Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, Uol e G1: Privatização deve render R$ 16 bi a portos
Os investimentos de R$ 16 bilhões nos portos do Espírito Santo, São Sebastião e Santos equivalem a todo o montante que as administradoras dos portos deixaram de investir entre 2000 e 2020. O primeiro edital, da Codesa, a ser publicado em dezembro e o leilão em abril de 2022, é um teste para privatizar a SPA. Mas o processo deve enfrentar resistência de alguns usuários, que temem aumento nas tarifas portuárias. O diretor de concessões e privatização do BNDES, Fábio Abrahão, diz que o objetivo é fazer um processo de abertura nos portos, o que exige projetos consistentes para que os investidores possam disputar. Já para o consultor Frederico Bussinger, a privatização é uma ‘jabuticaba’. ‘No mundo inteiro, a administração portuária é pública, pode haver conflito de interesses e aumento de preços. É uma equação que não fecha.’ Íntegra para os associados: Estadão, Uol e G1.
Estadão Online (editorial, ontem): A nova ameaça à retomada mundial
O crescimento da demanda por transporte marítimo resultou num encarecimento tão forte dos fretes que ameaça a retomada global e força o aumento de preços. Se o problema persistir até 2022, os preços dos produtos importados poderão subir até 11%, segundo projeção da Unctad/ONU. À limitada capacidade de suprimento de diversos itens juntaram-se outros obstáculos ao comércio internacional. De início, o transporte marítimo mundial foi afetado pela falta de contêineres. Agora soma-se a alta dos fretes. O índice de custo do transporte de um contêiner intermodal de 1 TEU na rota Xangai-Europa em 2020 passou de US$ 1.000 em junho para US$ 4.000 no final do ano, chegando a US$ 7.395 no fim de julho deste ano. A Unctad também compara o desempenho de portos brasileiros e colombianos. Para operações de descarga, a espera média num porto colombiano é de um dia; no Brasil, cinco dias e meio. Para carga, o Brasil é o país que tem a maior espera na lista da Unctad, de mais de uma semana. Íntegra para os associados.
Correio Braziliense: Governo aposta no transporte ferroviário para driblar alta dos combustíveis
O MINFRA passou a adotar um novo modelo de concessão no setor mais rápido e menos burocrático. Trata-se da autorização, instrumento já previsto na legislação brasileira, que tem servido para injetar um novo ânimo no modal ferroviário. A previsão inicial da pasta era de oito pedidos para o novo tipo de concessão. Mas já são 35 pedidos de autorização, o que deve representar cerca de 9 mil quilômetros de ferrovias e R$ 120 bilhões de investimentos. Íntegra para os associados.
IstoÉ e Money Times (reproduzem material da Reuters): Confiança de serviços no Brasil vai em novembro ao menor nível em 5 meses, mostra FGV
Em novembro, o Índice de Confiança de Serviços (ICS/FGV) teve perda de 2,3 pontos e foi a 96,8 pontos, menor nível desde junho deste ano (93,8 pontos). ‘A disseminação da queda sugere que o ritmo de recuperação perde um pouco de força no final do ano. O ambiente macroeconômico frágil é que pode adicionar mais incerteza na continuidade da recuperação na virada para 2022’, explica o economista da FGV, Ibre Rodolpho Tobler. O Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, também caiu 2,7 pontos, para 100,9 pontos, menor nível desde junho (99,1 pontos). Íntegra para os associados: IstoÉ e Money Times.
Isto É Online : Aéreas fazem proposta e aeronautas derrubam a greve
As grandes companhias aéreas, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), chegaram a um acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA): ofereceram reajuste salarial com base em 75% do INPC dos últimos dois anos. A categoria aceitou, em votação em assembleia virtual com mais de 7 mil votos computados. Íntegra para os associados.
Valor: Importação de fertilizante chegará a 35 milhões de toneladas, diz Conab
A Conab estima que as importações brasileiras de fertilizantes chegarão a 35 milhões de toneladas em 2021. Até outubro, alcançaram 33,8 milhões de toneladas, o maior volume já registrado pela estatal. O aumento ocorre a despeito da alta dos preços do insumo ao longo do ano. O Brasil importa 85% dos fertilizantes que consome. Em boletim distribuído hoje, a Conab afirma que os produtores estão capitalizados e, portanto, com capacidade de investir no plantio. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Com nova variante, especialistas defendem maior controle para entrada no Porto de Santos
O governo brasileiro já proibiu a entrada de quem esteve, nos últimos 14 dias, em seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A medida foi tomada após recomendação da Anvisa. No sábado (27), a agência reguladora recomendou que mais quatro países entrem na lista. São eles: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. A medida vale para viagens aéreas, mas ainda não houve manifestação sobre os portos brasileiros. A situação pode afetar também a região, afinal o Porto de Santos é o principal do país e recebe navios com cargas do mundo inteiro. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (impresso, sábado): Desestatização deve ocorrer em 2022
A consulta pública sobre a desestatização da SPA será lançada no próximo mês e o leilão deverá ocorrer no segundo semestre de 2022, segundo o ministro Tarcísio de Freitas, durante visita ao porto de Santos, na sexta-feira (26). Ele explicou que o processo é complexo. Exige segurança jurídica aos arrendatários a respeito do cumprimento dos contratos e a garantia de que os operadores portuários não utilizem sua participação majoritária na nova concessionária em desfavor de outros concorrentes. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos
A Santos Brasil inaugurou na sexta-feira (26) as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no Porto de Santos, que somou investimentos de R$ 450 milhões e agregou mais 400 mil TEU na capacidade operacional. O terminal passa a ser, agora, o único de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax. O total de investimentos previsto no projeto é de R$ 1,5 bilhão, em valores atualizados, até 2031. Íntegra para os associados.
Agência Infra (ontem): Diretores da ANTAQ dizem ver ‘luz amarela’ na suspensão de leilões de terminais
A diretora Flávia Takafashi fez um desabafo a respeito da suspensão de leilões de arrendamento de instalações portuárias, interrompidos pela autarquia após solicitações da SNPTA. Defendeu que é necessário repensar a forma de escolha de prioridades entre os diversos empreendimentos que aguardam por licitação. Os leilões suspensos são o ITG03, de granéis sólidos minerais no porto de Itaguaí; o POA1, de granéis sólidos vegetais no porto organizado de Porto Alegre; e a área AE-14 de carga geral e granito no porto de Cabedelo.
O diretor Adalberto Tokarski sugeriu que os arrendamentos tenham um prazo maior de divulgação, a fim de permitir uma maior participação do setor privado. O diretor-geral Eduardo Nery informou que já conversou com o secretário Diogo Piloni para evitar que problemas como esse sigam ocorrendo. Íntegra para os associados.
Portogente: Ministro Tarcísio candidato ao governo de São Paulo
O anúncio da provável candidatura do ministro Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo, negado por sua assessoria, impactou o noticiário político. O ministro tem muito potencial político para assumir uma cadeira no legislativo federal. Além do mais, a vitória do governador João Dória nas prévias do PSDB será uma pedra enorme no caminho do candidato do PL ao Palácio dos Bandeirantes. E o Minfra não tem uma foto bonita para mostrar do processo da desestatização do Porto de Santos. É inexplicável a insegurança que se assiste no programa de desestatização dos portos e que se traduz por uma insatisfação generalizada. No Porto de Santos, prioriza a desestatização e ativos, sem abordar devidamente os fatores essenciais para o progresso do Estado de São Paulo. Íntegra para os associados.
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