Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Complexo portuário vai atingir em 2021 meta prevista para 2030
Apontado como porta de entrada do Mercosul, o Paraná deve antecipar em dez anos a marca de 60 milhões de toneladas em movimentação de carga em seus portos. Em maio atingiu o recorde de 6 milhões de toneladas movimentadas e no ano passado operou 57 milhões de toneladas, volume próximo à meta estipulada para 2030 no PNLP. O resultado reflete o investimento da Portos do Paraná de R$ 361,5 milhões em projetos, obras e serviços, como a ampliação do cais e a modernização do Berço 201, a dragagem de manutenção continuada e as reformas dos terminais de passageiros e turismo da Ilha do Mel. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Porto da CCCC no Maranhão não sai do papel
Mais de três anos depois de lançar a pedra fundamental para erguer um porto privado em São Luís, a CCCC não conseguiu avançar no projeto, avaliado em R$ 2 bilhões à época. A gigante chinesa enfrenta um impasse com seus sócios, a WPR, empresa de infraestrutura do grupo WTorre e a Lyon Capital, fundada por Paulo Remy. Esses dois acionistas minoritários contrataram o BTG Pactual para vender seus 49% no empreendimento. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Leilão de trecho da BR-163 deverá atrair pouca concorrência
O leilão da BR-163, entre o Mato Grosso e o Pará, terá concorrência limitada, mas deverá ser bem-sucedido. Optou-se por um contrato mais enxuto para equacionar a demanda da rodovia com o projeto de construção da Ferrogrão. A avaliação é que, com a ferrovia, a concessão da BR-163 se torna inviável economicamente, porque toda a carga tende a migrar aos trilhos. A solução foi fazer um contrato mais curto para evitar essa competição e viabilizar ambas iniciativas. O leilão da estrada deverá ser realizado em 8 de julho. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Alterações na Câmara em MP devem fazer país subir mais que o previsto em ranking de ambiente de negócios
A versão final da MP que desburocratiza o ambiente de negócios deve fazer o Brasil ganhar mais posições do que o inicialmente esperado no ranking Doing Business. A MP foi aprovada na última quarta-feira pela Câmara e segue para o Senado. O texto inclui a possibilidade de todas as citações judiciais de empresas no Brasil serem feitas por e-mail, o que vai agilizar a execução de contratos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Folha do ES: Privatização da Codesa não trará ganhos ao Estado
Segundo especialistas, a privatização dos portos de Vitória e Barra do Riacho, e da Codesa, que começou a tomar forma no último dia 23, com a abertura da sala para recebimento de propostas pelo BNDES, traz equívocos geradores de prejuízos a empresas e aos trabalhadores e gera dificuldades para atrair investimentos no setor. Alertam que quem vai ganhar com essa alternativa é exclusivamente o governo federal, que receberá um recurso financeiro adicional para o caixa. Íntegra para associados.
Paraíba Rádio Blog: Porto de Cabedelo supera 2020 e registra aumento de 70% na movimentação de cargas em junho
Os números de junho fechados ontem pela Docas-PB apontam a movimentação de 155.387 toneladas de cargas. No mesmo período do ano passado, foram 91.402 toneladas. No quantitativo do semestre, foram 677.887 toneladas movimentadas, um aumento de 33,09% em relação ao primeiro semestre de 2020. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-10): Prefeitura pede que protesto seja adiado
A Prefeitura de Santos pediu que os caminhoneiros autônomos do porto adiem seus planos de realizar uma paralisação, como forma de pressionar o Governo Federal para o adiantamento da vacinação da categoria. Em reunião na tarde de ontem, o secretário municipal de Assuntos Portuários, Julio Eduardo dos Santos, disse a representantes dos motoristas que, junto com a Autoridade Portuária, está em busca de doses no Ministério da Saúde. Há a expectativa de que os caminhoneiros adiem o protesto. Íntegra para associados.
G1 Santos: Receita Federal descobre esquema fraudulento de encomendas internacionais pelo Porto de Santos
A ação fraudulenta, descoberto pela RF no Porto de Santos, facilitava a entrada de armas e munições no país sem passar pela fiscalização. As equipes de Gestão de Risco e de utilização de sistema de inteligência artificial da RF detectaram o esquema logístico fraudulento ao cruzar informações relacionadas de viajantes. Eles eram os ‘donos’ de bagagens desacompanhadas e recebiam auxílio emergencial do Governo, mesmo morando nos Estados Unidos, o que despertou a suspeita das equipes. Os contêineres enviados como bagagens desacompanhadas, por esses supostos viajantes, foram escaneados e apontaram grande quantidade de itens da mesma mercadoria, ainda nas embalagens. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Tecnologística: Docas do Rio registra maior movimentação mensal de carga de 2021
A CDRJ registrou, em maio, o maior volume movimentado de 2021, com 6,236 milhões de toneladas movimentadas pelos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. Os números também representam a maior movimentação de cargas desde dezembro de 2018. O resultado é fruto principalmente das exportações de minério de ferro pelo Porto de Itaguaí, que atingiram 4,876 milhões de toneladas no mês. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Pesquisa CNI indica crescimento do transporte marítimo no primeiro trimestre
Levantamento da CNI divulgado na segunda-feira (28) indica que quatro dos sete setores pesquisados tiveram queda no primeiro trimestre de 2021 em relação ao primeiro trimestre de 2020. Em contrapartida, o transporte marítimo cresceu no período. A pandemia não foi suficiente para prejudicar a tendência de crescimento no transporte de cabotagem, que cresceu 12% na comparação dos primeiros trimestres de 2020. A movimentação de longo curso foi 11% maior. Boa parte desse resultado se deve à operação de minério de ferro, que registrou uma expansão de 19%. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Itajaí mobiliza cidade pela não privatização
O município de Itajaí vem se mobilizando para impedir que o MINFRA leve o porto a leilão. Os organizadores do movimento fizeram apresentações para a sociedade civil organizada, captando apoios em universidades, associações comerciais e industriais, OAB e sindicatos. Os 17 vereadores enviaram uma moção de apelo ao governo federal, pleiteando a prorrogação. O mesmo aconteceu com os deputados estaduais de Santa Catarina. Na semana passada, foi a vez de convencer os parlamentares federais — 16 deputados e três senadores. Já o secretário Diogo Piloni considera que as críticas à desestatização têm pouco respaldo técnico, porque a modelagem do leilão sequer foi apresentada. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021