Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

28/09/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Com cenário conturbado no Brasil, exportadores deixam US$ 46 bilhões no exterior

As exportações somam US$ 260,6 bilhões no acumulado em 12 meses até agosto na balança comercial, maior valor na série histórica iniciada em 1995. Já o fluxo cambial em operações de exportação soma US$ 214,4 bilhões, no mesmo período. A diferença, de US$ 46,2 bilhões a mais para o valor registrado na balança, está no maior nível desde 1995, em recordes que vêm sendo renovados desde abril, mostra uma compilação dos dados do Ministério da Economia e do Banco Central feita pelo Ibre/FGV. Íntegra para associados.

Valor On-line: Movimentação de contêineres no Porto de Santos cresceu 26% em agosto

A movimentação de contêineres no Porto de Santos no mês passado somou 408 mil TEU, volume 26,2% maior que o de agosto de 2020. Em 2021, soma 3,2 milhões de TEU, ou 20% a mais que no mesmo período do ano passado. O movimento geral de cargas chegou a 101,0 milhões de toneladas no acumulado deste ano, aumento de 3,1% em relação ao volume do mesmo período de 2020. As descargas somaram 28,7 milhões de toneladas, crescimento de 12,5% em comparação com o intervalo de janeiro a agosto de 2020, enquanto os embarques tiveram queda, de 0,2%, a 72,3 milhões de toneladas. Os desembarques cresceram 25%, em decorrência, principalmente, das importações de contêineres e adubos, que aumentaram 41,6% e 39,3%, respectivamente. Os embarques diminuíram 23,2%, por conta das quedas no açúcar (-35,3%) e milho (-46,5%). Íntegra para associados.

Valor On-line: Rodrimar tem plano de recuperação anulado no TJ-SP

Os desembargadores da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial permitiram que um novo plano de pagamento seja apresentado pelo grupo Rodrimar aos credores. Para isso, três empresas do grupo que não estão em recuperação terão de ser incluídas no processo: Master Operador Portuário, GRCMAC Locações de Equipamentos e LAC WordWide do Brasil Transportes Internacionais. A justificativa, para determinar a inclusão, é de que os sócios e a relação de controle de todas empresas são os mesmos, há confusão patrimonial e houve migração das atividades das companhias que estão em recuperação para as terceiras. O Grupo Rodrimar afirma que irá recorrer dessa decisão. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Eneva inicia operações no Norte e estuda terminal portuário no Sudeste

Enquanto coloca em operação seu primeiro projeto no Norte, a Eneva anunciou a assinatura ontem de um acordo com o Grupo Vale Azul Participações (GVA) para a formação da joint venture para desenvolver e operar o Terminal Portuário de Macaé (Tepor), no Rio de Janeiro. O projeto integrado de gás natural inclui um terminal de granel líquido e um terminal de apoio marítimo, além de um terminal de GNL com capacidade de 21 milhões de m3 por dia e um terminal para manuseio de operações de petróleo bruto. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário do Nordeste: Pecém recebe embarcação com as maiores pás eólicas já movimentadas no porto

Pecém recebeu no sábado (25) as maiores pás já movimentadas no complexo portuário e uma das maiores do Brasil. O navio Annie, com bandeira de Antígua e Barbuda, chegou da Índia carregado com nove pás eólicas de 83,88 m. Outras 12 pás de igual tamanho deverão desembarcar em breve para serem instaladas em parque eólico na Bahia. Mais de 1.000 pás eólicas já foram movimentadas no Porto do Pecém apenas em 2021. A maior parte das pás movimentadas são destinadas à exportação para portos nos Estados Unidos, Alemanha e Chile. Na importação, chegam, principalmente, de portos da China. Íntegra para associados.

G1 (CE): PF investiga desaparecimento de 12 contêineres com mercadorias no Porto do Mucuripe, em Fortaleza

Os materiais eram alugados pela Hand Line Transportes Internacionais, de São Paulo, e funcionavam para guarda de produtos que chegavam à alfândega do local. O caso foi descoberto na quarta-feira (22). As mercadorias dispostas nos contêineres eram fruto de contrabando. Os produtos seriam doados à Prefeitura de Fortaleza, mas, quando seriam retirados, nem os contêineres foram localizados. De acordo com a Hand Line, a estimativa é que o prejuízo chegue a R$ 216 mil. Íntegra para associados.

G1 Santos: Receita lavra auto de infração de mais de R$ 2 bi por fraude na importação de combustíveis

Conforme a Receita Federal, a trading sediada em São Paulo teria utilizado uma pequena distribuidora de combustíveis para importar, por meio do Porto de Santos, derivados de petróleo sem o devido pagamento de tributos. Segundo a Receita, a distribuidora nunca havia atuado no comércio exterior e só trabalhava com etanol. Após obter a liminar, foram realizadas mais de 200 importações, com valor total declarado de R$ 1,24 bilhão. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Concessão de ferrovia no Porto de Santos sai até agosto de 2022

O cronograma apresentado ontem pelo diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da SNPTA, Fábio Lavor Teixeira, estima que os documentos do processo de concessão da Fips sejam enviados ao TCU na segunda quinzena de dezembro e o chamamento público seja realizado em abril de 2022. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): APS defende plano de novo terminal

A estatal alega que a implantação do lote STS53 para operar fertilizantes em Outeirinhos e a transferência do terminal de passageiros estão previstos no PDZ do Porto de Santos. A licitação da área pelo governo federal preocupa especialistas e os responsáveis pelas operações de navios de passageiros, por conta dos seus impactos e riscos, além de uma eventual inviabilização da atracação de embarcações de cruzeiros. A SPA destaca que a consulta pública ao edital do STS53 está aberta até sexta-feira pela Antaq. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Fórum Brasil Export: Brasil Export 2021 tem início nesta terça com transmissão online e gratuita

O Brasil Export 2021 começa hoje, em Brasília, com programação técnica e participação de dirigentes do MINFRA, agências reguladoras e Autoridades Portuárias, além de parlamentares e lideranças empresariais. O evento debaterá temas como a transformação digital na logística, governança, sustentabilidade e reformas estruturantes de impacto para o desenvolvimento econômico do País. [Merece destaque a apresentação do diretor da ABTRA e presidente do Conselho do Brasil Hack Export, Angelino Caputo, às 12 horas, sobre as programação tecnológica realizada ao longo do ano no âmbito desse Fórum. A presença física é limitada, mas o público em geral poderá acompanhar as atividades em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_O6M4KsZ1S7qf3PJVNlDq3Q. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Fábricas de contêineres chinesas sofrem com cortes de energia

As fábricas em pelo menos dez províncias chinesas cortaram ou fecharam temporariamente a produção neste mês, após cortes de energia impostos pelo governo para conter as emissões de carbono. Os governos provinciais terão de racionar o consumo de eletricidade para controlar as emissões, de acordo com a meta do presidente Xi Jinping de limitar o pico até 2030 e atingir a neutralidade do carbono até 2060. As províncias afetadas são as mais industrializadas e também abrigam os portos de Ningbo, Guangzhou, Nansha, Yantian e Shekou. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco