Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha, G1, BE News e A Tribuna de Santos (impresso, p. A8): Governo recua, e Lula deve assinar com Tarcísio parceria para obra do túnel Santos-Guarujá
O governo Lula recuou do plano de dispensar a participação do governo Tarcísio na construção do túnel entre Santos e Guarujá. A mudança foi selada na reunião entre Lula e Tarcísio no Palácio do Planalto, na tarde de ontem. Os dois também estarão juntos nesta sexta-feira (2), quando o presidente vai a Santos para assinar a parceria com o governador, na data de aniversário do Porto de Santos. A reunião ontem também contou com a participação dos ministros Rui Costa e Silvio Costa Filho. O Planalto não detalhou como se dará a parceria entre União, governo estadual e iniciativa privada para a obra. O cronograma, que prevê consulta pública em abril e a publicação do edital até setembro, depende de tramitação no TCU para ser cumprido. Se houver demora na emissão de licenças ambientais, judicialização ou pedidos de vista pode haver atrasos. O presidente da APS, Anderson Pomini, tem afirmado que a autarquia já trabalha com a possibilidade de haver ajustes nos prazos. Íntegra para os associados: Folha, G1, BE News e A Tribuna de Santos (impresso, p. A8):
Valor: Docas do Rio tenta ‘arrumar a casa’, mais uma vez, com novo comando
A CDRJ, responsável pelos portos fluminenses, projeta aumentar receitas e manter um fluxo de investimentos constantes, além de resolver passivos trabalhistas e outras dívidas que no ano passado causaram mais um déficit na companhia. Segundo relatório conjunto do ministério do Planejamento e da Fazenda, relativo ao quinto bimestre de 2023, a expectativa de déficit da CDRJ para o ano era de R$ 60,6 milhões. Íntegra para os associados.
Valor: Comissão Europeia mantém diálogo por acordo com Mercosul
Ontem a Comissão Europeia rejeitou a declaração do presidente Emmanuel Macron de que Bruxelas suspenderá as negociações com o Mercosul, e informou que ainda busca consenso na questão agrícola e concluir as negociações para fechar um acordo de livre-comércio com o bloco. Com os bloqueios de tratores em rodovias e as pesquisas que apontam um crescimento da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para junho, o presidente da França, Emmanuel Macron, está sob pressão para aplacar os agricultores que estão revoltados com o aumento de custos e com a importação de alimentos baratos. Íntegra para os associados.
Uol (Reuters): Houthis ameaçam mais ataques a navios de guerra norte-americanos e britânicos
O grupo houthi do Iêmen promete novos ataques aos navios de guerra dos Estados Unidos e do Reino Unido no Mar Vermelho, no que chamou de atos de autodefesa, alimentando temores de problemas de longo prazo no comércio mundial. EUA e Reino Unido lançaram ataques contra alvos houthis e incluíram a milícia em uma lista de grupos terroristas, à medida que a turbulência da guerra entre Israel e Hamas se espalha pela região. Os rebeldes, que controlam as partes mais populosas do Iêmen, têm atacado navios no Mar Vermelho e nos arredores, dizendo que estão agindo em solidariedade aos palestinos na guerra de Gaza. Íntegra para os associados
Imprensa regional:
A tribuna de Santos (impresso, p. A8): Auditores interrompem desembaraço de cargas
Hoje os auditores fiscais voltaram a paralisar o desembaraço de cargas de exportação e importação e o despacho decisório no Porto de Santos. A paralização vai até sábado (3/fev.). Também não haverá atendimento ao público em nenhum setor da Alfândega da RF. É a segunda paralização num intervalo de cinco dias. Em Brasília cerca de 200 auditores fiscais prometem realizar um ato em frente ao Ministério da Fazenda para pressionar o ministro Haddad a recebê-los. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p.A8): Alemoa tem novo bloqueio de caminhões
Prossegue hoje o bloqueio aos caminhões de carga nos acessos aos terminais portuários no bairro da Alemoa, no Porto de Santos. Iniciada ontem pelo Sindicam, o protesto dos transportadores autônomos é contra o estado precário das vias públicas. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Alfândega de Itajaí publica portaria sobre escaneamento de contêineres no porto
A Alfândega de Itajaí publicou a Portaria 54/2024 sobre o uso de escâneres exigidos dos recintos alfandegados por ela jurisdicionados. O escaneamento é obrigatório para contêineres de exportação e importação, embarcados, baldeados ou transbordados nos terminais portuários, assim como os equipamentos submetidos a trânsito aduaneiro com origem/destino fora da jurisdição, inclusive o de passagem. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Porto de Paranaguá recebe maior navio porta-contêineres em comprimento
Na segunda-feira (29), o Porto de Paranaguá recebeu o navio MSC Natasha XIII, que atracou na empresa que administra o TCP, vindo dos Estados Unidos. Com 366 metros, é o maior porta-contêineres em comprimento recebido pelos portos do Paraná. Ele movimentará um grande volume de carne congelada, principal commodity de exportação do terminal. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024