Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 01/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Veja On-line (ontem à tarde)A Tribuna de SantosPorto de Santos fecha terminal químico e pega indústria de surpresa

O berço São Paulo, utilizado pelos terminais químicos na Ilha de Barnabé, no Porto de Santos, permanecerá fechado para reforma nos próximos oito meses. Barnabé é estratégica para a movimentação de granéis líquidos do Porto, concentrando 35% dos embarques e desembarques desse tipo de carga. A Abiquim tenta uma negociação com a SPA para postergar a reforma até que a indústria química possa rearranjar sua logística, transferindo carga e descarga a outros portos ou ajustando a produção para se adequar à nova capacidade operativa do porto. A Basf, que utiliza a rota Salvador-Santos para transportar insumo na fabricação de tintas, reclama que essa interrupção ocorre justamente na alta estação da produção de tintas (de outubro a janeiro).

Valor On-line Época On-line: Brasil fica em 51º lugar em ranking global de competitividade digital

O Brasil conquistou seis posições, na comparação com o ano passado. O levantamento, do Núcleo de Competitividade Global da escola de negócios suíça IMD e da Fundação Dom Cabral, analisa como 63 países empregaram tecnologias digitais, em três frentes: conhecimento (know-how necessário para descobrir, compreender e construir novas tecnologias), tecnologia (as condições gerais que possibilitam o desenvolvimento de tecnologias digitais) e prontidão para o futuro (o nível de preparo para explorar as transformações digitais). Segundo a FDC, a produtividade do Brasil em P&D é alta, apesar de o investimento ser baixo e estar caindo. O gargalo começa na hora de aplicar o conhecimento: falta mão de obra qualificada e há pouco esforço para treiná-la. O líder do ranking é os Estados Unidos, seguidos por Cingapura, Dinamarca e Suécia.

O Globo e Portal Uol (ontem à tarde): Governo envia ao Congresso projeto que libera R$ 6 bilhões para obras de infraestrutura

A Secretaria-geral da Presidência da República informa que os recursos serão usados na construção e manutenção de rodovias, na Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na estruturação das redes da Fundação Nacional de Saúde e na gestão e fiscalização de barragens. O ministro Tarcísio defendeu uma reanálise sobre o uso de vinculações obrigatórias de receitas no orçamento para permitir mais investimento, respeitando os pilares fiscais. Disse que a equação não passa pelos precatórios nem pelo Fundeb.

Valor Econômico: Projeto no Senado ganha mais peso e se torna marco legal das ferrovias

A nova redação do PLS nº 261, que passa a ser tratado como novo marco regulatório do setor ferroviário, viabiliza novas ferrovias pelo regime de autorização, como já acontece nos portos, reduzindo o “fardo regulatório” a que concessionárias são submetidas e evitando grandes desequilíbrios na concorrência com futuras autorizadas. A ideia também é desburocratizar e diminuir a interferência do Estado. As empresas se queixam do excesso de normas da ANTT e de sua suposta morosidade em revê-las.

O Globo On-line – Coluna Capital (ontem): Concessão de aeroportos regionais de São Paulo poderá ter outorga mínima

O governo de São Paulo estuda abrir mão da arrecadação para garantir os investimentos, a exemplo do modelo de outorga simbólica de R$ 1, adotado no leilão de terminais de celulose no Porto de Santos, mas que em razão da disputa entre interessados acabou elevando a outorga para R$ 505 milhões. Os 22 aeroportos podem ir a leilão até março, em dois lotes, encabeçados por Ribeirão Preto e por Rio Preto.

Valor On-line (ontem à tarde): Indicador de incerteza da economia cai 14,5 pontos em setembro, aponta FGV

O IIE-Br somou 145,8 pontos no mês, como reflexo do retorno das atividades econômicas e a continuidade do movimento de relaxamento de medidas de isolamento social impostas pela pandemia. Apesar da melhora, ainda está 9,0 pontos acima do nível máximo anterior à crise, alcançado em setembro de 2015. Em médias móveis semestrais recuou 3,6 pontos, após manter tendência de alta desde janeiro deste ano.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Antaq realiza consulta pública sobre demurrage

O objetivo é criar uma metodologia que identifique abusividade na prática dos armadores na cobrança de demurrage. Interessados deverão enviar as contribuições até 16 de outubro. Especialistas concordam que a Antaq não tem competência para regular a questão.

Rede Massa SBT: Fiscalização aduaneira terá menos burocracia a partir de outubro

As novas regras deverão agilizar a fiscalização da importação de produtos agropecuários, com a integração das plataformas ao Portal Único de Comércio Exterior, de modo a aprimorar a interação entre o governo e operadores privados atuantes no comércio exterior, reduzir a burocracia, o tempo e os custos nas exportações e importações.

Imprensa segmentada:

Fórum Brasil Export: Curitiba reúne especialistas e autoridades no Sul Export

O evento, nos dias 5 e 6 de outubro, poderá ser acompanhado gratuitamente online, bastando realizar a inscrição em https://forumbrasilexport.com.br/sulexport/. Cinco dos 10 maiores portos do País se encontram na região, incluindo Paranaguá, líder na exportação de grãos na América Latina. A programação no dia 5 incluirá a premiação da etapa Sul do Brasil Hack Export, o evento de inovação ligado ao Fórum. O dia 6 prevê painéis com os seguintes temas: “Os desafios para a desestatização nos portos da região Sul”; “A reindustrialização e a agroindustrialização da economia e dos portos do Sul”; “A importância da multimodalidade para o desenvolvimento dos portos do Sul” e “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”.

Fórum Brasil Export Informativo dos Portos (reproduz release da ANTAQ): “Foi além das nossas expectativas”, afirma CEO do Brasil Export sobre primeiro fórum regional no Norte

Nos dias 28 e 29 de setembro, o Norte Export reuniu as principais lideranças políticas, empresariais e autoridades para discutir os temas mais importantes da região relacionados à logística e infraestrutura portuária. Foi o primeiro de uma série de cinco encontros pelas regiões do Brasil, além do Nacional, em Brasília, no final de novembro próximo. Os painéis abordaram o potencial de escoamento da safra do Centro-Oeste pelo Arco Norte; hidrovias; necessidades e demandas dos terminais da região Norte e a mudança econômica da região através da exploração da indústria de óleo e gás. O primeiro dia contou também com uma visita técnica ao porto de Santana, com a participação da Enterprise Singapore no “Momento Hack Export” e com o anúncio dos três vencedores da etapa regional da maratona de inovação Brasil Hack Export, realizada dias antes e coordenada pela ABTRA.

Informativo dos Portos (reproduz release da ANTAQ): Setor portuário: movimentação registra crescimento de 7,9% no trimestre

O setor portuário movimentou 286,4 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2020, um acréscimo de 20,9 milhões de toneladas sobre o mesmo período do ano passado, segundo o Boletim Informativo Aquaviário, da Antaq. No primeiro semestre, movimentou 538,8 milhões de toneladas, 4,6% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Portos e Navios: Proposta de emenda ao BR do Mar amplia validade e beneficiários do Reporto

Deputado Hugo Leal apresentou sugestão para inclusão no PL 4199/2020 (BR do Mar) de um artigo a fim de prorrogar o Reporto até 31 de dezembro de 2025. O deputado defende que a prorrogação não ocasionará impactos fiscais, uma vez que o regime já integra as previsões orçamentárias atuais e está vigente até o final de 2020. “A não renovação do Reporto, especialmente diante dos impactos econômicos experimentados pelos setores de infraestrutura durante a pandemia de coronavírus, impactará diretamente os setores envolvidos, podendo, até mesmo, ameaçar a continuidade de empreendimentos que são de vital importância para a melhoria da infraestrutura de transporte e logística nacional”.

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