Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/06/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Custos de transporte marítimo subiram quase 60% desde o início da guerra na Ucrânia

Segundo o relatório da UNCTAD/ONU, os custos praticados no transporte marítimo aumentaram quase 60% entre fevereiro e maio deste ano, por conta da interrupção de redes de logística regional e das operações portuárias na Ucrânia, da destruição de infraestruturas importantes, de restrições comerciais, de aumento dos custos de seguros e dos preços mais altos dos combustíveis. A guerra na Ucrânia é um fator importante para explicar a alta, mas a pandemia e os portos congestionados também contribuíram para a situação. Essa alta nos custos de transporte marítimo deve gerar um aumento de quase 4% do custo da comida em todo mundo. O Brasil deve aumentar em 37% suas exportações de trigo e grãos em 2022. No médio prazo, Austrália, Brasil e Estados Unidos podem assumir o fornecimento de alimentos para o norte da África e o Oriente Médio. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Flexibilização na China destrava negócios

A decisão da China de flexibilizar as medidas de restrição sanitária para combater a covid-19 deve melhorar o fluxo de comércio com o Brasil, agilizando a logística e ajudando a repor estoques de empresas de bens de consumo. Mas os preços do frete marítimo não devem cair no curto prazo. Subiram de US$ 6 mil para US$ 15 mil para um contêiner de 40 pés São Paulo-Xangai no auge da crise e agora estão na casa de US$ 9 mil. Setores de calçados, eletroeletrônicos, tecnologia e trading companies especializadas em importações temperam o otimismo com cautela. O preço do frete marítimo não deve cair no curto prazo pois o segundo semestre é de alta temporada, turbinada por encomendas para Black Friday e Natal. Íntegra para associados.

Portal Terra: ANTT atualiza piso do frete rodoviário; reajuste médio vai de 7,06% a 8,99%

A ANTT publicou na edição extra do DOU na noite de sexta-feira (24) a nova tabela da com preços mínimos de frete rodoviário, com reajuste médio de 7,06% a 8,99%, conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e tipo de operação. O reajuste foi feito após ser constatada variação superior a 5% no preço do óleo diesel praticado na bomba dos postos de varejo no mercado nacional em relação aos valores de referência utilizados na tabela do frete anterior. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Paulo Guedes vê recessão no exterior, mas diz que Brasil terá ‘longo ciclo de crescimento’

O ministro Paulo Guedes afirmou ontem, na abertura do Painel Telebrasil 2022 Summit, que o ambiente econômico externo ainda vai piorar, diferentemente do cenário brasileiro, que, segundo ele, está no início de um “longo ciclo de crescimento” justificado pelas privatizações e concessões. “Estamos falando de um trilhão de investimentos em dez anos.” Guedes disse que a inflação e o índice de desemprego devem começar a cair, enquanto o crescimento deve chegar a quase 2% neste ano. “É verdade que vai desacelerar, mas não (entrar em) recessão. Em vez de crescer 3%, vamos crescer 1,7%, 2% ao ano.” Íntegra para associados.

Folha (Painel S.A): CNI faz encontro de empresários e pré-candidatos sem presença confirmada de Lula e Bolsonaro

O tradicional evento da CNI, que desde 1994 apresenta as propostas do setor aos candidatos à presidência da República, acontecerá hoje, em Brasília, apenas com as presenças confirmadas de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). O evento deverá reunir 1.200 empresários de todo o país. A assessoria de Lula disse que ele não irá e a do presidente não respondeu. Íntegra para associados.

Valor On-line: Cenário econômico preocupa, mas empresas brasileiras têm potencial em ESG, aponta Deloitte

Uma pesquisa da Deloitte divulgada ontem no 23º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais aponta que 86% das empresas entrevistadas enxergam a deterioração dos indicadores macroeconômicos como o principal fator de risco para os próximos doze meses. Por outro lado, 68% dos executivos disseram que a liderança ESG é uma grande oportunidade para as companhias brasileiras ante o cenário global. Os outros vetores de oportunidade citados foram a atração de investidores internacionais, com 56%, e o ambiente de trabalho híbrido, com 48% das respostas. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal, Guia Marítimo e Comex do Brasil: Agronegócio garante recorde de movimentação do Porto de Santos até maio

A movimentação de cargas no Porto de Santos nos cinco primeiros meses do ano refletiu o bom desempenho do agronegócio brasileiro e conferiu ao período a sua melhor marca: 66,5 milhões de toneladas, alta de 5,5% na comparação anual. As exportações cresceram 5,7%, somando 48,3 milhões de toneladas, e as importações avançaram 4,9%, atingindo 18,3 milhões de toneladas. O desempenho foi puxado pelos embarques de milho (avanço de 134% na comparação anual), seguido pelo complexo soja (alta de 10%). A celulose registrou crescimento de 63,6%. A movimentação de contêineres nos dois fluxos ficou 0,4% acima do verificado nos cinco primeiros meses de 2021, superando 2 milhões de TEU. Íntegra para associados: Santa Portal, Guia Marítimo e Comex do Brasil.

Matéria de capa da Tribuna de Santos (p. a-8) e Comex do Brasil: Operação represa 5,5 mil contêineres

Cerca de 5,5 mil contêineres aguardam liberação para entrada ou saída no Porto de Santos, por conta da operação padrão dos auditores fiscais federais agropecuários, realizada desde dezembro do ano passado. O tempo para emissão dos certificados que liberam o ingresso de produtos do Brasil no exterior saltou de 72 horas para 14 dias. O sindicato da categoria reclama da falta de reajuste salarial há mais de cinco anos e do déficit no número de auditores. “Em 2017, quando o valor bruto da produção agropecuária nacional era de R$ 564 bilhões, trabalhavam 39 auditores em Santos. Hoje, com estimativa de R$ 1,2 trilhão, temos 30 auditores”. Íntegra para associados: A Tribuna e Comex do Brasil.

Boqnews: Instalação de terminal de fertilizantes levará à fuga de operadoras de cruzeiros

A proposta feita na audiência pública do STS-53, prevendo a instalação desse terminal de fertilizantes vizinho ao terminal Concais, com obras simultâneas à movimentação de passageiros, pode levar à desistência de armadores de transatlânticos e diminuição de escalas de cruzeiros no Porto de Santos nos próximos anos. Durante a audiência, os técnicos da Antaq informaram que as obras deverão ocorrer de forma simultânea, mas não atrapalhariam o embarque e desembarque de passageiros no período de movimentação de navios. Em média, a temporada de passageiros dura seis meses, ficando os atracadouros praticamente vazios nos demais meses. Íntegra para associados.

Correio do Povo: Movimentação nos portos gaúchos caiu 78,76% nos primeiros cinco meses de 2022

A Portos RS divulgou nesta semana resultado das movimentações de grãos e insumos agrícolas nos terminais marítimos gaúchos entre janeiro e maio de 2022, o qual atingiu as 14,93 milhões de toneladas, 3,79% menor que em 2020 e 78,79% a menos que em 2021, em razão da quebra de safra. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 9): Modelo de desestatização do Porto de Santos atenderá “antigas demandas” da sociedade local, diz Povia

O secretário Mario Povia disse ontem, em um evento organizado pela Comissão Nacional de Direito Marítimo e Portuário da OAB, em São Paulo, que a modelagem da desestatização do Porto de Santos contemplará antigas demandas atreladas a melhoria da mobilidade urbana, revitalização do centro santista e melhoria da qualidade de vida na região. Destacou que o modelo tem um olhar “para além da eficiência das operações e da desburocratização, afinal, é uma obrigação nossa colocar o Porto em harmonia com a Cidade”. Segundo Povia, as contrapartidas à sociedade incluirão obras na perimetral, revitalização de armazéns portuários e aperfeiçoamento na urbanização da Ponta da Praia, entre outros itens do modelo que será levado a leilão em novembro deste ano, caso o planejamento não sofra atrasos. Povia também destacou que as atuais políticas públicas exigem que a gestão dos portos seja eficiente, direcionada por boas práticas e promotoras de um convívio harmônico com a sociedade e celebrou que as discussões hoje não são mais sobre “filas de caminhões ou emissões de poluentes”. “Hoje os debates são mais nobres. Isso só é possível porque superamos algumas etapas importantes”. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: Portos 4.0: Suape investe em tecnologia IP para controle de acesso e segurança

Para fortalecer a segurança e melhorar o controle de acesso aos terminais, o Porto de Suape implantou um sistema que integra câmeras de vídeo IP da fabricante sueca Axis Communications e um conjunto de softwares de gerenciamento da Pegasus Technology, que proporcionam imagens para identificar os veículos e os motoristas e assim determinar a quais terminais estão associados e quando estão programados para entrar. O resultado foi a queda significativa das infrações, irregularidades e até do comportamento agressivo de alguns profissionais que se frustravam com a espera. A equipe de operações supervisiona o processo a partir do Centro de Controle de Acesso do Porto de Suape. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Parecer da AGU reconhece isenção de IPTU em áreas de concessão pública

A consultoria jurídica da AGU publicou um parecer pontuando o ‘descabimento da incidência de IPTU sobre qualquer parcela dos bens públicos destinados a concessões da infraestrutura de transportes’. A recomendação é que o documento seja usado como subsídio em eventuais ações judiciais acerca do tema. Nos últimos anos, aumentou o número de municípios que cobram esse imposto sobre todos os tipos de concessionárias, que se negam a pagar, alegando que estão gerindo um bem público sobre o qual não incide o IPTU. Íntegra para associados.

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