Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Veja e BE News: Porto de Santos é nó em acordo com Republicanos
O governo faz nova tentativa para convencer o Republicanos, que indica o deputado Silvio Costa Filho, a assumir outra pasta que não a de Portos e Aeroportos. O caso envolve o Porto de Santos, que o governador Tarcísio de Freitas, também do Republicanos, gostaria de ver privatizado. Hoje à noite Márcio França será convidado a assumir a nova pasta de Micro e Pequenas Empresas, desmembrada do MDIC. Íntegra para associados; Valor Econômico, Veja e BE News.
Folha de São Paulo e CNN Brasil: Governo publica novas regras para contratos de concessões rodoviárias
Os contratos de concessão rodoviária terão novas regras a partir de sexta-feira (1º). A nova política para remodelagem e otimização desses contratos trará pré-requisito e critérios de adequação às concessões antigas que fracassaram. Entre as orientações da portaria, publicada no DOU de ontem, estão o início imediato de execução de obras, preferencialmente de ampliação de capacidade e segurança viária, e a antecipação do cronograma de execução de obras. A portaria tem validade até 31 de dezembro. Na avaliação do ministério, 15 das 22 concessionárias podem aderir à iniciativa, que abre caminho para investimentos estimados em R$ 40 bilhões até 2026. Íntegra para associados; Folha de São Paulo e CNN Brasil.
Estadão (Blog do Fausto Macedo): Desafios da reforma tributária para a infraestrutura
Os investimentos em infraestrutura de portos, aeroportos, ferrovias, estradas e energia são parte essencial do desenvolvimento socioeconômico do país, mas por se tratar de projetos que envolvem cifras milionárias/bilionárias, os governos concedem à iniciativa privada o encargo de desenvolvê-los, em contrapartida a incentivos fiscais, como a suspensão de tributos para aquisição interna ou importação de ativos. No entanto, visando uma simplificação do sistema tributário, a reforma veda a concessão de benefícios fiscais, prevendo apenas alíquotas reduzidas para determinados setores, dentre os quais não estão contempladas as obras de infraestrutura. Assim, é urgente a necessidade de o Governo, agora junto com os Senadores, trabalhar em alterações na proposta para garantir mecanismos capazes de atrair investidores e viabilizar as obras de infraestrutura no país. Íntegra para associados.
O Globo: Narcoveleiro que saiu do Brasil é apreendido na Espanha com 1,5 tonelada de cocaína; vídeo
A polícia espanhola apreendeu na segunda-feira (28) um narcoveleiro que saiu do Brasil carregado com 1,5 tonelada de cocaína. A embarcação foi trazida ao território brasileiro em abril para passar por reparos feitos pelos próprios traficantes. Após o conserto, os suspeitos navegaram com o barco até o Caribe, onde acondicionaram 50 fardos da droga, e partiram para a Europa. Os agentes interceptaram o narcoveleiro em águas internacionais, mas a embarcação se dirigia para a costa espanhola. Quatro tripulantes de origem búlgara, francesa e sueca foram presos. Após a apreensão, o barco foi afundado no Oceano Atlântico devido ao mau estado de conservação. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Caminhoneiros fazem paralisação em protesto contra situação no Porto de Santos
De acordo com o Sindicam Santos, a paralização dos Transportadores Rodoviários Autônomos, iniciada hoje de manhã e sem previsão de término, é motivada por problemas de logística, congestionamento e concessões no local. Os caminhoneiros ressaltam que houve perda de volume de trabalho na Margem Direita do Porto de Santos devido a congestionamentos na entrada e saída, com destaque para o trecho da Avenida Augusto Barata. Avaliam que o problema é uma combinação das obras na via com o trânsito no bairro Alemoa. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Porto de Santos, o maior exportador de açúcar do Brasil
O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo, São Paulo lidera a produção sucroalcooleira no país e a maioria do produto passa pelo Porto de Santos. No ano passado, o Porto de Santos enviou para o exterior 18,6 milhões de toneladas de açúcar. Nas duas Margens do Porto de Santos, há cinco terminais açucareiros. Entre janeiro e o mês passado foram 10,3 milhões de toneladas contra 9,8 milhões de toneladas durante a mesma faixa temporal, alta de 4,9%. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Portos e Navios e BE News: Porto de Santos registra novos recordes na movimentação de cargas
O Porto de Santos movimentou em julho 15,3 milhões de toneladas de mercadorias, 5,2% acima do apurado em julho do ano passado. Esse desempenho elevou em 0,8% o movimento acumulado do ano, que soma 96,3 milhões de toneladas. As cargas do agro lideram o crescimento, destacando-se a soja, com 26,7 milhões de toneladas no acumulado do ano (+16,3%); seguida pelo açúcar, com 10,4 milhões de toneladas nos 7 primeiros meses do ano (+4,9%). O volume embarcado de milho no ano soma 4,3 milhões de toneladas, um crescimento de 3,7%. Destacaram-se, também, os embarques de granéis líquidos, como suco cítrico, com crescimento acumulado no ano de 8,3%; e de álcool, nos 7 primeiros meses do ano 35,1%. Já a movimentação de cargas conteinerizadas em julho somou 420,3 mil TEU, 4,6% abaixo de julho do ano passado. O acumulado do ano se mantém 6,5% abaixo do mesmo período anterior, totalizando 2,6 milhões de TEU. Íntegra para associados; Portos e Navios e BE News.
Informativo dos Portos: Brasil alcança 41 mercados abertos para a exportação de produtos da Agropecuária
As mais recentes aprovações sanitárias de importação para produtos da agropecuária nacional foram de crustáceos (camarão e lagosta) e moluscos bivalves (ostra e mexilhão) congelados para Singapura, pescados para o arquipélago Nova Caledônia e material genético suíno para o Uruguai. O resultado é fruto do trabalho conjunto do Mapa, com a atuação dos adidos agrícolas e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) nas negociações comerciais bilaterais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto Itapoá zera destinação de lixo para aterros
O Porto Itapoá passou a ser um terminal com status ‘Aterro Zero’. Os resíduos sólidos gerados pela empresa são agora encaminhados para reciclagem e coprocessamento. O destaque é solução para resíduos orgânicos: uma estação de tratamento que utiliza o método de compostagem acelerada para transformar o material em adubo. Com isso, mais de 13 toneladas de resíduos orgânicos foram desviadas de aterros. Até agora em 2023 foram geradas mais de cinco toneladas deste composto orgânico. O material é distribuído, sobretudo, para a comunidade local de Itapoá, que o aproveita como adubo para plantações e jardinagem. Íntegra para associados.
Portos & Mercados: Nova dragagem no porto de Rio Grande terá verba de R$ 100 milhões
Trata-se da etapa 2023 do trabalho de manutenção do canal de acesso, cujo valor já foi separado no orçamento. No ano passado, foi realizada a primeira fase, de R$ 84 milhões, por um consórcio formado pela Jan De Nul e pela Van Oord. Para a nova dragagem saiu o aviso de licitação e o edital será lançado em 21 de setembro. Pelo canal, passaram 1.753 embarcações somente de janeiro a julho deste ano. A estimativa é de que sejam retirados três milhões de m3 de material, principalmente areia. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Arrendamento em Itajaí vai escolher vencedor por maior proposta de movimentação mínima e cobrar por contêiner
O arrendamento simplificado lançado pela Antaq para escolher um novo operador para o terminal de contêineres no Porto de Itajaí terá como critério de seleção a oferta de maior Movimentação Mínima Exigida. O processo está previsto para 13 de setembro. A vencedora não compromete-se a pagar um percentual da receita bruta, terá garantida a amortização de investimentos aprovados ao final do contrato, e poderá ter seu contrato de dois anos fixos renovado por até mais dois anos, a critério do poder concedente e sem garantia de prazo. Terá ainda um prazo de seis meses ou até iniciar a operação para fazer os primeiros pagamentos. Íntegra para associados.
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