Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/11/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: BR dos Rios: projeto pretende explorar potencial hidroviário para transporte de carga

O projeto conhecido como BR dos Rios voltou a avançar no governo federal. Após três anos desde o anúncio, o governo federal criou a primeira Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, focada no desenvolvimento do potencial hidroviário do País. Em 2023, a então secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori, afirmou que o projeto seria entregue até o final daquele ano, o que não aconteceu. Desde a criação da secretaria, o governo já anunciou 60 empreendimentos hidroviários (43 Obras Públicas + 17 projetos), através do Novo PAC. Além disso, também lançaram o programa de concessões hidroviárias (Plano Geral de Outorgas – PGO), inédito no País. Íntegra para associados.

Valor Econômico, O Globo, Estadão On-line e Folha: Ecorodovias vence leilão da Nova Raposo com oferta de R$ 2,2 bi e ações despencam

A Ecorodovias venceu a licitação da concessão rodoviária Nova Raposo, com oferta de R$ 2,19 bilhões de outorga, que será paga ao governo paulista. A concessionária vai investir R$ 7,9 milhões em 92 km de rodovias. O leilão foi realizado ontem na sede da B3, em São Paulo. A proposta do grupo ficou R$ 1 bilhão acima da oferta do segundo colocado e garantiu a vitória da empresa sem que a disputa fosse à etapa de lances por viva-voz. Participaram da licitação outros três concorrentes: a EPR, plataforma da Perfin e da Equipav, que apresentou oferta de R$ 1,17 bilhão; a CCR, com oferta de R$ 1,04 bilhão; e a Via Appia, plataforma de rodovias da Starboard, que fez proposta de R$ 477,48 milhões pelo ativo. Íntegra para associados: Valor Econômico, O Globo, Estadão On-line e Folha.

Correio Braziliense: Lula libera aporte de R$ 3,6 bilhões para concluir Transnordestina

O presidente Lula assinou ontem um novo aporte para a construção da ferrovia Transnordestina, no valor de R$ 3,6 bilhões. O valor será utilizado para concluir o trecho entre a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Pecém, no Ceará. Os recursos serão concedidos por crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a concessionária Transnordestina Logística (TLSA), responsável pelo trecho. O acordo foi assinado por Lula durante evento fechado no Palácio do Planalto. O trecho tem cerca de 62% das suas obras já concluídas. Ao todo, o orçamento é de R$ 15 bilhões, dos quais R$ 7,1 bilhões já foram utilizados. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Governo pode investir até R$ 4 bi em aeroportos regionais para tentar atrair interessados

O governo federal pode fazer investimentos bilionários em aeroportos regionais para torná-los atraentes e facilitar a concessão dos terminais a grupos privados a partir de 2025, disse ontem o secretário executivo adjunto do MPor, Fábio Lavor Teixeira. Segundo ele, os valores a serem aplicados estão sendo negociados com os Ministérios do Planejamento e de Orçamento e Gestão, mas podem ficar entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Logística de exportação para a China proporciona oportunidades para todos os gostos

A China está distante do Brasil pouco mais de 16 mil km – uma viagem de 45 dias de navio. Cerca de 80% das compras do país asiático no Brasil se concentram em petróleo, minério de ferro e soja, o que torna o transporte marítimo e ferroviário primordial nessa relação. Com o comércio intenso, os custos logísticos chegaram ao patamar mais elevado dos últimos 20 anos no Brasil. As exportações em grãos cresceram acima da movimentação ferroviária, o que já desperta uma série de investimentos bilionários de olho na demanda da segunda maior economia do mundo. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos: Porto de Santos bate recorde histórico com 153 milhões de toneladas de cargas movimentadas

O Porto de Santos registrou um recorde histórico de 153 milhões de toneladas em cargas movimentadas entre janeiro e outubro, um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram 142 milhões de toneladas. Em outubro, o cais santista também teve a maior movimentação de cargas na série histórica em outubro, com 15,5 milhões de toneladas, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram quase 14,3 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8) e Agência Porto: Antaq lança inventário de emissões este ano

A Antaq vai lançar o Inventário Setorial de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até o final deste ano. A primeira entrega será relativa à navegação de cabotagem (dentro do País), segundo informação foi dada pelo diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, em reunião do Grupo Parlamentar de Relacionamento com o Brics, no Senado Federal. Ele destacou ainda que após a entrega do levantamento da navegação interior será feito o lançamento “do inventário de emissões do setor portuário com parcerias com a CNI e a CNT para poder mapear toda a cadeia de emissões de gases de efeito estufa”. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8) e Agência Porto.

Santa Portal: Especialistas debatem em Santos mudanças nas leis de modernização dos portos brasileiros

As principais personalidades do setor portuário brasileiro se reúnem em Santos para debater mudanças nas leis de modernização dos portos. Autoridades, lideranças empresariais e especialistas participarão do seminário “Modernização dos Portos – Lanterna na Popa e na Proa”, que será realizado na próxima segunda-feira (2), a partir das 9h, no Auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara de Santos. O evento busca fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas com as implementações das Leis 8.630/93 e 12.815/2013, indicando os avanços e os pontos que precisam ser aperfeiçoados. Íntegra para associados. 

Correio do Litoral e Informativo dos Portos: Porto de Paranaguá anuncia leilão da área ocupada pela Cargill

A APPA anunciou o leilão do espaço denominado PAR15 para 21 de fevereiro de 2025, na sede da B3, em São Paulo. O Aviso do Leilão nº 1/2024 foi publicado nos diários oficiais da União e do Paraná na terça-feira (26), acompanhado do edital e dos documentos técnicos e jurídicos necessários. A PAR15 será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, com concessão para exploração pelo novo arrendatário por 35 anos. Atualmente, a área é ocupada pela Cargill. O vencedor do leilão deverá realizar investimentos de aproximadamente R$ 293 milhões no espaço, além de aportar R$ 311 milhões na implantação da primeira etapa do Píer em T. Íntegra para associados: Correio do Litoral e Informativo dos Portos.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Greve dos auditores da Receita impacta comércio exterior e gera ações judiciais

A greve dos auditores da Receita Federal, iniciada na terça-feira (26), tem causado transtornos significativos aos importadores e exportadores brasileiros, afetando a logística e gerando custos adicionais. Entre os principais impactos estão atrasos no desembaraço aduaneiro, elevação de despesas com demurrage e armazenagem, além da escassez de insumos e mercadorias. Esses problemas, como explica Daniel Zugman, advogado do BVZ Advogados, podem levar à violação de contratos, aplicação de multas e até a perda de clientes e fornecedores, prejudicando a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional. Diante da situação, empresas têm acionado a Justiça para exigir o cumprimento de prazos legais de desembaraço aduaneiro. Íntegra para associados. 

Guia Marítimo: Porto Chibatão retoma operações após estiagem histórica no Amazonas

Depois de quase 70 dias sem receber navios devido à maior estiagem já registrada nos rios do Amazonas, o Porto Chibatão voltou à atividade nesta semana. Na terça-feira (26), atracou o Mercosul Suape (Mercosul), seguido pelo Jacarandá (Log-In) na quarta-feira (27), movimentando 2.080 contêineres. A retomada marca um momento decisivo para a logística regional, reativando o fluxo econômico e garantindo insumos essenciais ao Polo Industrial e ao comércio de Manaus. Durante a estiagem, o Grupo Chibatão implementou um píer flutuante provisório em Itacoatiara, que se tornou crucial para manter o abastecimento e evitar uma crise econômica maior na região. Íntegra para associados.

Noticenter: Porto Itapoá adiciona capacidade com mais 540 tomadas reefers

O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres reefers, com a instalação de 540 novas unidades. Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de Santa Catarina e avançando para se tornar o segundo maior do Brasil. Em dezembro, mais 540 tomadas serão adicionadas, totalizando 3.972 unidades. Íntegra para associados.

BE News (p. 8): Integração ferroviária avança no Porto de Santos com meta para 2026

As últimas fases do projeto que visa integrar as concessionárias da Fips têm previsão de entrega para 2026. A iniciativa busca aprimorar a eficiência de 25 terminais portuários conectados ao modal e aumentar a produtividade das três empresas que operam na região. O anúncio foi feito ontem por Isaac Lourenço, gerente de operações da MRS, durante o InfraConnect. O evento, que é uma iniciava da ANTT em parceria com o Grupo Brasil Export e a Anatel, aconteceu na Arena B3, em São Paulo. O projeto é composto por cinco fases e teve início em 2022. A ideia é promover o compartilhamento de dados, permitindo otimizar as operações e agilizar o fluxo de cargas. Íntegra para associados.

Portal BE News: Executiva do BID reforça papel do setor privado na infraestrutura

“O Brasil enfrenta uma lacuna de financiamento estimada entre 2% e 2,5% do PIB ao ano para alcançar padrões adequados de infraestrutura”. A afirmação foi de Paola Arrunategui Martinez, chefe de operações do BID, durante a solenidade de abertura do InfraESG Talks, realizado ontem na Arena B3. Ela destacou o papel decisivo do setor privado, que “desempenha um papel crucial, especialmente por meio de concessões e PPPs”. Íntegra para associados.

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