Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

30/07/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e ND Mais: Terminais ampliam capacidade em SC para atender agronegócio

Os terminais portuários privados de Santa Catarina estão recebendo investimentos em reforço de estruturas e ampliação de capacidade. A Portonave está investindo R$ 1 bilhão na adequação do cais, que tem dois berços de atracação. Quer aprofundar o canal de navegação para 17 metros. A Porto Itapoá tem projetos em andamento para ampliação de área e aquisição de equipamentos para carga e descarga de contêineres. A expectativa é de que venha a dobrar a capacidade em dez anos, para 4 milhões de TEUs. Em São Francisco do Sul, o Terminal Portuário Santa Catarina tem espaço para armazenar 90 mil toneladas de grãos em três silos e planeja construir mais um, para outras 30 mil toneladas. Íntegra para associados: Valor Econômico e ND Mais.

Valor Econômico: Porto é saída para MA impulsionar economia

O governo do Maranhão aposta na expansão do Porto de Itaqui e no avanço do diálogo com o Panamá para integrar o porto ao canal. O ministro Silvio Costa Filho antecipou que o presidente Lula assinará a renovação da delegação do terminal por mais 25 anos ao governo estadual, em cerimônia em Brasília, no dia 10 de agosto. Em visita oficial ao Panamá, há 20 dias, o governador Carlos Brandão se reuniu com autoridades panamenhas para discutir a redução de taxas aduaneiras e acordos na tentativa de construir um ambiente mais favorável ao porto e consolidá-lo como um “hub” das Américas. O próximo passo é a visita de técnicos panamenhos ao porto, em data ainda não agendada. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Infraestrutura e logística: muitos projetos, poucos avanços

A oferta deficitária de infraestrutura logística gera custos elevados para o escoamento da safra e reduz a rentabilidade do produtor. A falta de capacidade de armazenamento e a forte dependência do modal rodoviário são os principais problemas. Um frete ferroviário, em rota equivalente ao rodoviário, apresenta custo em média 20% inferior. Se o transporte for por hidrovia, a economia pode chegar a 60%. De acordo com a FAO, um país deve dispor de infraestrutura para armazenar 120% de sua colheita, permitindo ao produtor reter sua produção até obter os melhores preços de venda, além de diluir o escoamento da safra ao longo do ano, reduzindo os custos logísticos. No Brasil, a capacidade de armazenamento é de 65% da safra agrícola. A maior parte dos grãos é transportada logo após a colheita, o que estressa a infraestrutura logística e encarece o frete. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Agência Nacional de Águas declara “situação crítica” em rios do Amazonas

Ontem a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez de recursos hídricos nos rios Madeira, no Amazonas e Rondônia, e Purus, no Amazonas e no Acre, e seus afluentes até 30 de novembro. A medida acontece após chuvas abaixo da média nas bacias e níveis de criticidade semelhantes ou piores aos enfrentados no ano passado. Na segunda-feira (22), o governo estadual anunciou a liberação de duas licenças ambientais prévias, concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para a instalação de dois portos provisórios, entre Itacoatiara e a enseada do Rio Madeira. A medida busca viabilizar o transporte e o recebimento de insumos para empresas do Polo Industrial de Manaus, além do escoamento da produção. Íntegra para associados.

Folha On-line (Reuters): Indígenas rompem com grupo de trabalho sobre a Ferrogrão

Grupos indígenas que consideram a construção da Ferrogrão como uma ameaça às suas terras ancestrais se retiraram ontem de um grupo de trabalho criado pelo governo no ano passado para avançar o projeto. Alegaram, em carta ao Ministério dos Transportes, que o grupo de trabalho não estava discutindo a ferrovia, de 1.000 km, com todas as partes envolvidas. Agricultores e comerciantes de grãos afirmam que ela reduziria a dependência em estradas e diminuiria os custos do transporte de soja de Mato Grosso aos portos fluviais na bacia amazônica para exportação. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Reunião com governo termina sem ‘ultimato’, e servidores de agências mantêm previsão de greve

A nova reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e servidores das agências reguladoras terminou ontem sem um “ultimato” para o fim da mobilização dos funcionários públicos, segundo o Sinagências. A previsão de greve por 48 horas, para os dias 31 de julho e 1º de agosto, continua. O sindicato alega que a recomposição oferecida pelo governo não abrange as perdas com a inflação. O governo, por outro lado, fala em aumento acima da inflação para o período de quatro anos. Íntegra para associados.

Estadão e O Globo On-line: Ministérios gastam R$ 8,8 bilhões em uma semana e tentam escapar de congelamento no Orçamento

Os ministérios empenharam R$ 8,8 bilhões em despesas não obrigatórias na última semana, antes do congelamento que será feito nas contas públicas em 2024. O empenho significa, na prática, que o Executivo federal está comprometendo aquela despesa no Orçamento e faz com que o dinheiro não seja cortado. Os órgãos alegam que os gastos dizem respeito ao andamento normal das ações; mas os empenhos, na prática, garantem a liberação dos recursos. Hoje o governo deve publicar um decreto detalhando quais ministérios serão alvo da contenção. Íntegra para associados: Estadão e O Globo On-line.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Túnel: projeto atinge 124 moradias

O novo projeto do túnel Santos-Guarujá contempla a construção de um binário no Macuco, em Santos, que implica 124 desapropriações de imóveis na cidade. A proposta atualizada é objeto do Estudo e do EIA-Rima desenvolvidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pelo Governo do Estado. O EIA-Rima está em análise pela Cetesb para emissão da licença prévia ambiental (LP). As desapropriações pautaram a reunião ontem na secretaria estadual de Parcerias em Investimentos (SPI) com representantes da Associação Comunitária do Macuco (Acom). A APS solicitou à Cetesb que seja usado o Projeto Porto, que exclui desapropriações do lado de Santos para a construção do acesso ao túnel. Íntegra para associados.

Portal Metrópoles e A Tribuna de Santos: Porto de Suape (PE) recebe pela primeira vez supernavio de 366 metros

O Porto de Suape recebeu, no sábado (27/7), o MSC Orion, porta-contêiner de classe mundial New Panamax, com 366 metros de comprimento, 51 metros de largura e 16 metros de calado. O navio fez escala no atracadouro durante viagem inaugural de linha direta entre o Nordeste e a Ásia. A manobra de atracação ocorreu no Tecon Suape. Íntegra para associados: Portal Metrópoles e A Tribuna de Santos.

Novo Notícias: Obra no cais do Porto de Natal deve ser licitada em setembro

O MPor anunciou que a primeira licitação com melhorias ao Porto de Natal deve acontecer em setembro. As ações iniciais incluem a elaboração de um Termo de Referência para a contratação e licitação das defensas do cais, com previsão de início dos serviços em seis meses após a assinatura da ordem de serviço. Além disso, o anteprojeto de dragagem do Rio Potengi foi submetido ao Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema) para validação. Após essa avaliação, será estabelecido o cronograma para as próximas etapas. O objetivo da dragagem é restabelecer a profundidade original do canal de acesso de 12,5 metros, sem aumento de calado. O MPor garantiu R$ 60 milhões para a obra de dragagem e R$ 10 milhões para as defensas do cais. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Porto do Itaqui apresenta 1º caminhão da frota movido a gás natural

O Porto do Itaqui apresentou na segunda-feira (29) o primeiro de uma frota de caminhões movidos a GNL. Segundo a Emap, o passo “representa um avanço significativo na descarbonização do transporte de cargas no Maranhão e consolida o estado como pioneiro na adoção de tecnologias limpas no setor. Os caminhões a GNL, mais eficientes e menos poluentes, serão utilizados para transportar grãos e fertilizantes, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa e para a melhoria da qualidade do ar. Íntegra para associados.

Polinize: Bandeirantes Deicmar atinge o máximo de produtividade sem aumento desnecessário de custos

A Bandeirantes Deicmar alcançou a conformidade com a Norma COANA nº 80 em seus três terminais de carga, após a implementação da mais moderna tecnologia de videovigilância e rede de segurança, que proporciona imagens de vídeo mais nítidas, sem a necessidade de aumentar o espaço de armazenamento e permite que qualquer registro visual seja mantido por períodos mais longos. Segundo Fernando Protazio Alves, Coordenador de Infraestrutura de TI, a empresa investiu 16% a mais na tecnologia da Axis Communications, que permitiu uma redução de 48% no consumo de armazenamento e uma economia de US$ 140 mil. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Aumento no frete marítimo: rota China-Brasil preocupa importador brasileiro

A alta continuada nos valores do frete e a dificuldade de encontrar espaços nos navios têm trazido um momento desafiador no comércio exterior. Desde o início deste ano, os preços passaram de uma média inicial de US$ 1,8 mil por contêiner de 20 pés em março para US$ 9 mil no final de junho. A disparada no valor do frete impacta diretamente o preço final dos produtos importados do continente asiático para o Brasil, encarecendo itens como eletrônicos, vestuário, eletrodomésticos, brinquedos e itens de decoração para o consumidor final. Os principais fatores que contribuem para essa conjuntura são os ataques a navios de carga no Mar Vermelho e a importação de carros elétricos neste primeiro semestre, que demandou uma grande parte dos contêineres na rota China-Brasil. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco