Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

30/04/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

G1 (Brasília): Em quase 6 meses, GLO em portos e aeroportos prendeu 2.841 pessoas, apreendeu 274 armas e 144 toneladas de drogas

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, em quase seis meses de atuação, a operação de GLO das Forças Armadas em portos e aeroportos prendeu 2.841 pessoas e apreendeu 274 armas e 144 toneladas de drogas. As ações ocorrem nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, além do lado brasileiro do lago de Itaipu e do reforço no monitoramento em Mato Grosso do Sul e Paraná. A GLO deve durar até 3 de maio, mas pode ser prorrogada pelo governo federal. Uma reunião na quinta-feira (2) com representantes da Presidência, ministérios e forças de segurança vai discutir se a ação será estendida. Íntegra para associados.

Portal Exame: Oferta de soluções logísticas integradas é a grande tendência em supply chain

A pesquisa ‘O impacto das decisões de Supply Chain nas empresas’, realizada pela MindMiners e EXAME em parceria com a DP World, mostra que estão em evidência os provedores end-to-end, aqueles que oferecem aos clientes serviços integrados em todas as etapas da logística. “As cadeias de suprimentos se tornaram mais complexas nas últimas décadas, envolvendo diferentes fornecedores e parceiros logísticos que se conectam em várias partes do mundo. Gerenciar tudo isso aumenta os custos para o transporte de mercadorias. Por isso, o mercado clama por soluções integradas”, analisa Fábio Siccherino, CEO da DP World Brasil. Íntegra para associados.

Estadão (Americas Quarterly): Segurança, combate à corrupção: as lições para melhorar a segurança dos portos na América Latina

A Americas Quarterly reuniu cinco recomendações para melhorar a segurança nos portos das Américas, com base em conversas com executivos do setor. 1) Aumentar a segurança cibernética – os ataques aos portos geralmente envolvem ransomware, que interrompe as operações para que os criminosos possam solicitar um resgate para restaurá-las; 2) Não confiar demais em reputações – as organizações criminosas com frequência têm como alvo portos com reputação “limpa” precisamente porque isso pode diminuir a probabilidade de serem pegos; 3) Usar tecnologia para rastrear contêineres – o GPS permite mecanismos como geofencing, que cria um limite virtual em torno de um local específico, permitindo o rastreamento de contêineres em tempo real; 4) Fortalecer mecanismos anti-corrupção – Whistleblowers e mecanismos de denúncia anônima ajudam a identificar problemas de corrupção. 5) Melhorar a cooperação e a troca de informações – As autoridades europeias reforçaram os contatos com os seus colegas latino-americanos em meio ao recente boom no comércio transatlântico de cocaína. O esforço está tendo efeito. Íntegra para associados.

O Globo On-line e CNN Brasil: BNDES lançará edital de estudos para descarbonização da frota marítima

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira que a instituição lançará até julho um edital para realização de estudos sobre o parque industrial naval brasileiro. O objetivo é criar um panorama dos estaleiros marítimos do país e analisar a capacidade do setor para contribuir na descarbonização da frota naval brasileira. Íntegra para associados: O Globo On-line e CNN Brasil.

CNN Brasil: Acordo inédito em concessão de rodovia deve liberar investimentos de R$ 8 bi no ES

O governo e o TCU deverão fechar o primeiro acordo de uma série de repactuações envolvendo contratos problemáticos na área de infraestrutura. O acordo, que já tem aval do Ministério dos Transportes e da área técnica do tribunal, envolve a concessão da BR-101 no Espírito Santo. Com 476 quilômetros de extensão, da divisa do Rio de Janeiro à Bahia, a estrada é administrada pela Ecorodovias desde 2013. A repactuação envolvendo a Ecorodovias deverá destravar cerca de R$ 8 bilhões em novos investimentos na rodovia. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Estado terá projeto-piloto do PCS em São Sebastião

O Governo Estadual informou que vai implementar um piloto de Port Community System (PCS) nas operações no Porto de São Sebastião. A adoção do sistema, prevista para até 2026, abre a oportunidade de ganhos de eficiência na logística portuária. O PCS é uma plataforma digital que integra todos os atores envolvidos na comunidade portuária, reduzindo o tempo de espera de navios e caminhões e o custo das operações de importação e exportação. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo do economista e professor universitário, Roberto Paveck): Port Community System e os desafios para avançar

Apesar dos benefícios, o PCS é um projeto diferente de outras iniciativas tecnológicas. Ele depende, essencialmente, da disposição da comunidade portuária em colaborar e adaptar suas práticas comerciais estabelecidas a um novo modelo. De forma prática, desenvolver um PCS demanda uma compreensão profunda das atividades dos diversos entes que atuam no porto, além da reestruturação dos procedimentos existentes. Esta é uma tarefa que requer um esforço considerável. Primeiramente, porque uma comunidade portuária representa um ecossistema complexo, composto por diversos atores, cujos interesses nem sempre estão alinhados. Em segundo lugar, é altamente provável que cada entidade tenha desenvolvido seus sistemas e processos, sem considerar a possibilidade de integração futura. Íntegra para associados.

G1 Santos: Litoral de SP ‘desaparece’ devido à forte neblina e fecha o maior porto do hemisfério sul; VÍDEO

Uma forte neblina cobriu algumas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta manhã. As operações no Porto de Santos e na travessia de balsas foram paralisadas. De acordo com a Capitania dos Portos, a entrada e saída de navios no Porto de Santos foram suspensas por volta de 7h devido ao tempo encoberto e, por volta das 8h15, ainda não haviam sido retomadas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): São 14 mil pombos na área portuária

Um estudo elaborado pela Raiz – Consultoria Hídrica e Ambiental detectou população de aproximadamente 14 mil pombos domésticos na Margem Direita do Porto de Santos, com maior incidência na região que concentra os terminais de grãos, na Ponta da Praia, Outeirinhos e Macuco. A APS informou que as empresas onde foram verificados problemas já foram notificadas para providenciarem a limpeza de trilhos e caminhões e evitar poças de água. O mapeamento está relacionado ao Programa de Monitoramento e Controle de Fauna Sinantrópica Nociva, condicionante da licença ambiental do Porto de Santos. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Porto do Itaqui: potencial estratégico na exportação de cobre impulsiona desenvolvimento nacional

Desde o início das operações de exportação em 2004, a Vale tem utilizado o Terminal de Cobre no Porto do Itaqui como ponto de partida para suas transações internacionais. Foram 12,6 milhões de toneladas já exportadas. Itaqui possui importante posição estratégica para escoação do produto, com sua proximidade a áreas de extração do minério, principalmente as minas de Sossego e Salobo, no município de Canaã dos Carajás (PA) e Marabá (PA), e uma maior proximidade com os países de destino. Em 2023, a quase totalidade das exportações de cobre pelo Porto do Itaqui teve como destino países como Espanha, Itália, Alemanha, Suécia e Polônia. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Demora em publicação de decreto deve adiar fases de implantação do DT-e em até seis meses

O atraso na publicação de um decreto para regulamentar o DT-e (Documento Eletrônico de Transporte) deve adiar em até seis meses cada fase de implantação da plataforma que unificará a documentação nacional do transporte de cargas no país. A expectativa na Infra S.A., que está à frente do projeto, é de que esse decreto seja publicado até o final de maio, mas ele estava previsto desde o ano passado. A ideia é de que esteja incorporada ao DT-e, até 2028, uma lista estimada de 46 documentos extraídos de um universo de 175 documentos analisados, sendo 128 deles relacionados diretamente ao transporte de cargas. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco