Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha: Lula e Tarcísio terão encontro para decidir quem vai licitar Túnel Santos-Guarujá
Um encontro entre o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas está sendo organizado para os próximos dias, para definir quem vai fazer a licitação do Túnel Santos-Guarujá. A obra é estimada em R$ 6 bilhões em recursos públicos, o que a torna o maior empreendimento do Novo PAC. Uma Comissão Mista de Licitação do projeto será instaurada hoje, com representantes dos governos federal e estadual, além da Antaq e da Artesp. Ela terá 15 dias para detalhar como será a licitação e propor o principal responsável. No dia 30 de dezembro, o MPor enviou o projeto do túnel para o TCU. Pelo cronograma da corte de contas, a análise técnica deve demorar 90 dias e ser votada pelo plenário até meados de abril. O cronograma do MPor é de que o edital da obra seja divulgado entre julho e agosto e o leilão em outubro. O governo de São Paulo sinalizou que poderia fazer o processo em menor tempo e com mais celeridade. Além do túnel, será realizada a concessão do canal do porto de Santos, incluindo o aprofundamento do calado para até 17 metros. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar Econômico): Gestora prepara nova rodada de investimentos no porto do Espírito Santo
A Quadra Capital, dona da autoridade portuária Vports, deverá anunciar nos próximos dias uma nova rodada de investimentos no porto do Espírito Santo. A ideia é injetar 300 milhões de reais na operação. Íntegra para associados.
Folha On-line: ANTT aprova primeiro edital de repactuação de rodovias
Ontem a ANTT autorizou o primeiro edital de reestruturação de um contrato de concessão de rodovia, referente à BR-163, no MS, que abrange 845,9 quilômetros. O leilão, previsto para 22 de maio, viabilizará mais de R$ 17 bilhões em investimentos ao longo de 29 anos. O trecho é administrado pela MSVia desde 2014. A BR-163 faz parte do processo de revisão de 14 concessões de rodovias, que prevê reformulação de acordos assinados com as atuais concessionárias — as empresas prometem injetar R$ 109 bilhões nas estradas que já administram. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Ministério dos Transportes vê sinal verde para Ferrogrão após parecer jurídico
O MT encomendou parecer jurídico para se certificar de que não existe qualquer impedimento ao envio dos estudos de viabilidade do projeto da Ferrogrão ao TCU. A continuidade do projeto depende do quão abrangente é o efeito da decisão monocrática tomada, em 2023, pelo ministro Alexandre de Moraes, ao liberar a retomada dos estudos. No documento, a consultoria jurídica do MT conclui pela “inexistência de óbice jurídico ao protocolo dos estudos atualizados da Ferrogrão junto ao TCU”. O posicionamento dos advogados da União que atuam no ministério foi entendido como um “sinal verde” para avançar com as próximas etapas de preparação do leilão. Com o parecer em mãos, técnicos do MT esperam que a ANTT envie os estudos ao TCU ainda no início de 2025. O governo tem o interesse de que o leilão da ferrovia ocorra no primeiro semestre de 2026. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 4): Deputados federais citam planos no início da 2ª metade do mandato
Os três deputados federais que representam a Baixada Santista informaram que deverão atuar nesses próximos anos de mandato com foco nas questões do setor portuário. O deputado Paulo Alexandre Barbosa destaca os temas relacionados à modernização da legislação portuária, ao STS10, “priorizando os trabalhadores portuários”, e à transferência do terminal de passageiros de cruzeiros ao Valongo. Ele, que preside a FPPA no Congresso, acompanha a segunda etapa do Parque Valongo, a futura licitação do túnel Santos-Guarujá e espera o início das operações do aeroporto. A deputada Rosana Valle diz ter destinado emendas ao Orçamento da União para a inauguração, a definir, de um Centro de Treinamento para Portuários da Marinha. Também direcionou a verba federal para as obras do Aeroporto Civil Metropolitano e discute, com proximidade, o projeto do túnel Santos-Guarujá. Já o deputado Delegado Da Cunha fala em prioridade aos “temas que circundam o Porto”, dá mais ênfase e assuntos de segurança pública. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): STS11: investimento bilionário em trens para escoar cargas
A Cofco anunciou investimento de R$ 1,2 bilhão na compra de 23 locomotivas e 979 vagões com o objetivo de ampliar, a partir de 2026, o volume de exportação de grãos e açúcar para 14,5 milhões de toneladas, no STS11, na Margem Direita do Porto de Santos. O terminal deverá começar a operar parcialmente ainda neste semestre. A frota tem capacidade de transporte de até 4 milhões de toneladas de cargas. Os produtos são oriundos do Centro-Oeste e do Interior de São Paulo. A operação ficará a cargo da Rumo Logística. Íntegra para associados.
TV Maranhense: Porto do Itaqui recebe um dos maiores cargueiros de celulose do mundo
Pela primeira vez, o porto do Itaqui realizou operações com um dos maiores cargueiros de celulose do mundo: o Green Itaqui. Construído pela Cosco e batizado em homenagem ao porto, o navio possui capacidade para transportar 77 mil toneladas de carga, com 225 metros de comprimento, oito porões e calado de 14,5 metros. O grande diferencial do Green Itaqui está em seu design técnico, desenvolvido em parceria com a Suzano por meio de um acordo com a Cosco. Equipado com tecnologia de ponta, o navio emite 59% menos gases poluentes em comparação com cargueiros convencionais. Íntegra para associados.
Revista Pecém: ZPE movimentou 10,5 milhões de toneladas em 2024
A ZPE Ceará atingiu, em 2024, a marca de 10.554.775 de toneladas a passar pela poligonal da empresa dos meses de janeiro a dezembro, um acréscimo de 5% em comparação com 2023 e 54% de tudo o que foi movimentado pelo Porto do Pecém. Já num recorte feito apenas entre as cargas de maior destaque no ano, minério de ferro, carvão e placas de aço, houve um acréscimo de 17,5% na movimentação anual ante o acumulado do ano de 2023. Somados esses itens isoladamente, foram cerca de 10,3 milhões de toneladas movimentadas na ZPE dos meses de janeiro a dezembro do ano que passou, enquanto em 2023 haviam sido registradas 8,7 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Importação de fertilizantes cresce 8,3% e fretes seguem estáveis, aponta Conab
As importações brasileiras de fertilizantes atingiram um recorde histórico em 2024, totalizando 44,3 milhões de toneladas, um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior. O porto de Paranaguá recebeu 11 milhões de toneladas, contra 10,3 milhões em 2023. Nos portos do Arco Norte, o volume chegou a 7,52 milhões, superando os 5,97 milhões do ano anterior, enquanto Santos registrou a entrada de 8,88 milhões de toneladas, acima dos 8,56 milhões de 2023. Além do crescimento nas importações, o Boletim Logístico da Conab destacou que as exportações de soja pelos portos do Arco Norte avançaram, respondendo por 34,8% do total nacional, frente a 33,8% no mesmo período de 2023. No mercado de fretes, a movimentação variou conforme a região. Íntegra para associados.
BE News (p. 7) e A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Cluster Naval da Bahia quer fortalecer economia do mar e atrair investimentos
O diretor-presidente da Codeba, Antonio Gobbo, participou ontem, na cidade de Santos, de um evento para apresentar o projeto do Cluster Tecnológico Naval da Bahia. A palestra ocorreu na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS). Lançado em outubro do ano passado, no Porto de Salvador, o Cluster Tecnológico Naval da Bahia reúne empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais do setor portuário e de transporte marítimo. Além do foco na troca de experiências e no impulso à economia do mar, o cluster também tem o objetivo de encontrar soluções de responsabilidade socioambiental, baseadas na economia azul. Íntegra para associados: BE News (p. 7) e A Tribuna de Santos (impresso, p. 11).
Agência Porto: Rota da Celulose: novo edital é lançado e leilão já tem data marcada
Ontem foi lançado o edital de concessão da Rota da Celulose, composta por 870,3 km dos principais corredores rodoviários que conectam Campo Grande ao Sudeste do país, passando por nove municípios e beneficiando diretamente 1,2 milhão de moradores do estado do Mato Grosso do Sul. O leilão está previsto para o dia 5 de maio, na B3, em São Paulo. Ao todo são a serem administrados pelo período de 30 anos. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Setor portuário privado avança com novos contratos e R$ 35 bi em investimentos
Os TUPs vão movimentar pelo menos R$ 35,4 bilhões em investimentos no Brasil, considerando os empreendimentos que foram autorizados no ano passado e aqueles que ainda aguardam liberação do governo. O levantamento feito pela ATP mostra que, do total de investimentos, R$ 5,4 bilhões estão relacionados à assinatura de seis novos contratos de adesão para a instalação de TUPs, firmados no ano passado com o MPor. Outros 14 terminais ainda aguardam autorização do governo, somando mais R$ 30 bilhões em investimentos previstos para ampliação da capacidade de movimentação de cargas nos portos brasileiros. Estima-se que os TUPS tenham movimentado em 2024 mais de 850 milhões de toneladas, aproximadamente dois terços de toda a movimentação nacional. O setor de contêineres registrou um crescimento de mais de 7% até novembro de 2024, enquanto a movimentação de minério de ferro aumentou3,6% no período. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq fará levantamento para identificar EBNs sem embarcações adequadas
A Antaq também decidiu que seja feito um levantamento para tentar identificar EBNs com outorga de cabotagem que não possuem embarcações adequadas para afretar embarcações de maior porte. Acatou a sugestão do diretor Alber Vasconcelos para que as superintendências de fiscalização e controle (SFC) e de outorga (SOG) fiscalizem e façam um diagnóstico até o próximo dia 13 de março, data da próxima reunião presencial da diretoria. Vasconcelos considera que o levantamento vai ao encontro das críticas da Abac sobre a concessão de outorgas via RN-05 na cabotagem e que questionam outorgas para EBNs que utilizam lanchas ou embarcações de menor porte para fretar navios maiores. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ aprova Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária para os anos de 2025 e 2026
Na mesma reunião, ontem, a Antaq aprovou a Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária 2025/2026 que inclui projetos e ações estratégicas voltadas à implantação de marcos regulatórios que resultam em adesão às boas práticas ambientais e em iniciativas de representação envolvendo a participação da agência em fóruns e comissões. Assim, nos próximos dois anos serão entregues seis projetos, sete ações estratégicas e seis ações de representação, todos oriundos das contribuições feitas pelas áreas técnicas da agência. A iniciativa reforça o compromisso da Antaq com pautas voltadas para a sustentabilidade. O diretor-geral Eduardo Nery, que relatou o processo, destacou que “a execução da Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária 2023-2024 atingiu 88% de cumprimento”. Íntegra para associados.
Portal ANTAQ: Autoridades Portuárias deverão enviar semestralmente informações sobre dragagem
Em reunião de diretoria realizada ontem, a Antaq determinou que as autoridades portuárias encaminhem, semestralmente, documentos detalhando o plano de dragagem de seus portos. O objetivo é garantir maior previsibilidade às operações de manutenção e ao funcionamento dos canais de acesso. “Estima-se que, para cada metro a menos do mínimo contratado, haja uma perda de movimentação de até 700 contêineres por escala”, destacou o diretor relator da matéria, Alber Vasconcelos. Além disso, segundo a agência, o monitoramento contínuo dos contratos reduzirá riscos financeiros e operacionais, evitando situações emergenciais que possam comprometer a navegabilidade. Íntegra para associados.
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