A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
O Globo On-line (ontem): Risco Bolsonaro dificulta atração de investimentos privados em Infraestrutura
A crise em torno da troca de comando da Petrobras elevou o risco político do plano de concessões e privatizações do governo. Além das dificuldades de viabilizar os leilões e aprovar os projetos no Congresso, o presidente Bolsonaro gerou mais um obstáculo à atração de investimentos privados na área de infraestrutura ao intervir na estatal, avaliam especialistas. No fim de 2020, o governo anunciou que pretendia realizar mais de 50 concessões com potencial de gerar R$ 137,5 bilhões em investimentos. Os projetos, no entanto, podem ter o impacto econômico reduzido se houver menor interesse dos investidores diante do risco político em estatais ou em áreas reguladas pelo governo.
Estadão On-line (ontem): ‘Prestígio’ de Tarcísio de Freitas não leva verba à infraestrutura
O ministro da Infraestrutura é figura frequente ao lado de Bolsonaro em eventos presenciais e lives nas redes sociais. Com a fama de “rei do asfalto”, costuma ciceronear o chefe em inaugurações de obras de rodovias. Em janeiro, no interior da Bahia, Bolsonaro disse que Tarcísio de Freitas era “a figura mais importante” da administração. As contas da pasta, no entanto, mostram que a Infraestrutura não é a prioridade na hora de liberar verbas do Orçamento. O montante disponível para investimentos no MINFRA segue estagnado desde o começo da gestão. Desde que assumiu a Infraestrutura, a pasta nunca recuperou completamente o volume de recursos que teve durante as gestões de seus antecessores.
Valor Econômico: Governo estuda estender regime de ‘drawback’ para serviços importados
Preocupado com a tributação de 45%, na média, incidente sobre os serviços importados, o governo estuda estender o regime de “drawback” para esses itens, segundo o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz. A cobrança de impostos e contribuições ficaria suspensa nos itens utilizados na produção de bens destinados à exportação. A medida poderá ser estendida a serviços contratados no Brasil. Há, porém, um empecilho: a perda de receitas federais decorrente dessa desoneração seria significativa e difícil de acomodar no atual quadro de restrição fiscal.
Estadão: Economistas ainda divergem sobre novo boom de commodities
A forte escalada dos preços das matérias-primas (como soja, milho, minério de ferro e cobre) nos últimos meses levantou a discussão de que um novo ciclo de alta de cotações das commodities pode estar a caminho. Mas não há consenso entre os economistas sobre um novo boom.
Estadão On-line (blog Pelo interior, ontem à noite) e Portogente: União de Vereadores manifesta apoio a projeto de túnel entre Santos e Guarujá
A União de Vereadores da Baixada Santista manifestou apoio ao projeto de um túnel sob o canal do porto ligando Santos e Guarujá. O presidente da entidade, Betinho Andrade, vereador em Praia Grande, disse que uma comitiva visitou o terminal de contêineres no estuário do Porto de Santos e conheceu detalhes do projeto. Por sua vez, a secretaria estadual de Logística e Transportes garante que a interligação das margens por ponte é adequada a qualquer possível ampliação do porto, além de ser compatível com a linha férrea e melhorar o acesso ao aeroporto de Guarujá.
Valor Econômico: Santos Brasil vai disputar terminal de combustível
Segundo o presidente Antonio Carlos Sepúlveda, a Santos Brasil planeja intensificar sua diversificação de cargas neste ano e busca parceiros para operar terminais de combustíveis no Maranhão. A empresa, que opera cinco terminais portuários, em Santos, Imbituba e Vila do Conde, se prepara para o leilão de quatro terminais de granéis líquidos no Porto de Itaqui, que serão licitados no início de abril.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Governo quer ouvir comunidade sobre desestatização do Porto de Santos
O diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da SNPTA e presidente do Consad da SPA, Fábio Lavor, disse que as regras para a concessão da administração do Porto de Santos e seu futuro modelo de negócios, sob gestão privada, serão definidos a partir dos estudos já iniciados e, principalmente, de consultas à comunidade santista. Lavor esteve em Santos no início da semana passada para acompanhar equipes do MINFRA e do BNDES, que realizaram visitas técnicas ao Porto, na fase de diagnóstico que deve ser concluída em abril.
A Tribuna de Santos – página A-10 (sábado): A história do Porto em um mural
O Ecoporto Santos inaugurou um mural de 800 metros de comprimento, com imagens históricas do Porto de Santos, no dia 26/2. A iniciativa integra o projeto Arte Ecosocial do Bem e segue as diretrizes de desenvolvimento sustentável da ONU.
O Povo On-line: Tarcísio Gomes de Freitas: Obras não têm pais
Em entrevista ao jornal, o ministro defendeu que ações do Ministério da Infraestrutura são todas pautadas pelo Plano Nacional de Logística e terão continuidade em 2021. Admitiu que o Brasil tem um déficit enorme de infraestrutura, “que estamos resgatando” e, ao mesmo tempo, “temos muita potencialidade e é exatamente nesse potencial que estamos agindo”. Disse que as dificuldades fiscais herdadas pelo governo Bolsonaro são enormes e ainda temos que enfrentar a pandemia. “Hoje o orçamento do Ministério é cerca de 1/3 do que já foi há 7 anos. Temos um plano que consiste na ampliação da transferência de ativos para a iniciativa privada e a priorização de investimentos na conclusão de obras antes de abrir novas frentes”. Disse ainda que o plano prevê a modernização do setor portuário e por isso passa pela ampliação das concessões. “Os terminais privados já respondem por 2/3 da movimentação portuária. Isso é uma tendência global do mercado e que o governo está materializando: em 2 anos já concedemos 20 Terminais Portuários e celebramos 69 contratos e aditivos de terminais privados, totalizando investimento de R$ 10 bilhões contratados. E isso deve se intensificar”.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Tecons estudam variáveis para vinda de navios 366m para Santos
Mesmo sem uma data para os new panamax virem para o Porto de Santos, alguns terminais de contêineres já negociam com armadores a possibilidade de testes com esses navios em 2021. Mas a avaliação é que existe um longo caminho a ser percorrido e uma série de variáveis para a recepção no porto. Além da dragagem para 16 metros e de estudos de demanda, os custos esperados para a manobra dos navios de maior porte também são motivo de avaliações por parte dos Tecons para assegurar a viabilidade das operações.
Informativo dos Portos: Nove dos top 20 principais portos do mundo em termos de movimentação de contêineres são da China
A Academia Chinesa de Ciências calcula também que o desenvolvimento do transporte de contêineres da China continua sendo o centro e a base para um desenvolvimento global estável. Os portos do país completaram 14,5 bilhões de toneladas de carga acumulada em 2020, 4,3% acima de 2019. A produção de contêineres em 2020 no Porto de Xangai, o primeiro dessa lista, atingiu novo recorde mesmo em um ambiente internacional desfavorável, liderando o mundo pelo 11º ano.
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