Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Revista Valor Setorial (e impresso, p. 38,39 e 40): Portos: Recessão Global derruba custos
De janeiro a julho deste ano, segundo a Antaq, o segmento de contêineres caiu 3,49%, para 74 milhões de toneladas, enquanto o de carga geral teve forte alta de 17,9%. Agora a expectativa é em relação ao que vai ocorrer no setor após a eleição presidencial. O secretário Mario Povia informou que em 23 de setembro houve a entrega oficial ao TCU do pacote fechado incluindo a modelagem e as condições de desestatização da SPA. Já a licitação do STS-10 tende a ser postergada. Povia diz que a dúvida é se o STS será arrendado ou oferecido pelo operador privado de Santos. Fernando Biral, presidente da SPA, defende a implementação do terminal: “Estamos a 90% da capacidade total de 5,3 mil TEUs. Isso não é saudável, porque um novo terminal não é construído imediatamente. Não há risco de colapso, porque a própria Santos Brasil está ampliando a capacidade. Já a BTP não tem para onde crescer.” Para Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da SB, a privatização da autoridade portuária é bem-vinda. “Quanto ao STS-10, a soma dos investimentos na Santos Brasil, na BTP e na DPW garante capacidade até 2030”. Fabio Siccherino, presidente da DPWorld, diz que um novo terminal a partir de 2032, após o aumento na movimentação de cargas com um calado no canal de 15,5 metros. Íntegra para os associados.
The World News Brasil: Terminais portuários vão ao Cade contra MSC e Maersk
A ABTP entrou com uma representação no CADE pedindo investigação sobre a atuação da MSC e da Maersk no mercado portuário brasileiro. Acusa as duas empresas de abusar de sua dominância no transporte marítimo de contêineres para favorecer seus próprios terminais, em detrimento de outros, mesmo que em portos mais próximos da origem/destino da carga, elevando custos e diminuindo opções para escoamento da carga no Brasil. Íntegra para os associados.
Economic News Brasil: TCU promove diálogo público sobre desestatização do Porto de Santos
O TCU promove na próxima segunda-feira (31), das 14h às 18h, um diálogo público sobre a desestatização do Porto de Santos. A transmissão será pelo canal oficial do TCU no YouTube. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos Online: (artigo do engenheiro Luís Cláudio Santana Montenegro): Clareza de objetivos X falha institucional no setor portuário
“Na construção da política pública para o setor portuário, aceitaremos algum nível de concentração para que tenhamos o máximo ganho de eficiência e maior redução de custo possível para a nossa competitividade, ou limitaremos a concentração e aceitamos o sub ótimo da eficiência?” Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos: Operação do Ibama mira carga perigosa
Entre os dias 7 e 18 de novembro, a armazenagem e a movimentação de produtos perigosos no Porto de Santos serão o foco de uma ação do Ibama. A Operação Relíquia também vai vistoriar cargas abandonadas no cais santista. A operação contará também com a Antaq, a ANTT, a RFB, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além da CPSP, SPA e Exército. Íntegra para os associados.
Folha Agrícola (Paraná): Exportações brasileiras de suco de laranja registram alta de 3,24% no primeiro trimestre da safra 2022/2023
Os embarques totais de suco de laranja brasileiro de julho a setembro, que marca o primeiro trimestre da safra 2022/2023, fecharam com um volume de 276.212 toneladas, crescimento de 3,24% em relação aos primeiros três meses da safra anterior. As exportações somaram US$ 520 milhões no período, crescimento de 23,11%. A Europa continua a ser o principal mercado das exportações brasileiras, com participação de 65,03%, seguida de Estados Unidos (23,23%), China (5,56%), Japão (2,90%), e Austrália (1,22%). Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Após escala em Santos, ‘CMA CGM Vela’ seguiu para Cingapura
O navio mercante CMA CGM Vela zarpou do Porto de Santos, na quarta-feira (26), com destino à Cingapura. A CPSP informou que a desatracação aconteceu como previsto por volta das 14 horas, sem anormalidades. O porta-contêineres, que ficou atracado no Tecon da Santos Brasil, foi acompanhado pela capitania e pelo grupamento de Patrulha Naval, além de uma embarcação da Guarda Portuária, que seguiram com ele até a saída da Baía do Porto de Santos. Foram utilizados seis rebocadores e dois práticos na operação. A Santos Brasil destacou que o navio operou 3.000 movimentos, acima de 100 contêineres por hora em 30 horas de operação. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Audiências dão transparência aos processos de licitação de áreas do Porto de Paranaguá
A Portos do Paraná realizou na quarta (26) e quinta-feira (27) as audiências públicas sobre os arrendamentos das áreas PAR15 e PAR14, no Porto de Paranaguá. Essas áreas operam em contrato de exploração precário. O processo de novo arrendamento busca a regularização e a segurança jurídica para permitir novos investimentos. As gravações das audiências estão disponíveis em: https://youtube.com/channel/UCoiMycUOx8v3knygPTCC74A Íntegra para os associados.
Agência Porto: Fiscalizações da ANTAQ contarão com sete drones e 14 tablets
A Antaq recebeu sete novos drones, 14 iPads e dois kits de bateria que estavam no depósito de mercadorias apreendidas da RFB, em Cascavel (PR). Ao todo, a agência contará com 15 drones, que propiciam maior qualidade e segurança às ações fiscais e ao levantamento de informações. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022