Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/11/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Valor Econômico: Ministro ameaça levar renovação de concessão ferroviária à Justiça

Depois de executivos da Vale demonstrarem falta de interesse em rever os termos da renovação antecipada das concessões de ferrovias, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), decidiu subir o tom nas negociações com a mineradora ao admitir que está disposto a levar o caso à Justiça. Para ele, é possível que o processo resulte na responsabilização criminal de gestores públicos e executivos que assinaram os contratos supostamente em desfavor do Poder Público. A crítica do ministro é dirigida não só à renovação antecipada de duas linhas da Vale, em especial a Estrada de Ferro Carajás, mas aos contratos assinados por Rumo e MRS Logística. Ao todo, são quatro ferrovias, todas renovadas no governo Jair Bolsonaro. Agora, o governo quer reaver R$ 30 bilhões para apoiar seu plano de investimento no setor. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Santos Brasil prevê antecipar investimentos em contêineres em 2024

A operadora portuária Santos Brasil planeja realizar investimentos entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões em seus terminais de contêineres em 2024, antecipando aportes que estavam programados para 2025 e 2026, segundo o presidente, Antonio Carlos Sepúlveda. “O objetivo é ter sempre uma capacidade de 200 mil TEUs [medida equivalente a contêiner de 20 pés] a 300 mil TEUs de sobra no Porto de Santos”, disse ele, durante evento realizado ontem pela empresa. A antecipação se refere basicamente à compra antes do previsto de dois guindastes e de oito equipamentos para a movimentação de carga no pátio, de equipamentos que deverão chegar em 2025. A decisão de antecipar os investimentos também decorre da percepção de que o leilão do STS 10, no Porto de Santos – que ampliaria a capacidade de contêineres – não é o foco do governo neste momento, segundo Sepúlveda. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo: Primeiro voo transatlântico com combustíveis sustentáveis é realizado, diz aérea

Ontem a companhia aérea britânica Virgin Atlantic operou o primeiro voo transatlântico movido inteiramente por combustíveis sustentáveis, mas organizações ambientais descreveram a iniciativa como “greenwashing” — ou “lavagem verde”. O avião decolou do aeroporto de Heathrow, em Londres, por volta das 8h50 (horário de Brasília) e deve pousar no JFK, em Nova York, às 16h30 (horário de Brasília). Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Anunciado em Santos, programa Navegue Simples pode destravar concessões

Destravar concessões para TUPs e arrendamentos em portos públicos é o objetivo do Ministério de Portos e Aeroportos com o programa Navegue Simples, que deve ser lançado em janeiro de 2024. A notícia agradou especialistas do setor.  O programa será feito em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Tribunal de Contas da União (TCU). A Antaq, inclusive, chegou a abrir um questionário para receber sugestões. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Parte de Santos ficará debaixo d’água até 2050, alerta relatório da ONU

Por volta de 2050, terrenos onde vivem 5% da população de Santos — mais de 20 mil pessoas — poderão estar inundados por causa do aumento do nível do mar. A estimativa faz parte de levantamento internacional divulgado ontem pela ONU, em conjunto com a Human Climate Horizons, plataforma de dados sobre impactos futuros de alterações do clima.  A perspectiva se baseia na manutenção das atuais emissões de gases de efeito estufa, classificadas como um cenário intermediário. No caso de Santos, significaria que, até 2039, o nível do mar subiria 11,61 centímetros em relação ao verificado entre 1995 e 2014. Já entre 2040 e 2059, o aumento seria de 24,64 cm; e entre 2080 e 2099, o nível do mar estaria 55,84 cm mais alto. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Exportação de suco de laranja pelo Porto de Santos cresce 10,5%

O Porto de Santos embarcou 2,1 milhões de toneladas de suco de laranja entre janeiro e outubro deste ano, quantidade 10,5% superior ao mesmo período de 2022, quando foram 1,9 milhão de toneladas. Desse total, 316,6 mil toneladas foram escoadas pela Louis Dreyfus Company (LDC), cujo terminal, instalado no Armazém 30 (T-30), na Margem Direita, completou 15 anos. A LDC está entre as principais companhias que processam suco de laranja no Brasil, que é o maior exportador mundial do produto. As outras são a Citrosuco e a Cutrale. Íntegra para associados.

Santaportal e Comex do Brasil: Milho se destaca na pauta de exportações pelo Porto de Santos em outubro

A safra de milho elevou os embarques do produto no Porto de Santos em 29,6%, no mês de outubro, totalizando 3,2 milhões de toneladas. Com isso, o acumulado do ano subiu para 14,8 milhões de toneladas, um aumento de 34,5%. O resultado do grão ajudou a manter o recorde do Porto, que está em 142,0 milhões de toneladas, crescimento de 2,7% em relação ao período entre janeiro e outubro do ano passado. De acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o resultado somente não foi melhor devido ao clima. A carga conteinerizada em outubro somou 439.743 TEU e no acumulado do ano 3,9 milhões de TEU, reduções de 2,6% e 6,9%, respectivamente. Íntegra para associados; Santaportal e Comex do Brasil.

JB Litoral e Agência Porto: Portos do Paraná registra crescimento de 15% na exportação em apenas 10 meses

De janeiro a outubro de 2023, a Portos do Paraná registrou crescimento de 15 % nas movimentações para exportação. Ao todo, foram 35,1 milhões de toneladas, um aumento de 4,5 milhões em relação a 2022. As cargas que foram destaque são soja, açúcar e farelo; sendo os principais destinos China, Coreia do Sul e Japão. A expectativa é que, até o final do ano, a Portos do Paraná alcance a marca total de 62 milhões de toneladas importadas e exportadas, um crescimento de 6,2% em relação a 2022. Íntegra para associados; JB Litoral e Agência Porto.

Imprensa Setorial:

Agência Infra e BE News (p.6): ANTT aprova edital de concessão da BR-040/MG e indica necessidade de ajustes no trecho fluminense da via

A ANTT aprovou a proposta de edital e contrato para a concessão da BR-040/MG, trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), e decidiu devolver à unidade técnica os estudos referentes à concessão do trecho da BR-040 que vai de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro (RJ) para mais análises. O trecho em questão tem início no entroncamento da antiga Estrada União e Indústria, em Juiz de Fora (MG), até o entroncamento com a BR-116/RJ, contabilizando cerca de 180 quilômetros de extensão. A proposta até o governo passado era fazer uma concessão única entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Por decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi dividido em dois. Íntegra para associados; Agência Infra e BE News.

Portos e Navios: CI prorroga até 2031 isenção de imposto sobre cargas do Norte e Nordeste

A Comissão de Serviços de Infraestrutura da Câmara aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.765/2019, que prorroga até dezembro de 2031 a isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre as cargas com origem ou destino nas regiões Norte e Nordeste do país. O texto prorroga benefício instituído pela Lei 9.432, de 1997, que trata da ordenação do transporte aquaviário. Quando da apresentação do projeto, o texto inicial prorrogava o benefício até o início de 2022. Quando da aprovação na Câmara, os deputados entenderam estender o prazo até janeiro de 2027, no entanto o relator apresentou emenda para esticar o prazo até 31 de dezembro de 2031. Íntegra para associados.

BE News (p.3): Arábia Saudita vai investir R$ 10 bilhões no Brasil, diz ministro

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram ontem, em Riade, na Arábia Saudita, de uma nova rodada de reuniões com autoridades do país, que pretende, segundo o Governo Federal, investir US$ 10 bilhões no Brasil. Nesses encontros foram apresentados projetos de investimento no Brasil para aumentar as relações comerciais e de parceria entre os países nos setores de infraestrutura portuária, aeroportuária e de energia, agricultura e indústria.  Segundo Rui Costa, o Governo e a Arábia Saudita vão construir um grupo ministerial de trabalho para alavancar as oportunidades de aplicação dos US$ 10 bilhões que o país pretende injetar no Brasil. Íntegra para associados.

Agência Porto: Draga Utrecht chega ao Porto do Rio Grande para iniciar a segunda etapa da dragagem

Já se encontra em Rio Grande a draga Utrecht, que realizará a segunda etapa da obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto. A embarcação da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação destinada a escolher a empresa responsável pelos serviços de dragagem, irá trabalhar na manutenção das profundidades do canal de navegação com a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco