Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Com leilão previsto para o fim do ano, Ferrogrão deve baratear fretes
Depois da inauguração do trecho entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP) da ferrovia Norte-Sul e do leilão do trecho 1 da Fiol, o setor ferroviário aguarda a licitação da Ferrogrão. O leilão está programado para o terceiro trimestre deste ano. O projeto encontra-se em avaliação pelo TCU desde 10 de julho de 2020. A ferrovia de pouco mais de 900 quilômetros interliga Sinop (MT) e Miritituba (PA), buscando se tornar o principal meio de escoamento da safra de grãos do Mato Grosso. Hoje, mais de 70% da safra do Estado é escoada pelos portos de Santos e de Paranaguá. Íntegra para associados.
Valor Econômico: BB e banco dos Brics financiarão armazéns
O Banco do Brasil e o New Development Bank (NDB) assinaram ontem um memorando de entendimento para financiar a expansão da armazenagem no país. A expectativa é oferecer até R$ 1,5 bilhão para a construção e ampliação de silos e armazéns. Os empréstimos poderão ser pagos em até 18 anos. Segundo o ministro Paulo Guedes, o acordo pode ir até além dos portos, com operações de financiamento da navegação de cabotagem e outras operações de infraestrutura relacionadas ao agronegócio. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Rodovias são destaque em pacote de concessões
Um conjunto de concessões na área de transportes será lançado pela União e governos estaduais ao longo dos próximos anos. A relicitação da Via Dutra terá o edital lançado no segundo semestre, com expectativa para o leilão até o primeiro trimestre de 2022. Um trecho de 12 quilômetros adotará pela primeira vez o sistema de free flow (pedágio com cobrança automática e sem cancela). Outro pacote de rodovias no Paraná inclui seis trechos que somam 3.328 km e se estendem por todo o Estado, interligando o Porto de Paranaguá, a região Metropolitana de Curitiba, as regiões oeste e norte do Estado e a Ponte da Amizade. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Crise hídrica ameaça o escoamento da safra pela hidrovia Tietê-Paraná
A CNA avalia que as próximas safras enfrentarão dois graves problemas: a capacidade dos portos próxima do nível de saturação e a interrupção da hidrovia Tietê-Paraná, prevista para julho por causa de crise hídrica. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Inversão de rota
Mais protegido dos efeitos da pandemia do que outros setores, o agronegócio avançou 24,3% em 2020, passando a representar 26,6% do PIB nacional, segundo a CNA. O e-commerce ganhou um papel estratégico com o fechamento de lojas físicas, crescendo 41%. Esses desempenhos foram sustentados pela expansão de quase todos os modais de transporte – a única exceção coube às ferrovias, cujo movimento caiu 0,27% em relação a 2019. O modal aquaviário foi o que mais cresceu, com 10% mais carga, enquanto o dutoviário avançou 6,2%, o rodoviário 0,3% e o aéreo permaneceu estável. Íntegra para associados.
Revista Globo Rural: Porto espanhol ainda retém 60 contêineres de frutas da América Latina
Sessenta contêineres de frutas oriundas da América Latina, incluindo mangas e limões do Brasil, permanecem bloqueados no Porto de Algeciras, segundo informação de ontem da assessoria de imprensa do terminal. As frutas foram rejeitadas por conterem aditivos nas ceras aplicadas na casca para dar durabilidade e brilho, que não podem ser usados em alimentos, por portaria da União Europeia. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
ES Hoje: Vitória poderá cobrar imposto inédito e reduzir competitividade dos portos da capital
A Prefeitura de Vitória poderá se tornar a primeira em todo o país a realizar a tributação do valor pago pelos operadores portuários obrigatoriamente para serem associados a uma entidade responsável, que, no caso, é o OGMO no Espírito Santo. Íntegra para associados.
Santa Portal: SPA lança edital para cessão de duas áreas comerciais no Porto de Santos
A SPA lançou edital de chamamento público para exploração comercial de duas áreas na Ponta da Praia, margem direita do Porto de Santos. O aviso de edital foi publicado no DOU de ontem.
As áreas estão classificadas no PDZ do Porto de Santos como não afetas às operações portuárias. Interessados terão até 28 de julho para encaminhar o projeto conceitual e os documentos de qualificação listados no edital. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Porto de Cabedelo bate recorde de mais de 13 mil toneladas de petcoke movimentadas em 24 horas
A operação do navio graneleiro Asahi Bulker, que chegou no Porto de Cabedelo para descarregar mais de 27 mil toneladas de petcoke, registrou no fim de semana um recorde de descarga na movimentação portuária da empresa Oxbow Brasil Energia. No primeiro dia, foram operadas 12.835,890 toneladas em 24 horas. No segundo dia, em 24 horas de operação, 13.457,420 toneladas. Com isso, o navio operou 522 toneladas por hora, diminuindo o tempo de operação e os custos operacionais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: SNPTA avalia formas de fortalecer ISPS Code e aumentar segurança portuária
Levantamento do TCU também identificou que as normas regulatórias estão defasadas e que instalações portuárias descumpririam integralmente as normas de segurança. Já a SNPTA informou que não foi notificada sobre a auditoria do TCU. Destacou que avalia medidas internas que possam fortalecer o cumprimento do ISPS Code e buscar ações coordenadas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para promover a segurança portuária, como o incentivo à adoção de soluções tecnológicas para auxílio eletrônico e monitoramento ativo do tráfego aquaviário. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021