Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico (artigo do repórter especial em Brasília e colunista, Daniel Rittner): A maré virou nas Companhias Docas
Se as Companhias Docas saíram do vermelho, se a gestão está mais eficiente, então por que privatizá-las? Na avaliação do governo, é a única rota possível para modernizar os portos. Sem controle privado, ou no mínimo capital aberto, é difícil obter financiamento de longo prazo para intervenções mais robustas na ampliação da infraestrutura. Licitações são lentas e facilmente acabam nos tribunais, nem sempre selecionam os melhores prestadores de serviços. De outro lado, especialistas reconhecem a melhoria dos indicadores financeiros, mas destacam a tentativa do governo de “enfeitar a noiva” para torná-la mais bonita às vésperas dos leilões. Alegam que o plano é ruim para o ecossistema nos portos e contraria boas práticas internacionais. Íntegra para associados.
Isto É On-line (Estadão Conteúdo): Portos: movimentação de contêineres em Santos aumenta 20% de janeiro a agosto
Até agosto, o Porto de Santos registrou uma movimentação de contêineres de 3,2 milhões TEU, avanço de 20% sobre igual período de 2020. Apenas no mês passado, foram 408 mil TEU, superando em 26,2% o resultado de igual período em 2020. Os descarregamentos tiveram crescimento de 12,5% sobre o acumulado de janeiro a agosto do ano passado e os embarques apresentaram queda de 0,2%. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Fertilizantes com forte dependência das importações
Segundo a Abiquim, a indústria de fertilizantes necessita que o custo do gás natural caia, confirmando a expectativa trazida pelo novo marco legal, e que avance o compartilhamento da infraestrutura de transporte do insumo por parte da Petrobras, conforme acertado pela estatal com o Cade. Já as iniciativas para produzir fertilizantes a partir de hidrogênio verde devem dinamizar o setor daqui a alguns anos. Em 2020, 584 mil toneladas do produto foram exportadas, 109,6% acima de 2019. Para suprir a demanda interna, o Brasil importou 32,8 milhões de toneladas de intermediários de fertilizantes, 11% a mais do que em 2019. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Porto 360° debate cruzeiros marítimos
A posição da Anvisa, de não liberar a realização da próxima temporada de cruzeiros marítimos no Porto de Santos, será debatida na edição de hoje do programa Porto 360°, transmitido pelas redes sociais do Grupo Tribuna, às 19h45. Terá a participação do vereador Bruno Orlandi e a apresentação de Maxwell Rodrigues. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Fórum Brasil Export: Debates sobre ESG, tecnologia, reformas e participação da Família Schurmann são destaques do segundo dia do Brasil Export 2021
Hoje acontece o segundo dia de atividades do Fórum Brasil Export 2021, em Brasília, com transmissão online e gratuita a partir das 9 horas, via: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_O6M4KsZ1S7qf3PJVNlDq3Q. Inicia com apresentação do time de secretários e diretores do MINFRA sobre as ações voltadas para o desenvolvimento do setor no País. Merece também destaque o painel “Transformação digital na logística e o desenvolvimento de novos negócios”, às 14h30, com moderação do diretor da ABTRA, Angelino Caputo, e apresentação do consultor Cesar Meireles. Debatedores: Vander Costa, Presidente da CNT; Fernando Mitkiewicz, Subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação do MINFRA; Mariana Pescatori, Diretora de Programa da Secretaria Executiva do MINFRA; Djalma Vilela, Presidente da Multilog e Presidente Eleito da ABOL; e José Gonçalves Neto, Diretor de Relacionamento Regulatório da Vivo. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq considera abusivo responsabilizar despachantes por débitos de demurrage de contêineres
A diretoria da Antaq declarou ‘irregular e abusiva’ a prática de responsabilização solidária dos despachantes aduaneiros por débitos relativos à demurrage de contêineres. A decisão prevê a pena de submissão às medidas preconizadas pela Res. 18/2017 da agência, que dispõe sobre direitos e deveres de usuários, agentes intermediários e armadores. A matéria foi discutida na reunião ordinária de 13 e 15/09. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Suape requalifica píer de granéis líquidos para incrementar movimentação de cargas
O Píer de Granéis Líquidos 2 (PGL-2) do Porto de Suape terá sua estrutura requalificada para receber navios maiores e ampliar a movimentação de cargas. As obras deverão começar na segunda quinzena de outubro, ao custo de R$ 7 milhões. Após a conclusão dos serviços, passará receber embarcações de até 120 mil tpb. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Presidente sanciona lei federal que cria o Documento Eletrônico de Transporte
A Lei 14.206/2021, publicada na edição de ontem do DOU, cria o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), plataforma eletrônica que digitaliza e unifica todos os documentos administrativos referentes ao transporte de cargas no país. Ela substituirá 80 documentos diferentes necessários à emissão em uma viagem de origem e destino. A integração dos documentos ao serviço digital será feita de maneira escalonada, por tipo de carga, em cronograma específico a ser divulgado em decreto. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021