Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Privatização de Santos terá “colchão de liquidez”
A Antaq abre hoje a consulta pública de privatização da SPA, que vai até 16 de março. O leilão está previsto para o último trimestre, mas a assinatura do contrato ficará para 2023. São dois processos paralelos: a concessão do porto organizado por 35 anos, com investimentos previstos de R$ 16 bilhões, e a venda da SPA. A modelagem de Santos traz uma novidade nas concessões de infraestrutura: a criação de um “colchão de liquidez” para eventuais reequilíbrios econômico-financeiros do contrato no futuro, facilitando essas repactuações. Será criada uma “conta garantia”, no valor de R$ 200 milhões, com recursos pagos à vista e no início do contrato pelo vencedor do leilão, e que receberá 2,25% da receita bruta anual do porto ao longo da concessão. Esses recursos poderão assegurar, por exemplo, a inclusão de obras obrigatórias que não estavam previstas originalmente e venham a ser identificadas como relevantes. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Empresas pressionam por queda do veto ao Reporto
A Coalizão Empresarial Portuária, que congrega seis associações do setor, vai pressionar parlamentares, na retomada dos trabalhos legislativos, para derrubar no Congresso o veto do presidente Bolsonaro ao Reporto. Sem o Reporto, a ATP calcula um encarecimento de 42% na compra de equipamentos como portêineres e shiploaders. Segundo o governo, como se trata de um setor com preços livres, a despesa maior com equipamentos poderia ser – pelo menos em teoria – repassada aos clientes dos terminais e o reequilíbrio de contratos talvez não se justifique. Íntegra para associados.
Matéria de capa do Valor Econômico: Nova safra de portos prevê investimentos privados de R$ 9,5 bi
Pelo menos 30 projetos de terminais de uso privado foram autorizados em 2021 ou estão em análise na Antaq para autorização em 2022. Segundo a ATP, isso comprova a preferência de muitos investidores por essa modalidade de expansão no setor. Os TUPs movimentam dois terços das cargas portuárias no Brasil. Entre os novos projetos com chance de emplacar em 2022, o Nordeste Logística, em Pecém (CE), prevê terminais destinados a movimentar minérios, grãos, fertilizantes e contêineres e investimentos da ordem de R$ 2,35 bilhões. Outro é o Porto Guará, vizinho a Paranaguá (PR), para movimentação de diversos tipos de cargas e desembolsos de R$ 3,85 bilhões. Segundo o MINFRA, a prateleira de terminais privados à espera de autorização chega a 53 projetos e prevê aportes de R$ 38,8 bilhões. “O Estado deixa de ser a amarra para o investimento. O desafio do investidor passa a ser o licenciamento ambiental e a viabilidade econômica do projeto”, declarou o secretário Diogo Piloni. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Em carta, auditores fiscais apontam ‘sucateamento’ da Receita Federal
Na sexta-feira (28), auditores fiscais entregaram carta ao secretário especial da RF, Julio Cesar Vieira Gomes, afirmando que o “sucateamento” da autarquia vai “inviabilizar o combate a fraudes”. Afirmam que “o descaso do atual governo com a instituição Receita Federal explicitado no discurso de ministros, líderes e do próprio presidente” Jair Bolsonaro desmotiva o grupo. E citam as operações nos últimos anos que recuperaram “bilhões [de reais] para os cofres públicos”, combatendo quadrilhas que cometem crimes de colarinho branco, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e pessoas. Segundo o Sindifisco, o corte no orçamento da Receita foi de R$ 1,2 bilhão neste ano. Íntegra para associados.
Folha: Governo e Porto do Açu tentam destravar ferrovia ligando o RJ ao ES
O anúncio da autorização do ramal ferroviário, que visa a vai permitir o escoamento de produção agrícola pelo Porto do Açu, será feito hoje, em cerimônia com as presenças dos ministros Bento Albuquerque e Tarcísio de Freitas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, serão anunciados investimentos totais de R$ 6 bilhões. Será o 22º projeto do programa Pró-Trilhos, lançado após a implantação do novo marco legal, que já tem investimentos previstos em R$ 102,3 bilhões para a construção de 6.839 quilômetros de trilhos. Na avaliação do mercado, porém, a taxa de mortandade dos projetos tende a ser alta. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Santa Portal: Até 2040, terminais do Porto estimam crescimento de 65% na capacidade de carga movimentada
Para alcançar em menos de 20 anos a capacidade de movimentação de cargas pelo Porto de Santos a 240 milhões de toneladas, os terminais apostam em investimentos tecnológicos e em mão de obra qualificada. O diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, Roberto Teller, diz que só no terceiro trimestre de 2021 a movimentação de contêineres no Tecon em Santos subiu 30,7% e que os investimentos no projeto de ampliação e modernização geraram aumento de capacidade para o Porto, deixando-o preparado para atender ao crescimento da demanda previsto para os próximos anos. O diretor do Teg/ Teag, Régis Prunzel, complementa que a velocidade dessa transformação precisa de planejamento. “Embarcar um volume cada vez maior de carga pede mais profissionais e pessoas mais preparadas para situações específicas. O gerente geral do TGG, Adriano Moraes, destaca que, dos seus 312 colaboradores, 208 residem no Guarujá, e, segundo o gerente do Termag, Marcos Khalil, 70% de seus colaboradores também moram nessa cidade. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Mobilização de estivadores no Porto de Santos chega ao fim após seis horas
Prevista para durar 12 horas na sexta-feira (28), a mobilização do Sindestiva, que começou às 7h, terminou antes do planejado, às 13h. A categoria, contrária à desestatização, queria chamar atenção das autoridades em relação à insegurança dos trabalhadores com o futuro do Porto de Santos, mas acabou sem a adesão de outros sindicatos. Íntegra para associados.
G1 Santos: Mergulhadores encontram 130 kg de cocaína dentro de casco de navio no Porto de Santos, SP
Uma operação na quinta-feira (27) envolvendo a RF, a PF, o 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental e a Marinha do Brasil resultou na apreensão de 130 kg de cocaína que estavam escondidas em um compartimento localizado abaixo da linha d’água de um navio no Porto de Santos. O navio seguiria com a carga para a Bélgica, onde mergulhadores a serviço do tráfico fariam a retirada. De acordo com a Alfândega de Santos, essa modalidade de tráfico vem se tornando recorrente e é caracterizada pela complexidade de realização. Íntegra para associados.
ES Hoje: Trabalhadores denunciam falta de planejamento e preferência por mão de obra barata na privatização da Codesa
O sindicato da categoria critica a falta de transparência do governo sobre onde serão geradas as novas oportunidades, ampliação de empregos e postos de trabalho prometidos com a privatização da Codesa. Cobra a participação dos trabalhadores locais, dos municípios e do Estado e denuncia que a mão de obra está sendo gradualmente substituída por outra mais barata e sem a qualificação necessária (fato negado pelo MINFRA), aumentando os riscos de acidentes de trabalho e de avarias nas mercadorias e equipamentos. Íntegra para associados.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Itapoá amplia novamente a oferta de linhas de navegação para Ásia com novo serviço
O primeiro navio do serviço FIL, Hyundai Goodwill atracou em Itapoá no dia 23 de janeiro e inicialmente possuirá duas escalas mensais no terminal, com previsão para em breve passar para regularidade semanal na rota para os principais portos da linha Ásia. O novo serviço possui operação da Hyundai e representará mais uma opção para o incentivo do comércio com o continente asiático. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Projeto bilionário de exportação visa criar linha que conecta Minas Gerais à Angra dos Reis
O Porto Seco Sul de Minas e o Terminal Portuário de Angra dos Reis anunciaram o projeto de construção de uma ferrovia para ligar os locais visando a exportação de produtos, em especial o café, e facilitar a logística do setor nas regiões. O projeto requer um investimento de R$ 20 bilhões e a reativação dos trechos Varginha-Três Corações-Lavras (Shortline Sul de Minas) e Barra Mansa-Rio Claro-Angra (Shortline Sul Fluminense), ambos há mais de 10 anos inoperantes, e realizar reformas nos locais. Íntegra para associados.
Portos e Navios (Valor Econômico): CMPC e Neltume Ports firmam acordo para operar terminal portuário no Brasil
A fabricante de celulose CMPC firmou um acordo com o Neltume Ports para operar um novo terminal portuário no Rio Grande do Sul. O anúncio ocorre pouco mais de um mês depois de a CMPC ter acertado a aquisição dos ativos florestais e industriais da Iguaçu Celulose Papel, localizados no Paraná e em Santa Catarina. Íntegra para associados.
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