Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

31/10/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Corrente de comércio bate recorde, mas expõe as fragilidades do Brasil 

A abertura da economia brasileira parece ter acelerado consideravelmente nos últimos quatro a cinco anos, pois o comércio internacional do país passou de menos de 20% para quase 35% do PIB nesse período. O desenvolvimento, apesar de geralmente positivo, resulta em uma maior exposição da economia brasileira às flutuações globais. Os preços das commodities dispararam no início do ano, com desaceleração nos últimos meses, influenciados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, beneficiando as exportações. Já os itens manufaturados, que são a maior parte das importações do Brasil, também tiveram grandes aumentos de preços, devido à persistência dos problemas gerados pela covid-19 nas cadeias globais de suprimentos. Mas as variações de preços foram assimétricas, com os valores de importação crescendo mais (30,1%) do que os de exportação (16,3%), na comparação do período de janeiro a agosto de 2022 com o mesmo período de 2021. Como resultado, os termos de troca caíram 10,5% no período, prejudicando os resultados da balança comercial. Esses efeitos combinados impulsionam mais importações do que exportações e têm levado a números da balança comercial abaixo do esperado. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Klabin monta megaprojeto logístico em Paranaguá 

A Klabin caminha para consolidar um megacomplexo logístico no Porto de Paranaguá, que chegará em 2023 a uma capacidade de 3 milhões toneladas por ano. O novo terminal, que entra em operação em breve para movimentar cargas soltas, se soma a uma grande estrutura logística em Paranaguá na qual a companhia vem investindo nos últimos anos. Com isso, de janeiro a julho as exportações de papel e celulose a partir do Paraná subiram 21%, para mais de 1 milhão de toneladas, segundo a Secex. Nos últimos anos, em função dos gargalos logísticos e da falta de contêineres, o grupo retomou os embarques na modalidade de cargas fracionadas. Íntegra para associados.

Estadão: Setor de rodovias projeta dobrar concessões em seis anos 

A aposta é manter a agenda de infraestrutura independentemente dos governos que tomarem posse em 2023, tanto no âmbito federal quanto nos Estados, com o volume de rodovias concedidas à iniciativa privada dobrando de tamanho nos próximos anos. De acordo com a ABCR, o Brasil tem pouco mais de 26 mil quilômetros de rodovias concedidas. Nos próximos seis anos, a expectativa é que outros 27 mil quilômetros sejam transferidos para gestão privada, o que deve representar quase R$ 140 bilhões de investimentos. Analistas observam que o setor de infraestrutura ainda é muito deficitário e, por isso, continuará sendo prioridade.  Íntegra para associados.

Estadão e Estadão On-line: Futuro governo Lula vai encontrar ‘bomba fiscal’ que pode chegar a R$ 280,3 bilhões em 2023 

O governo eleito ontem começa a encarar a dificuldade para organizar as contas públicas em 2023. O País terá de viabilizar propostas econômicas audaciosas, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 e promover a correção da tabela do Imposto de Renda, além de enfrentar um debate sobre reajustes de servidores do Executivo. O presidente Lula vai montar uma equipe com 34 ministros, mas disse que seu terceiro mandato não será “requentado”. O plano é chamar nomes em ascensão na política e na economia para integrar o ministério. A estratégia não significa, porém, fechar as portas para o Centrão, principalmente o PP, o PL e o Republicanos, vistos como fundamentais para construir acordos no Congresso, que terá maioria conservadora a partir de 2023. o Ministério da Economia será desmembrado em Fazenda, Planejamento e Gestão, além de Indústria e Comércio. Íntegra para associados: Estadão e Estadão On-line.

Estadão: Tarcísio de Freitas buscará perfis técnicos, mas vai enfrentar pressão de bolsonaristas em São Paulo 

O ex-ministro de infraestrutura terá de decidir sobre manter-se fiel ao perfil moderado apresentado aos eleitores ou assumir o bolsonarismo diante da vitória nacional do ex-presidente Lula. Com o respaldo de partidos que não compuseram a base oficial de Bolsonaro, Tarcísio vai ter de ser mais político do que técnico na montagem de seu governo. Vai precisar aprender fazendo, já que nunca ocupou um cargo político no sentido estrito. Além de Guilherme Afif, o médico Eleuses Paiva, Rafael Benini e Martha Seillier, o economista Samuel Kinoshita, a engenheira Priscilla Perdicaris e o administrador Marcelo Branco, ligado a Gilberto Kassab, são nomes considerados para compor o governo. Os tucanos também esperam espaço na máquina. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Portos brasileiros movimentam quase 800 milhões de toneladas de cargas em oito meses 

Os portos brasileiros movimentaram 799,7 milhões de toneladas de cargas nos oito primeiros meses deste ano. Já entre julho e agosto, foram operadas 218,2 milhões de toneladas, segundo a Antaq, redução de 0,12% em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos registraram crescimento de 10,3% – Santarém (105%), Suape (25%), Rio de Janeiro (24,1%) e Santos (23,3%), mas os terminais privados tiveram queda de 5,1%. Granéis sólidos (+4,6%), carga conteinerizada (0,8%) e carga geral (5,7%) tiveram saldo positivo em julho e agosto. No transporte de contêineres também houve crescimento de 3,2%, totalizando 2 milhões de TEU ou 22,6 milhões de toneladas, com crescimento de 0,8%. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo do diretor-executivo da Abratec, Caio Morel): Trabalho portuário, um enorme desafio 

Não temos controle sobre o fator mais importante na operação portuária, que é a contratação de trabalhadores aptos a operarem os equipamentos de alta tecnologia empregados na movimentação de contêineres. Os terminais portuários não têm objeção de que as vagas de trabalho sejam primeiramente ofertadas aos trabalhadores avulsos com registro no Ogmo, desde que estejam livres para contratar outros trabalhadores, caso a vaga ofertada não seja preenchida. A situação pode ser resolvida com a mudança particularmente na Lei 12.815/2013 para aproximar nosso marco legal do trabalho portuário às melhores práticas internacionais para a contratação de trabalhadores portuários neste novo ano legislativo que se inicia. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8 – coluna Dia a Dia): Como fica a desestatização da Autoridade Portuária? 

Com um novo governo à vista, o projeto de concessão da administração do Porto de Santos para a iniciativa privada se torna incerto. Até agora, o governo prevê o leilão da gestão portuária na segunda quinzena de dezembro. Hoje, às 14 horas, está marcado um ‘diálogo público’ no TCU, com a participação do Minfra, Antaq, da SPA e associações de terminais portuários, operadores ferroviários e usuários do porto. A questão é que o programa de governo do presidente eleito previa que ‘algumas atividades (. . .) podem ser transferidas ao setor privado, mas não funções típicas de Estado, como o planejamento, a fiscalização e a regulação’.  Íntegra para associados.

G1 Santos: Obras do aeroporto de Guarujá são liberadas: ‘meta dos primeiros voos no 2º semestre de 2023’, diz prefeitura 

O plano para as obras de preparação do Aeroporto de Guarujá foi liberado pela Cetesb, após a entrega do levantamento sobre a fauna e flora existente na região. Segundo a prefeitura da cidade, serão investidos R$ 14,5 milhões, sendo R$ 4,5 milhões provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e R$ 10 milhões de uma emenda parlamentar apoiada pela bancada paulista da Câmara dos Deputados, articulada pela deputada Rosana Valle (PL). A expectativa é que os primeiros voos aconteçam no segundo semestre de 2023. Íntegra para associados.

Jornal Tribuna do Norte: Porto de Natal sairá da rota da CMA CGM e perderá R$ 5 milhões por ano 

O Grupo CMA CGM já confirmou o desligamento à Codern e, se a estatal não conseguir atrair novos operadores, poderá reduzir as suas operações à metade, perdendo cerca de R$ 5 milhões por ano. As exportações potiguares poderão migrar para portos do Ceará com a saída do porto natalense da rota da CMA, que vai operar apenas com navios acima de 200 metros, o que impossibilita manobras na foz do rio Potengi por falta dos sistemas adequados de defensas da Ponte Newton Navarro e também sua limitação de altura. O Governo do Estado informou que ainda não foi notificado. Íntegra para associados.

Agora Litoral e Portos e Navios: Portos do Paraná publica edital para novo leilão de área 

A Portos do Paraná publicou na sexta-feira (28) o edital do leilão 002/2022 para arrendamento de área para movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais no Porto de Paranaguá. O critério de licitação será o maior valor de outorga e a estimativa de investimento para a área é de cerca de R$ 910 milhões. O leilão será na Bolsa de Valores do Brasil, no dia 14 de dezembro. Íntegra para associados: Agora Litoral e Portos e Navios.

 Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Cargas de exportação são destaque na movimentação do Porto de Santos em setembro 

A movimentação de contêineres no Porto de Santos em setembro atingiu o patamar de 486,3 mil TEU, 20,7% acima de setembro do ano anterior. No acumulado do ano o crescimento chegou a 4,9%, somando 3,7 milhões de TEU, a melhor marca para esse período. Íntegra para associados.

Editorial do Portogente: Lula, Lula, Lula! 

O fato de a Bolsa de Valores ter disparado com o resultado das urnas no 1º turno mostra despreocupação com eventual ameaça aos investimentos pela vitória de Lula. É hora de realizar grandes obras de infraestrutura necessárias, como o porto offshore (oceânico), em Praia Grande. A desestatização do Porto de Santos é uma incógnita e ao mesmo tempo essencial, considerando a resultante trágica da sua estatização. A vitória de Tarcísio para o governo de São Paulo, cuja economia foi impulsionada pelo Porto de Santos, vai fomentar um novo ciclo de desenvolvimento, com excelentes perspectivas, pela visão única do porto, na história estadual. Como ministro, ele assegurou a construção do túnel Santos-Guarujá, imprescindível para a logística portuária. Íntegra para associados.

Agência Porto: Temporada de cruzeiros é retomada no Porto de Salvador 

O MSC Fantasia inaugurou a retomada da temporada de navios no Porto de Salvador, no sábado (29). Vem do Porto de Funchal, na Ilha da Madeira, com 2.300 estrangeiros. A estimativa é que cada turista deixe, em média, R$ 600, movimentando a economia local. A expectativa para a temporada é de 106 atracações, entre os Portos de Salvador e Ilhéus, com previsão de 500 mil passageiros. Íntegra para associados.

Portos e Navios: TCP recebe maior navio em capacidade 

O TCP recebeu na sexta-feira (28) o porta-contêineres “Rio de Janeiro Express”, da Hapag Lloyd, com 335 metros de comprimento e 51 metros boca, com capacidade de transporte de até 13.312 TEU. O navio está na frota do serviço Ipanema/Ase/SX1 (um consórcio entre MSC, Hapag Lloyd e ONE), que opera 13 navios com capacidade média de 10.600 TEU na rota entre Ásia e Brasil. Está programado para visitar Paranaguá, Navegantes, Rio Grande, Santos, Montevideo e Buenos Aires antes de retornar à Ásia. Serão descarregadas principalmente as cargas de eletroeletrônico, automotivo e químico. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Navio com carga recorde de insumo para fertilizante atraca em Santos 

O MV Persistence Diva, de bandeira da Libéria, atracou no Termag, na tarde de sexta-feira (28), com 85.100 mil toneladas de sulfato de amônio, volume recorde de insumo para fertilizante a bordo de um único navio a ser desembarcado em Santos e no Brasil. A carga foi embarcada no Porto de Jing Tang, na China. O graneleiro tem 229 m de comprimento x 36 m de largura, com sete porões, capacidade para 103.300 mil toneladas e calado de 16m. Íntegra para associados.

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