Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/09/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão, O Globo e Comex do Brasil: CMN aprova resolução que ajusta normas do Proex

O Conselho Monetário Nacional aprovou ontem uma resolução que ajusta as normas do Proex, de modo a permitir que, se o potencial beneficiário não puder aguardar a finalização da análise do seu pleito de benefício para realizar o embarque, a exportação ocorra antes de a avaliação ser finalizada.  Nesse caso, o exportador assume o risco da eventual não aprovação do pleito, mas não perde a possibilidade de pleitear o benefício. O CMN também instituiu um prazo de 60 dias para que as instituições financeiras que operam linhas do Proex informem ao Banco do Brasil, responsável pelo programa, sobre eventuais valores a serem restituídos ao Tesouro Nacional. Íntegra para associados; Estadão, O Globo e Comex do Brasil.

Estadão (Coluna Roseann Kennedy): Novo ministro defende mudar lei para reduzir ações e baratear passagens aéreas

O ministro Silvio Costa Filho anunciou que, além de ofertar bilhetes mais acessíveis à população por meio do programa Voa Brasil, quer negociar o valor do querosene de aviação e mudar a legislação para desatar o que chama de “indústria da judicialização” contra as empresas do setor. O ministro promete ainda uma conversa com sindicatos na próxima semana para evitar as costumeiras greves em aeroportos nos períodos de alta demanda, como as férias escolares. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Operação nos portos já está no limite

A expectativa das empresas de navegação para 2023 é de queda de 10% na movimentação de cargas, devido ao enfraquecimento da atividade econômica. Dados da Datamar revelam uma retração de 5,3% nas exportações e alta de 7,2% nas importações de janeiro a julho. As exportações caíram, por conta do desaquecimento global devido às altas taxas de juros, inflação elevada e excesso de estoques. A boa notícia é que a logística global se normalizou e o custo do frete caiu para menos de US$ 2 mil no trecho Santos/Ásia e US$ 3,5 mil em Manaus/China. O setor alerta sobre a necessidade de investir pesadamente na dragagem para permitir a chegada de navios maiores. O novo PAC prevê R$ 54,8 bilhões destinados a portos. Em Santos, estão previstos novos arrendamentos, dragagem, sistema de gerenciamento de tráfego, ferrovia interna, reforma da margem direita da Avenida Perimetral e a construção do túnel Santos-Guarujá. Um estudo do Centronave alerta que a infraestrutura portuária de contêineres no Brasil está próxima ao limite. No centro da discussão está a necessidade ou não do STS-10 no Porto de Santos. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Movimentação de cabotagem deve seguir em crescimento

A despeito da queda esperada na movimentação portuária em geral, o segmento de cabotagem deve manter o crescimento dos últimos anos. Segundo o Anuário Estatístico da Antaq, a cabotagem cresceu 1,36% entre janeiro e junho deste ano e atingiu uma movimentação de 142,1 milhões de toneladas. A expectativa da Abac é fechar o ano repetindo a alta de 11% do ano passado. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Nos rios, custos de transporte são menores

O novo PAC trouxe um alento para o transporte aquaviário brasileiro. Os investimentos em projetos hidroviários do programa somam R$ 4,1 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões até 2026. Estão previstos 131 projetos, entre derrocamentos, dragagens, sinalizações e eclusas, que permitirão a navegabilidade ao longo de todo o ano, com a participação das hidrovias na matriz de transporte do país reduzindo custos logísticos. Íntegra para associados.

Veja: Setor logístico chega a 13% do PIB e deve ganhar corpo, aponta consultoria

A representatividade do mercado de logística no PIB brasileiro passou de 11% para 13% entre 2015 e 2021, segundo um levantamento da JK Capital. Ele também aponta que o modal rodoviário representa 65% do volume total do setor, seguido de cabotagem e ferrovias, com 15% e 10%, respectivamente. No modal rodoviário, os dez maiores operadores logísticos brasileiros concentram apenas 2% do mercado, evidenciando uma fragmentação com amplo espaço para consolidação. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Caminhoneiros e transportadores manifestam preocupação com suspensão da exportação de diesel

A decisão da Rússia de suspender as exportações de diesel preocupa o setor portuário brasileiro porque o combustível é decisivo no giro da roda logística nacional. A medida foi tomada pelo governo russo na semana passada para tentar regular os preços no mercado interno, o que deve levar a uma redução de valores à população russa. A medida foi atualizada há três dias, com a liberação da comercialização de diesel russo de baixa qualidade ao exterior, mas mantendo o veto ao combustível de alta classe. Segundo a S&P Global, a Rússia é a maior fornecedora de óleo diesel para o Brasil, respondendo por 78% do volume de combustível importado pelo mercado brasileiro desde março. Íntegra para associados.

NSC Total: Porto de SC ganha rota inédita ligando a Europa e o Mediterrâneo

O porto de Itapoá ganhou um novo serviço inédito, conhecido como LUX, que conecta a Europa e o Mediterrâneo à América do Sul. Portos de várias cidades do mundo podem integrar a nova rota, como Roterdã, Hamburgo e Antuérpia. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Portos e Navios: Wilson Sons inicia operação do WS Castor, rebocador para apoiar navios New Panamax de 366 metros no Porto de Santos

A Wilson Sons iniciou, em 16 de setembro, a operação do seu novo rebocador com tecnologia mais sustentável e grande potência, o “WS Castor”. É a quarta embarcação de uma série de seis em construção pela companhia em seus estaleiros, no Guarujá. O “WS Castor” atuará no Porto de Santos com os requisitos necessários para apoiar a atracação e desatracação da nova geração de navios de contêineres de 366 metros. Íntegra para associados.

BE News (p.3): Operações em Porto Alegre seguem paralisadas após aumento de nível do Guaíba

A Portos RS anunciou que as operações no Porto de Porto Alegre seguem suspensas, em consequência do aumento do nível do Lago Guaíba, que vem causando diversos estragos em todo o Estado. Permanecem no local apenas os trabalhadores do setor de guarda, vigilância e do DMAE, em atividades classificadas como essenciais para a manutenção da ordem e preservação do patrimônio. O nível do Lago Guaíba atingiu 3,17 metros na quarta-feira (27), em Porto Alegre, o nível mais alto registrado desde 1941. Íntegra para associados.

BE News (p.5): Terceira edição do Porto Hack Santos é lançada no Camps Santos

A ABTRA lançou a terceira edição da maratona de inovação anual conhecida como Porto Hack Santos, ontem na sede do CAMPS Santos, com a presença de autoridades e da comunidade portuária. Os 50 jovens que vão participar do hackathon são do projeto Aprendiz do Futuro, dessa instituição. Nos dias 9 e 10 de dezembro, eles serão divididos em dez times e vão encarar a maratona de 35 horas. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, afirmou que a associação trabalha forte com o apelo do ESG, por isso a parceria com o CAMPS. “Estamos dando oportunidade para um grupo que está em formação, recebendo treinamentos de tecnologia, inteligência artificial e gestão de empresas. Diria que eles estão se comportando desde o início do curso como se fossem pequenas startups”, destacou. Íntegra para associados.

 

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