Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja (Blog Matheus Leitão): A nova infração de um secretário de Bolsonaro
O colegiado da Comissão de Ética da Presidência da República concluiu que o ex-secretário Diogo Piloni agiu em desacordo com a legislação, ao deixar o cargo público, em junho de 2022, e ser contratado semanas depois pela TIL. O resultado das investigações coloca sob suspeição as motivações de atos na gestão de Piloni em benefício do terminal BTP, interessado em leilões portuários, incluindo o arrendamento do STS-10 em Santos. Em nota, Piloni afirmou que nunca teve qualquer vínculo empregatício com o BTP e que, apenas após aprovação do Comitê de Ética da Presidência da República à época, assumiu como consultor internacional da TiL. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Auditores da Receita farão operação especial em portos em mobilização por pagamento de bônus
Mobilizados pela regulamentação do pagamento do bônus de produtividade, os auditores-fiscais da RFB farão a Operação Risco Zero nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Vitória, Santos e Salvador, na próxima quinta-feira (1º/6). Também planejam três dias de apagão por semana (terças, quartas e quintas), intensificando a verificação aduaneira. A categoria alega que decidiu acirrar a mobilização porque não conseguiu avanços nas negociações com o governo. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Santos Dumont vai começar a reduzir operações a partir de julho, diz ministro
O ministro Márcio França anunciou que o governo vai começar a reduzir as operações do Santos Dumont a partir de julho, concluindo 2023 com um movimento de 9 milhões de passageiros, ante previsão inicial de 11 milhões, e abaixo dos 10,17 milhões de passageiros de 2022. A estratégia é impulsionar a retomada do aeroporto do Galeão, cortando 500 mil usuários no Santos Dumont a cada semestre e limitando o horário de funcionamento e os slots no terminal. Já a prefeitura e o governo do Rio defendem que as operações do Santos Dumont sejam limitadas a voos para São Paulo e Brasília, com a transferência dos demais para o Galeão. Estudos citados pela prefeitura do Rio indicam que, para reativar o Galeão, seria preciso reduzir o movimento do Santos Dumont a seis milhões de passageiros. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Folha On-line (Painel S.A): STF julga obra da Ferrogrão em meio a embate ambiental
O plenário do STF pode julgar na próxima quarta-feira (31) a liberação da Ferrogrão. A nova ferrovia promete mudar a rota de escoamento de grãos do Mato Grosso pelos portos e hidrovias da região Norte. O julgamento do caso no Supremo tem o ministro Alexandre de Moraes e os ministros têm se engajado na chamada “pauta verde”. A discussão no Supremo gira em torno da forma como houve a mudança na demarcação do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para receber o projeto. Em manifestação enviada ao STF, a AGU pede que a Corte revogue parcialmente a liminar que, desde 2021, trava os procedimentos para a concessão da obra, o que atenderia ao agronegócio. Ao mesmo tempo, concorda com o argumento dos indígenas de que a alteração na área do parque foi inconstitucional, pois deveria ter sido feita via projeto de lei, e não por medida provisória. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha.
Estadão On-line: 17 ministérios de Lula podem ‘desaparecer’ se MP do governo caducar; saiba quais são
A MP 1154/23, publicada no primeiro dia do novo governo define um total de 37 ministros em 31 ministérios e seis órgãos com status de ministério. No entanto, se o texto não for votado até 1º de junho, ela perde a validade e a estrutura do governo voltará a ser a anterior, com 23 ministros. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa) e A Tribuna de Santos On-line: Brasil e Israel assinam parceria para inovação tecnológica nos portos
A Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, organizada pelo Grupo Tribuna aos portos de Haifa e Ashdod, vai explorar oportunidades de colaboração em projetos de inovação, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de negócios nos segmentos marítimo e logístico. Ontem, em Tel Aviv, foi assinada uma carta de intenções para que o Ministério de Portos e Aeroportos, a Antaq e a Prefeitura de Santos facilitem a implementação de projetos desenvolvidos por startups israelenses em portos e terminais nacionais. Também haverá estímulo à realização de eventos de networking com fornecedores, potenciais clientes, câmaras de comércio e entidades empresariais portuárias brasileiras. Formada por 42 autoridades e empresários do setor, a comitiva conta também com a presença do ministro Márcio França. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line.
A Tribuna de Santos (Coluna De Popa a Proa – artigo do presidente da Fenop, Sérgio Aquino): Iniciativas para os portos concomitantes e não excludentes
Considerando que a desejada proposta condominial, muito provavelmente, necessitará de alterações legais, que naturalmente envolverá mais tempo de concretização, pode-se prever que a concessão poderá ser o resultado mais próximo. Entretanto, mesmo com a possível concessão de canais de navegação, em Paranaguá, em Santos ou outros portos, o modelo condominial deve continuar sendo buscado, para que haja opções futuras. As concessões de canais podem inclusive garantir que as modelagens condominiais sejam debatidas com tranquilidade. Apoiamos ambas as iniciativas, fundamentais para o “estado de necessidade” que os portos e dragagens vivenciam em nosso País. Devemos nos unir para viabilizá-las, pois são concomitantes e não excludentes. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste: Transnordestina deve dobrar volume de carga movimentada no Porto do Pecém
A Transnordestina terá capacidade inicial de transportar 30 milhões de toneladas por ano, número que pode dobrar posteriormente com o incremento do número de pátios. A Transnordestina Logística S/A, responsável pela construção da ferrovia, explica que uma parte da carga transportada pela ferrovia é para atender o mercado interno, mas que até 2027 deverá duplicar a movimentação no Porto do Pecém, que hoje é de 25 milhões de toneladas movimentadas por ano. Íntegra para associados.
Tribuna do Norte: Diretor da Codern pede a Simone Tebet para incluir obra de aprofundamento do porto no PPA
O Diretor-Presidente da Codern, Nino Ubarana, aproveitou a presença da ministra Simone Tebet em Natal para pedir a inclusão de R$ 150 milhões no PPA para a dragagem do Porto de Natal, que teve sua última obra de aprofundamento em 2012 para 12m. A ministra está percorrendo os estados para ouvir setores da sociedade e do governo para incluir no Orçamento do governo. Íntegra para associados.
G1 (SC): Carga suína no Porto de Navegantes, em SC, escondia 329 quilos de cocaína; quatro são presos
Quatro pessoas foram presas no sábado (27), após a apreensão de 329 quilos de cocaína pela Receita Federal e Polícia Federal no Porto de Navegantes. O entorpecente estava escondido em uma carga de plasma sanguíneo suíno, que partia do Brasil com destino à Rússia e escala na Bélgica. No total, foram apreendidos 794 kg de cocaína neste ano no terminal portuário de Navegantes. Íntegra para associados.
G1 Santos: Operação no Porto de Santos tem apoio de helicóptero com ‘visão noturna’ e apreende 251 kg de cocaína
Uma operação realizada em dois dias no Porto de Santos, incluindo um helicóptero do Centro Nacional de Operações Aéreas (Ceoar), resultou na apreensão de 251 kg de cocaína no domingo (28). Com a movimentação suspeita registrada pela câmera acoplada na aeronave e com as informações sobre fortes indícios de que traficantes teriam escondido a droga no navio, os agentes localizaram a droga, embalada em sacos pretos e escondidos em um compartimento conhecido como ‘sea chest’, usado para coletar a água do mar para suprir os sistemas de refrigeração da embarcação. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto e BE News (p. 4): Executivos brasileiros conhecem iniciativas com hidrogênio verde em Antuérpia, na Bélgica
Na semana passada, a missão de 39 executivos dos portos privados e autoridades organizada pela ATP aos portos belgas conferiu a plataforma internacional de hidrogênio verde do porto de Antuérpia e Bruges. O terminal belga, com alto potencial de se tornar um dos mais sustentáveis do mundo, em parceria com a CMB.TECH, já está testando veículos com um sistema híbrido que combina diesel e hidrogênio, reduzindo as emissões globais de poluentes em 65%. O grupo também visitou o Porto de Ghent, um dos maiores portos fluviais do continente, e o Porto de Zeebrugges, importante centro de transporte e logística para cargas. A Antaq assinou um Memorando de Entendimento com a Antwerp/Flanders Port Training Center (Apec), que vai permitir a modulação de cursos customizados e adaptados à realidade brasileira e às necessidades da agência. Íntegra para associados: Agência Porto e BE News.
BE News (p. 6): Audiência vai discutir pedido de multinacional para estocar ácido sulfúrico no Porto de Maceió
Uma audiência pública marcada para o dia 7 de junho, às 10h, vai discutir o impacto ambiental da implantação de uma unidade de recebimento e estocagem de ácido sulfúrico no Porto de Maceió pela Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes. A companhia disse que na audiência apresentará o EIA/RIMA do empreendimento. Informações iniciais do projeto indicam que o ácido ficará estocado no porto e posteriormente será transportado para usinas de açúcar e álcool e para a sede da Braskem, no bairro do Pontal, por dentro das ruas da cidade. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Com regime favorável, modal hidroviário amplia movimentação nos últimos meses, mas carece de investimentos
Dados da Antaq mostram que o volume de cargas transportadas na navegação interior registrou crescimento de 6,9% de janeiro a fevereiro de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. O desempenho, no entanto, ainda não reflete o aumento da movimentação por hidrovias, mas principalmente o regime de cheias favoráveis, ao contrário do cenário de 2021, quando a crise hídrica trouxe restrições ao modal. De janeiro a fevereiro, a navegação interior movimentou 11,4 milhões de toneladas, enquanto o setor portuário como um todo movimentou 174,46 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Porto de Santos e a rota bioceânica do Atlântico ao Pacífico
A rota transoceânica foi o destaque da participação do ministro Renan Filho na Cúpula Anual 2023 do Fórum Internacional de Transportes (ITF), em Leipzig, nos dias 25 e 26 de maio. O Brasil também foi aprovado, por unanimidade, como membro pleno do Fórum. A rota de aproximadamente 2.400 km, com origem em São Paulo, vai possibilitar a redução do tempo previsto de até duas semanas da exportação da produção do Centro-Oeste brasileiro para a China. Esse ganho de competitividade, no tempo, também induz rearranjos das estratégias operacionais do Porto de Santos, para ordenar o seu papel hub, em relação ao polo bioceânico, em São Paulo, e fomentar novos negócios e facilidades. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Evolução da logística da região Norte depende da retomada e aceleração de obras
O Novo Programa de Investimentos (NPI) que o governo pretendia lançar em maio poderá tirar do papel obras prioritárias para o escoamento de grãos e minerais pelo Arco Amazônico. Elas envolvem a retomada de obras paralisadas e a aceleração das que estão em ritmo lento em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. O Ministério dos Transportes recebeu, até 16 de janeiro, contribuições de diversos setores para a elaboração do seu Plano de 100 dias, incluindo melhorias e concessão de novos trechos nas BR-163 e BR-364 e agilidade na implementação da Ferrogrão, FICO e FIOL. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023