Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

30/03/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Movimento de cargas deve cair 10%

O setor portuário projeta para este ano queda de até 10% na movimentação de cargas, devido à redução da demanda global e aos altos juros praticados no país. Por outro lado, a desaceleração provocou a derrubada dos preços dos fretes e a reordenação da logística global. Na área regulatória, a criação do Ministério de Portos e Aeroportos e as escolhas de Márcio França, Fabrizio Pierdomenico e Roberto Gusmão podem ser um caminho para acelerar os investimentos. Pierdomenico destaca que a modelagem de Paranaguá que vai conceder o canal de acesso pode servir de base para outras concessões portuárias, mas que analisa a concessão não apenas do canal, mas de toda a zeladoria, e a autogestão da autoridade portuária. Com a privatização descartada, o porto de Santos segue batendo recordes, tendo movimentado 162,4 milhões de toneladas, alta de 10,5% em 2022. Para 2023 a 2026, dentre os 46 arrendamentos previstos, o mais cobiçado é o STS-10. O presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, diz que está discutindo no Cade, via entidades de classe, a exclusão da BTP “O problema não é de verticalização, mas de práticas anticoncorrenciais e abusivas pelos grupos MSC e Maersk, responsáveis por mais de 70% da carga conteinerizada que vem para o Brasil. Se a BTP adquirir o STS-10, haverá um monopólio em Santos. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Mudanças de governo devem reduzir ritmo dos leilões de concessões

As mudanças dos governos federal e estaduais devem reduzir o ritmo de novas concessões e de relicitação de ativos que estão sendo devolvidos. Também levantam dúvidas sobre pontos como a participação acionária de 49% da Infraero nos primeiros terminais aeroportuários concedidos no país. A relicitação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante é a primeira de um processo que envolve outras dez concessões no setor de transportes: sete rodovias, uma ferrovia e outros dois terminais aéreos. Em rodovias, a expectativa é em relação a avanços no programa de concessão do Paraná, que deve reunir estradas federais e do Estado que englobam a interligação do porto de Paranaguá com as regiões norte e oeste do Estado, que se destacam pela grande produção agrícola e a fronteira do Brasil com o Paraguai, importante ligação com o Mercosul. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Expansão dos modais depende de novos projetos na malha logística

A expansão da multimodalidade no país exige investir em infraestrutura viária e na construção de estações de transbordo para melhorar a eficiência e desonerar a operação de escoamento da produção. Uma matriz de transporte desequilibrada eleva o custo para os donos da carga que, segundo a Fundação Dom Cabral, pode atingir 12,35% do faturamento bruto. O índice está muito acima do registrado em outros países (8,5%), como China, Canadá, Estados Unidos, Austrália e até mesmo a Índia. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Cabotagem sofre com crise climática

Com histórico de crescimento de 10% ao ano, a cabotagem sofreu forte revés em 2022 devido à redução da demanda interna: os 203,3 milhões de toneladas movimentadas representaram recuo de 1,76% em relação a 2021. Embora a movimentação portuária nacional tenha sido menor, terminais portuários avaliam que houve aumentos de movimentação de suas cargas por causa da expansão da cabotagem. Já a BR do Mar segue sem efeitos depois de um ano e quatro meses da aprovação. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Governo usou recursos da Marinha Mercante para pagar dívida, diz CNT

Nos últimos dois anos, R$ 17,44 bilhões do AFRMM foram direcionados ao governo federal para pagamento de dívida mobiliária. Segundo levantamento da CNT, o desvio de finalidade compromete a modernização e renovação da frota de navios e embarcações, tanto de cargas quanto de passageiros. A despesa autorizada do fundo chegou a R$ 10,64 bilhões em 2021 e R$ 14,43 bilhões em 2022, a maior parte para o pagamento de dívida da União. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Ampliação da infraestrutura de transportes demanda novos modelos de parceria

A FDC nota que o programa de privatizações brasileiro nas últimas duas décadas, principalmente no governo Bolsonaro, foi o maior de todos os países, garantindo a modernização de rodovias e aeroportos, mas sem ajudar na conservação das malhas rodoviária e ferroviária em geral. A depreciação dos ativos logísticos do Brasil já está por volta de R$ 100 bilhões. Com uma malha rodoviária de 1,4 milhão de quilômetros, o Brasil tem 190 mil km pavimentados, dos quais 26 mil entregues à administração privada. Outros 25 mil km dessas estradas asfaltadas poderiam ser privatizados sem maiores problemas. O governo atual não emitiu nenhum sinal de que pode aceitar a sugestão. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Hidrovias à espera de avanços na regulamentação

Depois de amargar prejuízos pela seca, as hidrovias brasileiras registraram movimentação 5,36% maior no ano passado, na comparação com o anterior. Os dados da Antaq indicam que o setor movimentou 38,4 milhões de toneladas, com destaque às regiões hidrográficas da Amazônica e Tocantins-Araguaia, responsáveis por 76% do transporte interior do país. Ambas tiveram crescimento de 14,5% e 13,1%, respectivamente. Íntegra para associados.

Folha: Supersafra e exportações dão impulso ao PIB do agronegócio

A safra de grãos poderá atingir 310 milhões de toneladas neste ano, o que vai gerar ganhos de R$ 1,25 trilhão para os produtores dentro da porteira. No entanto, os juros altos, inflação elevada e ritmo mais lento da economia mundial poderão afetar tanto a procura como os preços dos alimentos. O Brasil terá alguns pontos fortes no setor externo neste ano, principalmente com soja, milho e carnes. Só as exportações do complexo soja deverão atingir US$ 66 bilhões neste ano, nos cálculos da Abiove. Íntegra para associados.

Estadão: Uso da moeda chinesa em exportações pode trazer vantagens para o Brasil, avaliam especialistas

O avanço nas negociações entre Brasil e China para que o comércio e investimentos entre os dois países seja feito diretamente entre o real e o yuan, excluindo o dólar dos Estados Unidos, pode trazer vantagens para exportadores e importadores brasileiros, com baixo risco para o País. O dólar vai continuar a principal moeda de troca internacional, mas o yuan está se fortalecendo internacionalmente, explica o Conselho Empresarial Brasil-China. Em primeiro lugar, as transações diretas permitiriam redução de custos financeiros, já que ao passar os pagamentos da moeda chinesa para o dólar e depois para o real, ou vice-versa, há perdas nas taxas de câmbio. Em segundo lugar, as taxas de câmbio para o renmimbi, com maior controle do governo chinês, variam menos, dando maior previsibilidade para as empresas. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Porto de Santos terá simulado de atendimento a acidente nesta quinta-feira

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela SPA, realiza hoje um exercício simulado de atendimento a acidente. O objetivo é treinar e preparar os integrantes das equipes de emergência para ocorrências reais, avaliando a eficiência do uso de recursos e tempo de resposta, além de verificar necessidades de melhorias. Ocorrerá em um terminal de celulose no cais de Outeirinhos, na Margem Direita do Porto. Íntegra para associados.

Bem Paraná: Porto Itapoá reduz uso de óleo lubrificante pela metade

O óleo lubrificante usado nos motores diesel dos RTGs do Porto Itapoá foi reduzido pela metade a partir deste ano, com base numa análise de óleo que comprovou a possibilidade de usá-lo pelo dobro do tempo, sem qualquer prejuízo às operações. O óleo utilizado é encaminhado para uma empresa que faz reciclagem do material, que retorna para o mercado com outros fins. A economia vai poupar R$ 218 mil ao Terminal catarinense em 2023. Íntegra para associados. 

G1 (RS): PF apreende mais de 200 kg de cocaína escondida em casco de navio no porto de Rio Grande

A Polícia Federal e a Marinha do Brasil apreenderam ontem 206 kg de cocaína dentro de um navio no porto de Rio Grande. A droga estava armazenada em cinco bolsas embaladas com material impermeável depositadas na caixa de mar do navio com destino a Europa. Na segunda-feira (27), a PF apreendeu outros 103 kg de cocaína no mesmo porto. Um tripulante de nacionalidade filipina foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 5): Coalizão define eixos de trabalho para o desenvolvimento econômico da Baixada Santista

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SDE) promoveu na segunda-feira (27) a primeira reunião de trabalho da coalizão da Baixada Santista para alavancar a economia da região. O secretário Jorge Lima e empresários de diversos segmentos definiram cinco eixos de trabalho, divididos nos seguintes subgrupos: 1 – Educação, Tecnologia, Inovação e Qualificação; 2 – Porto, Polo Industrial e Petróleo & Gás; 3 – Mobilidade; 4 – Turismo e Revitalização do Centro de Santos; 5 – Construção Civil e Programas Habitacionais. Serão realizados encontros direcionados para cada eixo. Íntegra para associados.

Agência Porto: Appa precisa realizar análise concorrencial em licitações para arrendar áreas públicas

A unidade técnica do TCE-PR apontou a recomendação para que a Appa inclua análise detalhada de impacto concorrencial, nos termos da legislação vigente, nos EVTEA dos dois procedimentos licitatórios analisados, bem como de quaisquer licitações futuras que envolvam a exploração de áreas e instalações do porto organizado. O relatório concluiu que os EVTEA das licitações analisadas não apresentavam qualquer tipo de análise concorrencial. De acordo com os auditores do Tribunal, além de a ausência contrariar as normativas que regem o tema, ela pode comprometer o tratamento igualitário entre os interessados no certame, levando a possíveis práticas lesivas à livre concorrência. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: PPI passa a monitorar andamento de concessões e vai qualificar só projetos maduros do ‘novo PAC’

O secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, afirmou que a volta do PAC para a Casa Civil vai dar a ele uma nova função, a de apoiar o monitoramento do andamento dos projetos concedidos após a realização dos leilões. Ele garantiu que não há posicionamento contra o avanço das parcerias com o setor privado, mas defendeu que as modelagens vão priorizar aumentar investimentos e reduzir tarifas, e não arrecadar mais. Disse ainda que está trabalhando na modelagem do túnel Santos-Guarujá e que o secretário Márcio França deverá anunciar 15 leilões de arrendamento de terminais até julho. Íntegra para associados.

BE News (p. 3): Câmara vai convidar ministros para ouvir planos das pastas

O colegiado de Viação e Transportes da Câmara Federal quer ouvir o ministro Márcio França, o ministro Renan Filho e o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, sobre seus planos de trabalho. As agências reguladoras também estão na mira dos congressistas. Ainda não há data marcada para as atividades. Íntegra para associados.

BE News (Coluna Espaço ABTRA – p. 4): Pílulas de AFC – OEA-Integrado

O OEA-Integrado permite certificar empresas integrantes de uma cadeia logística que apresentem baixo grau de risco no controle exercido pela Receita Federal e, também, nos de outros órgãos anuentes, como o Vigiagro/Mapa e a Anvisa, com vista a facilitar o fluxo de mercadorias nas operações de comércio exterior. Cada um dos órgãos públicos estabelece seus próprios requisitos para certificação e os níveis de benefícios, em relação ao grau de segurança ou conformidade demonstrado pelo operador. E as facilidades de um OEA são estendidas a todos os envolvidos na sua cadeia de comércio exterior, independentemente da certificação. Íntegra para associados.

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