Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 01/09/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Veja On-line (ontem): A aposta de Tarcísio em jargões de mercado e na reciclagem de projetos

“Pesquisa realizada no site de concessões do Ministério da Infraestrutura mostra que os 27 leilões realizados em 2019 tiveram início em governos anteriores. Com a estratégia de divulgar que o país possui uma forte agenda para atrair parcerias com a iniciativa privada, projetos antigos têm sido vendidos com nova roupagem, a realidade é distorcida e o discurso varia conforme o momento. Investir no Brasil pode ser uma aposta incerta quando não há respeito aos contratos, insegurança jurídica e enquanto a situação político-econômica do país vive anos tão instáveis.”

Portal YahooValor On-lineCNN BrasilEstadão On-lineFolha On-lineO Globo On-line G1 (agora): Brasil volta à recessão: PIB cai quase 10%, maior tombo desde 1996

Levantamento do IBGE divulgado hoje mostra que a economia brasileira voltou à recessão graças à crise provocada pela pandemia. No segundo trimestre, em comparação com o primeiro, o tombo do PIB foi de 9,7%. Nos primeiros três meses, a queda foi de 2,5%, e não 1,5% como havia sido divulgado anteriormente. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o tombo do segundo trimestre de 2020 foi de 11,4%.

Estadão On-line (ontem à tarde): Duas recessões já fizeram PIB encolher R$ 475 bilhões

Estudo do Ibre/FGV mostra que a crise provocada pela pandemia fez a economia brasileira ter uma perda consideravelmente maior na primeira metade de 2020 do que em todo o período recessivo anterior, que se estendeu do segundo trimestre de 2014 ao quarto trimestre de 2016. Essas duas recessões fizeram o PIB encerrar o segundo trimestre deste ano R$ 475 bilhões abaixo do patamar do primeiro trimestre de 2014. O Brasil precisará crescer 16,6% para recuperar essas perdas.

Folha On-line (agora): Pandemia derruba PIB de ao menos 28 países no trimestre; China é exceção

As quedas variam de 3% a 20%, de acordo com a OCDE. Na média, a queda foi de 9,5%. A exceção é a China, que cresceu 11,5% no período, em relação ao trimestre anterior. O país havia registrado o maior tombo no primeiro trimestre, de 10%, entre as economias contabilizadas.

Estadão On-lineFolha On-line Correio Braziliense On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico: Analistas do mercado melhoram projeção para o PIB em 2020 e passam a ver tombo de 5,28%

O mercado financeiro reduziu a estimativa média para o recuo PIB de 2020 5,46% para 5,28%. É a nona semana seguida de melhora do indicador, de acordo com a projeção do relatório Focus (BC), considerando dados levantados na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. O Índice de Confiança Empresarial, medido pela FGV, subiu sete pontos entre julho e agosto, para 94,5 pontos, atingindo o maior patamar desde fevereiro (96 pontos).

Valor On-line (ontem) e Portal Terra (reproduz matéria da Reuters ontem à tarde): Santos Brasil estuda fazer oferta de ações

A companhia está avaliando a possibilidade de realizar eventual oferta pública de ações para contribuir com sua estratégia de crescimento, acelerar a consolidação na movimentação brasileira de contêineres e ampliar a participação em outras cargas. Em documento à CVM, afirmou que possui vasto “track record” na operação de ativos portuários e logísticos.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Norma reduz burocracia na atracação

A Resolução SPA nº 151 muda a forma de programação da entrada das embarcações no Porto de Santos. Considera programadas “apenas as embarcações que tiverem operação confirmada pela Praticagem”. Segundo a SPA, 50 mil solicitações de cancelamentos de atracação eram realizadas por ano.

A Tribuna de Santos (página A-8): Porto pedirá estudos para novo terminal de passageiros

A SPA trabalha na elaboração de regras para a abertura de chamamento público para a doação dos estudos necessários à implantação de um terminal de passageiros no Cais do Valongo, no Porto de Santos. O projeto de um novo terminal de passageiros está previsto no novo PDZ.

Imprensa segmentada:

Portogente: Localfrio amplia em 85% as exportações durante a pandemia

A Localfrio registrou alta média de 86% no embarque de produtos para exportação no segundo trimestre, frente aos três primeiros meses de 2020, puxada pelo aumento de demanda por pás eólicas, ração animal, proteína de soja e tarugos e vergalhões de aço no mercado internacional. As mercadorias foram despachadas por meio de seus terminais alfandegados em Santos, Suape e Itajaí, com destino aos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Brazil Modal (reproduz matéria do blog Mundo Logística): VLI está entre as 100 empresas líderes em inovação aberta no País

O ranking TOP 100 Open Corps 2020 traz a VLI no grupo de 100 empresas líderes em inovação aberta no país por meio da conexão entre startups e grandes corporações. De acordo com a 100 Open Startups, 1.635 empresas constituíram parcerias com startups no último ano, registrando um crescimento 20 vezes maior que o apresentado na primeira edição do levantamento, em 2016.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco