soja, farelo de soja e milho via Porto de Santos. Segundo a Anec, a operação padrão não atrasa as operações em si, mas atinge diretamente a emissão de certificados fitossanitários – documento essencial para que o exportador receba o pagamento e a carga seja liberada ao chegar no local de destino. O tempo médio para emissão do documento dobrou. “Estava demorando, em média, 48 horas. Hoje está entre quatro e cinco dias, com perspectiva de chegar a 10 dias em curtíssimo prazo”. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line: Presidente da AMA diz que Porto de Santos precisa de novo acesso para a Margem Direita

Em entrevista ao jornal, o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), João Maria Menano, destaca a necessidade de se viabilizar um novo acesso rodoviário à Margem Direita do Porto de SAntos. “O movimento no Porto tem aumentado continuamente, ano a ano, e não tem sido diferente na Alemoa. Estamos em uma área retroportuária, mas que também lida com atividades portuárias”. Diz também que, como as demais entidades do setor privado, entende que a proposta de desestatização do Porto de Santos precisa ser mais discutida. “A gente tem o receio de ainda não ter acontecido a desestatização nos portos do Espírito Santo e Santos já estar tão ‘na boca’ para sair do papel”. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. A-3): Atividade retroportuária passará por mudanças

A possível mudança na Lei de Uso e Ocupação de Solo (Luos) prevê separação da zona industrial e retroportuária em duas. A primeira, quando for mais próxima de núcleos residenciais, terá mais restrição a atividades impactantes, permitindo apenas as de logística e apoio. Porém, ficariam liberadas novas vias para operações de mais impacto, como as de líquidos inflamáveis e produtos perigosos. Segundo a prefeitura de Santos, “Temos grandes modificações de ajustes na zona portuária, com avanços que vão melhorar a relação Porto-Cidade”. Íntegra para associados.

Santa Portal: Empresa que irá operar celulose no Porto vai equipar Parque Tecnológico

A Bracell Celulose no Porto de Santos assinou, na sexta-feira (25), um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadores e/ou Compensatórias com a Prefeitura de Santos. Vai investir R$ 3,9 milhões em melhorias no Parque Tecnológico da cidade, em contrapartida pela ampliação das operações portuárias. O terminal em construção no cais público do Macuco tem previsão para entrega em junho de 2023. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Disparada de preços de insumos leva a nova rodada de pedidos de reequilíbrio no setor de transportes

Empresas do setor de infraestrutura na área de transportes prometem iniciar nova rodada de pedidos de reequilíbrio de seus contratos. O descolamento entre os preços de insumos essenciais e os índices inflacionários que corrigem os contratos, especialmente o IPCA, foi demonstrado em estudo da consultoria Tendências, feito a pedido da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias). Ele ameaça os contratos que já foram firmados, especialmente os que estão em fase de obras no momento ou próximas, e também as concorrências planejadas na carteira de projetos de todos os entes governamentais. Em outra matéria da Agência iNFRA, o presidente da ANTF, Fernando Paes, diz que a ampliação de prazos de obras dada pelo Congresso pelo período de pandemia não será suficiente para o equilíbrio desses contratos e será necessário atuar com urgência devido à outra crise que já começou. Íntegra para associados: Agência iNFRA 1 e Agência iNFRA 2.

Portos e Navios: Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra movimentação de 1,29 milhão de toneladas em fevereiro

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou em fevereiro movimentação de 1,29 milhão de toneladas de cargas. As principais exportações foram madeiras e derivados (41,23%), frango congelado (21,24%), carnes (bovina e suína 10,58%), mecânicos e eletrônicos (6,94%), alimentos em geral (4,33%). As importações mais significativas foram os produtos químicos (32,53%), mecânicos e eletrônicos (27,86%), têxteis diversos (12,86%), alimentos em geral (11,4%), plásticos e borrachas (6,70%). Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Concessões à iniciativa privada injetam aproximadamente R$ 306 milhões no porto do Itaqui

As obras do Berço 99, construído pela Suzano, a expansão do Terminal 1, da Granel Química, e a implantação do Dique 4, pela Ultracargo, inauguradas na quinta-feira (24), vão aumentar a capacidade de escoamento da produção pelo Porto do Itaqui e reforçar a segurança das operações no local. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Suape celebra crescimento da receita e consolidação da governança

O Complexo Industrial Portuário de Suape fechou 2021 com crescimento de 11,52% em sua receita líquida, fruto da diversificação de cargas e da atração de investimentos. Para os próximos cinco anos, estão previstos investimentos de cerca de R$ 35 bilhões em projetos a exemplo da dragagem do porto, que permitirá a instalação do terminal de minérios, da Transertaneja e da consolidação do segundo trem de refino da Refinaria Abreu e Lima. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: XXVIII Cooperaportos vai tratar dos novos desafios do setor e da questão ambiental

A ANTAQ e a Emap-Porto do Itaqui realizarão, nos dias 28 e 29 de março, o XXVIII CooperaPortos para tratar de temas como a adaptação dos setores portuário e marítimo a mudanças climáticas, bem como as novas legislações ambientais, entre elas, o decreto de promulgação da convenção internacional de controle e gerenciamento de água lastro e o decreto que instituiu o novo Plano Nacional de Contingência para acidentes com óleo em águas brasileiras. Inscrições pelo link: https://bit.ly/3qwfkHE. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco