Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Porto de Santos reajusta tarifas em 13%
O aumento de 13,2%, autorizado pela Antaq, entrará em vigência a partir de fevereiro. As tarifas de acesso aquaviário, que representam quase 70% das receitas da SPA, terão alta de 15% a partir de 1º de fevereiro. Os demais preços serão alterados em 1º de abril. As tarifas de utilização da infraestrutura terrestre, equivalentes a 20% das receitas, vão subir 27%. Outras duas tabelas se referem às taxas de acostagem (reajuste de 1%) e de serviços gerais (redução de 16%). As tabelas de preços estavam congeladas desde 2018. A SPA projeta lucro líquido de R$ 308 milhões neste ano, 52% superior ao verificado no ano passado. Íntegra para associados.
Isto é Dinheiro On-line: Antaq abre audiência pública para concessão do Porto de São Sebastião
Ontem a Antaq abriu uma consulta e audiência pública para receber contribuições ao processo de concessão do Porto de São Sebastião. Os documentos técnicos e minutas jurídicas estarão disponíveis no seu site e as contribuições poderão ser dirigidas à Antaq via formulário eletrônico disponível no site. O leilão não tem data definida. Íntegra para associados.
Estadão (artigo do secretário da SNPTA, Diogo Piloni, e do coordenador geral de modelagem de desestatizações, Daniel Aldigueri): Algumas certezas envolvidas na desestatização dos portos
Em resposta aos questionamentos da ATP sobre a desestatização da Codesa publicadas nesse jornal, o secretário Diogo Piloni e o coordenador Daniel Aldigueri destacam que nos últimos quatro anos foram realizadas mais de 170 reuniões de trabalho e duas consultas públicas que culminaram em mais de 300 contribuições, além de dezenas de reuniões com representantes do setor e demais interessados, que lhe dá a certeza de que de um novo modelo de menor burocracia na gestão, maior atração de investimentos privados, maior competição e redução de custos. Íntegra para associados.
Valor On-line: Ministério abre consulta pública para concessão de 2,5 mil km de rodovias
O MINFRA também abriu ontem consulta pública para o processo de concessão de 2.565 quilômetros de rodovias em Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Os trechos fazem parte de um contrato para estruturação de projetos de concessão celebrado com o BNDES. A expectativa é que o edital seja publicado no terceiro trimestre de 2022. Íntegra para associados.
O Globo On-line, Valor On-line e Santa Portal: Importação de bens industriais será afetada em até uma semana por paralisação de auditores da Receita
Representantes da área de comércio exterior acreditam que o impacto causado pelas operações tartarugas no desembaraço pela Receita Federal de mercadorias exportadas e importadas deve ser sentido a partir desta semana. O quadro poderá piorar se o abandono de cargos de chefia por auditores, anunciado na semana passada, afetar diretamente áreas estratégicas, como o sistema portuário. O Sindifisco e os auditores da Alfândega do Porto de Santos deverão se reunir hoje para traçar as estratégias da mobilização. Ontem os auditores fiscais federais agropecuários também decidiram adotar operação padrão, mantendo o ritmo normal de trabalho somente nas atividades que podem afetar diretamente a população. Íntegra para associados: O Globo, Valor e Santa Portal.
Imprensa regional:
Diário do Nordeste: Pecém movimenta 22,3 milhões de toneladas de carga em 2021. Recorde!
Esse total movimentado pelo Porto do Pecém representa 40% a mais do que o registrado no ano passado. Cerca de 46% dessa movimentação refere-se a placas de aço fabricadas pela CSP e exportadas para os Estados Unidos, México, Canadá, Coreia do Sul e Itália. Nos embarques, foram também destaque os combustíveis minerais, pás eólicas e frutas. Nos desembarques, os minérios, combustíveis minerais, aços planos, ferro fundido e cereais. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos: MSC confirma 19 casos positivos de Covid-19 após viagem de cruzeiro
Dezenove casos de Covid-19 foram confirmados em passageiros e tripulantes do MSC Splêndida, que atracou no domingo (26) no Porto de Santos. A Anvisa informou que a embarcação transportava 2.549 cruzeiristas e 1.251 tripulantes. Todos os casos positivos e passageiros foram desembarcados neste domingo. Um dos passageiros contaminados afirmou que não foram seguidos alguns protocolos de prevenção à doença. Ao menos 13 casos de Covid-19 também foram confirmados em passageiros do Costa Diadema, que atracou ontem no Porto de Santos. Em nota, a Costa informou que eles foram imediatamente isolados em cabines. Segundo a Anvisa, o cruzeiro transportava 1.650 cruzeiristas e 1.310 tripulantes. Íntegra para associados: G1 e Tribuna.
Santa Portal e G1 Santos: Receita Federal apreende mais de 500 kg de cocaína em carga de café no Porto de Santos
A droga, apreendida ontem, estava escondida em uma carga de exportação de café cru, no Porto de Santos, que tinha como destino o porto de Le Havre. A carga foi selecionada para conferência através de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Em 2021, a Receita Federal interceptou no Porto de Santos quase 15 toneladas de cocaína e, nos últimos seis anos, mais de 107 toneladas da droga. Íntegra para associados: Santa Portal e G1.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Setor privado apresenta 64 pedidos de novas ferrovias
Já somam 60 pedidos para a instalação de linhas ferroviárias e outros quatro para pátios de manobra, feitos através do regime de autorizações previsto no Marco Legal Ferroviário sancionado na quinta-feira (23). Eles representam US$ 31,718 bilhões em investimentos e um acréscimo de 15 mil quilômetros à malha ferroviária implantada. Reunidas no Pro Trilhos, as propostas foram apresentadas por 22 empresas e incluem áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Bahia, Tocantins, Pará e Roraima. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021