Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 01/06/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico (agora), Isto É (reproduz matéria do Estadão Conteúdo no sábado) e Correio Braziliense On-line (sábado): PIB [do Brasil] deve cair no 2º tri e ter retomada fraca – O ranking de desempenho com 44 países, compilado pela Austin Rating, de janeiro a março ante o quarto trimestre de 2019, traz o Brasil na 15ª posição, porque os efeitos do coronavírus só chegaram aqui nas duas últimas semanas de março. O Brasil ficou logo à frente de países como México (-1,6% no primeiro trimestre de 2020 ante o último trimestre de 2019), Holanda (-1,7%), Israel (-1,8%), Dinamarca (-1,9%), Reino Unido (-2,0%) e Alemanha (-2,2%). O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, alerta que com apenas 15 dias de economia parada o PIB brasileiro caiu 1,5% no primeiro trimestre e prevê retração de 10,1% no segundo trimestre.

O Globo (ontem à tarde) e Estadão: Na crise, agronegócio conquista novos mercados e bate recordes de exportação – Com crescimento esperado de até 3% neste ano, a agropecuária brasileira bate recorde em exportações, turbinadas pela alta do dólar provocada pelas crises sanitária, econômica e política. Segundo o Ministério da Agricultura, 21 novos mercados foram abertos a produtos agropecuários brasileiros desde março, envolvendo suínos, aves, carnes e lácteos em onze países: Argentina, Colômbia, Peru, EUA, Irã, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes, Egito, Marrocos e Austrália. Segundo a CNA, o Valor Bruto da Produção atingirá R$ 728,6 bilhões, aumento de 11,8% sobre 2019.

Estadão On-line (ontem): Pandemia faz acelerar rejeição à globalização – A pandemia casada com recessão deve aprofundar a tendência de slowbalization e mudar o panorama do comércio global. O FMI projeta queda de 11% no comércio mundial neste ano; a OMC estima que até um terço do comércio mundial deve ser perdido. A valorização de cadeias de suprimento global deve dar lugar a uma abordagem mais localizada do lado corporativo, ao passo que governos irão se esforçar para garantir uma produção segura de produtos de interesse nacional. O risco de protecionismo é agravado pelo vácuo de liderança, com os Estados Unidos longe de desempenharem o papel que tiveram em outros momentos de crise.

Valor Econômico: Brasil é rebaixado ao ficar de fora do ‘G10 ou G11’ previsto por Trump – O presidente dos EUA propôs um encontro de cúpula das principais economias que compõem o G-7, incluindo agora a participação da Rússia, Coreia do Sul, Austrália e Índia. Descreveu o encontro como um “G10 ou G11” para discutir o futuro das relações com a China. O Brasil seria a única grande economia do mundo excluída.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem): Alfândega utiliza tecnologia contra impactos da pandemia – O delegado da Alfândega do Porto de Santos, Cleiton Simões, em webinar promovido pela Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/Santos na sexta (29/05), disse que aguarda a entrada em vigor de um novo regimento interno da Receita Federal que estenderá o sistema Confere (Conferência Física Remota de Cargas, desenvolvido pela ABTRA em nome de suas associadas no Porto de Santos) a outras unidades da Receita no País.

Diário do Litoral: Rosana Valle pede ao presidente Bolsonaro reativação do ramal ferroviário Cajati-Santos – A deputada Rosana Valle enviou ofício ao presidente Bolsonaro e ao ministro Tarcísio de Freitas, cobrando a retomada do antigo ramal ferroviário, que chegou a funcionar por meio século entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, mas acabou abandonado, sofrendo invasões em seus 198 km de extensão. Ela argumenta que é preciso aproveitar o atual momento, em que o TCU autorizou a ANTT a retomar o projeto da Malha Ferroviária Paulista, para incluir o trecho Cajati-Santos no pacote de investimentos de R$ 6 bilhões.

A Tribuna de Santos: Mais um navio entra em quarentena – A Anvisa determinou o impedimento do porta-contêineres Pedro Álvares Cabral de operar no Porto de Santos nos próximos 14 dias, por conta de um caso de covid-19 dentre os 21 tripulantes. Além dele, permanecem em quarentena outros dois navios: o Log-In Jatobá e o Cap San Lorenzo.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Antaq irá suspender prazo de recebimento de inventários e de lista de bens reversíveis – A Antaq vai suspender o prazo para recebimento da contabilidade regulatória das administrações portuárias e arrendatários até o final da pandemia do coronavírus.

Portos e Navios, Tecnologística e Portogente: Docas do Rio é habilitada no Programa Reporto para importar equipamentos de infraestrutura portuária – A Receita Federal do Brasil concedeu à CDRJ a habilitação para operar no Programa REPORTO de Isenção Fiscal. O ato declaratório foi publicado no DOU de 28/05. Com o benefício, que poderá ser usufruído nas aquisições e importações realizadas até 31 de dezembro deste ano, a CDRJ pretende comprar, no exterior, equipamentos para a implementação do VTMIS nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói.

Guia Marítimo: Suape contrata Porto Digital para programa de Inovação Aberta – Os presidentes do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho, e do Porto Digital, Pierre Lucena, informaram na quinta-feira (28/05), em webinar promovido pelo Fórum Brasil Export, a contratação do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para implementar o programa de inovação aberta em Suape. Com isso, startups e empresas do parque tecnológico identificarão desafios e buscarão soluções digitais que otimizem tempo e recurso nas atividades de gestão portuária.

Comex do Brasil: Em webinar da Apex, embaixadores do Brasil e EUA debaterão futuro das relações comerciais bilaterais – A Apex-Brasil e o Atlantic Council realizarão, em 4/06, às 15h, o webinar “The Next Phase of The US-Brazil Economic Relationship – Bilateral Perspectives”, com os embaixadores dos Estados Unidos no Brasil e do Brasil nos Estados Unidos.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco