Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/03/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão (matéria de capa / coluna do Broadcast) e Valor Econômico: Primeiro leilão portuário do país terá disputa de fundos – Vinci e Quadra vão disputar Codesa, primeiro leilão portuário do País

O leilão da Codesa, amanhã, às 11h, na B3, em São Paulo, deve envolver uma disputa entre fundos de investimentos. Vinci Partners e Quadra Capital vão liderar a disputa, o que poderá levar a um ágio. As propostas foram entregues na última sexta-feira. A Vinci tem ampla atuação em infraestrutura, com investimentos em energia, telecomunicações e saneamento, e também se mostrado interessada na desestatização do Porto de Santos. A Quadra Capital foi fundada há pouco mais de cinco anos por sócios que atuaram no BTG e no Credit Suisse. Deverá participar por meio de um Fundo de Investimento em Participações (FIP) controlado pelo grupo. A Pátria acabou desistindo de participar. Com uma visão financeira do negócio, os fundos deverão se associar a operadores estratégicos para administrar o porto, caso efetivamente vençam a disputa. Empresas de diferentes segmentos em infraestrutura chegaram a estudar o leilão, mas esbarraram nas incertezas acerca dos passivos do complexo. Já os fundos analisaram o “custo de oportunidade”: a atividade é altamente estratégica, especialmente a administração portuária e, outra chance como essa, só daqui a 35 anos, o que pode levar a uma disputa com ágios. Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Portal Uol (Reuters): Falta de recursos ameaça travar programas do governo de financiamento à exportação

As dificuldades, segundo o ME, envolvem o FGE (Fundo de Garantia à Exportação), que oferece uma espécie de seguro a empresas exportadoras, e o Proex Equalização, programa no qual o governo arca com custos envolvidos nos financiamentos para reduzir os juros pagos por elas. Os principais setores contemplados são os de produtos de maior valor agregado e dependem mais de financiamentos de médio e longo prazo, de maior risco, como máquinas e equipamentos, aeronáutico, automotivo, ferroviário e defesa. Os exportadores de commodities são atendidos por outros programas de financiamento. Dado da CNI mostra que o Proex Equalização teve o Orçamento de 2022 aprovado em R$ 1,36 bilhão, mas, logo no início do ano, 500 milhões foram deslocados para bancar o Plano Safra, voltado a financiamentos do agronegócio. Íntegra para associados.

O Globo: Vale inaugura estrada pavimentada com rejeitos de mineração

A Vale inaugura nesta semana a primeira estrada do país a utilizar “areia sustentável” reaproveitada de rejeitos de minério de ferro. A estrada de 425m de extensão recebe caminhões pesados no acesso à mina do Cauê, em Itabira (MG), e será monitorada ao longo de dois anos. Esta será a última fase de testes para comprovar a viabilidade da solução, poderá reduzir os custos de construção em 20% e aumentar a vida útil de estradas em 50%. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Prestes a deixar o governo, Tarcísio e Adamares se filiam ao Republicanos

O ministro Tarcísio e a ministra Damaris Alves devem deixar em breve o governo, já que a Justiça Eleitoral estabelece até 2 de abril como prazo para desincompatibilização de funcionários públicos que pretendem ser candidatos. Tarcísio ainda busca o apoio do Progressistas (PP) e do Partido Liberal (PL) para compor sua chapa. Apesar de compor a base do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Republicanos precisa fechar um acordo com as siglas regionalmente. A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Lockdown em Xangai é novo desafio para as cadeias globais

As autoridades impuseram um lockdown de duas etapas em Xangai, reflexo da estratégia de tolerância zero com a covid-19. O porto continua aberto, mas os exportadores já se preparam para atrasos, uma vez que os lockdowns afetam armazéns e transportes, como ocorreu em Shenzhen. “A China está ficando melhor em administrar os choques, mas os choques estão ficando maiores”, disse Hui Shan, economista-chefe para a China do Goldman Sachs. A medida pode marcar outro revés para as exportações chinesas, trazendo novas preocupações de ruptura nas cadeias de suprimentos globais, já afetadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. A-8), Informativo dos Portos, Portal BE News (p. 3): Terminal recebe proposta para leilão

O leilão do terminal STS-11, destinado a granéis sólidos vegetais no Porto de Santos, ocorrerá amanhã, às 15 horas, na B3, em São Paulo. A SPA informa que esse será o maior terminal de granéis vegetais do País, com capacidade para 14,3 milhões de toneladas anuais. Amanhã, na B3, também será leiloado o terminal SUA-07, no Complexo Portuário de Suape, destinado a movimentação e armazenagem de granéis minerais e carga geral. De acordo com a Antaq, cada uma das duas áreas recebeu, pelo menos, uma proposta de empresa interessada na concessão. O número de interessadas não foi divulgado. Já a Portos do Paraná, responsável pela licitação do terminal PAR-32, de Paranaguá, informou que recebeu a documentação de empresas interessadas na concessão. O certame será viva-voz. A área é dedicada à movimentação de carga geral (sobretudo açúcar ensacado). O critério de licitação será o maior valor de outorga. Íntegra para associados: A Tribuna, Informativo dos Portos e Portal BE News.

G1 (RS): Portos do RS movimentam carga recorde no 1º bimestre de 2022, diz superintendência

Os portos do Rio Grande do Sul movimentaram 6,233 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro de 2022. Segundo a Portos RS, o valor é o recorde para o período, 21,6% maior que os 5,1 milhões de toneladas transportados em 2018. A maior movimentação foi registrada no Porto de Rio Grande, que movimentou 6,2 milhões de toneladas no bimestre. Os portos de Pelotas e de Porto Alegre movimentaram 96,6 mil e 208,2 mil toneladas. A produção agropecuária foi o destaque na movimentação nos três portos. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Policiais Federais mergulham e acham cocaína sob casco de navio que iria para a Itália

A Polícia Federal apreendeu, no fim de semana passado, 225 kg de cocaína que estavam escondidos sob o casco de um navio atracado num porto privado no norte do Espírito Santo. A ação contou com o apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. O cargueiro levaria uma carga de celulose para a Itália. Mergulhadores da PF conseguiram retirar três pacotes com aproximadamente 45 kg de cocaína cada um, mas, em razão da complexidade do tipo de busca, os trabalhos foram suspensos e reiniciados na manhã do domingo (27). Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: José Renato Fialho assume interinamente cargo de diretor da Antaq

José Renato Fialho assumiu, interinamente, a partir da quarta-feira passada (23), o cargo de diretor substituto na vaga ocupada anteriormente por Adalberto Tokarski na Antaq. Após esse período, que durará até seis meses, Fialho retornará ao cargo de superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: Antaq prorroga consulta pública sobre área no Porto de Santos

A Antaq prorrogou até 16 de maio próximo o prazo para consulta pública para aprimoramento dos documentos sobre a realização do leilão do STS-53, no Porto de Santos, destinado a movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais (especialmente fertilizantes) e sulfatos. Íntegra para associados.

Portos e Mercados: Guerra faz frete subir quase 300% e preocupa produtores de frutas do Brasil

A escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia piorou a crise na logística internacional, que já vinha ocorrendo desde o ano passado, com a falta de navios e contêineres e o frete ainda mais caro. Segundo a Abrafrutas, em 2020, as empresas pagavam US$ 4 mil para embarcar um contêiner de frutas para os EUA. No ano passado, o valor dobrou e neste ano deverá atingir US$ 11 mil. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Rocha Terminais passa a contar com 270 mil toneladas de capacidade estática no Porto de Paranaguá

A Rocha Terminais Portuários e Logística tornou-se o maior terminal privado de grãos do Porto de Paranaguá, com a previsão de armazenar 270 mil toneladas e exportar cinco milhões de toneladas ao ano. A nova capacidade estática foi alcançada neste mês de março com a inauguração da segunda fase do terminal de Granéis Sólidos de Exportação. Íntegra para associados.

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