Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 01/11/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada. 

Estadão: Governo busca acelerar processos de privatização – A equipe econômica estuda enviar ao Congresso um projeto de lei para acelerar as privatizações de estatais, ganhando seis a oito meses num processo que dura dois anos. O projeto ajudaria o “fast track” proposto por Guedes ao obter antes o sinal verde do Congresso. Hoje, a estatal precisa ser incluída no PPI, no PND, ter a modelagem definida pelo BNDES e só então ter a autorização para a venda. Na última reunião do PPI, foram incluídas o Serpro e a Dataprev.

O Globo On-line (ontem à noite): Bolsonaro diz que vai usar US$ 10 bilhões da Arábia Saudita em ferrovias e defesa – Afirmando que “iria fazer um agrado” ao ministro Tarcísio de Freitas, o presidente destacou que o plano do governo é ressuscitar o modal ferroviário, incluindo a conclusão da Norte-Sul em um ano e meio. Disse ainda que os recursos sauditas também poderão ser usados na defesa de eventual “cobiça externa.”

Revista Carta Capital – Artigo do economista, vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento e diretor-executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países, Paulo Nogueira Batista Júnior: Redução apressada de tarifas de importação pode destruir a indústria – A revisão das tarifas de importação deve pautar-se pela moderação e obedecer a alguns princípios. Primeiro, qualquer diminuição de tarifas deve ser gradual para que os produtores nacionais tenham tempo de se adaptar. Segundo, a abertura deve ser negociada e não unilateral. Terceiro, é preciso lembrar que as tarifas de importação relativamente altas praticadas pelo Mercosul constituem uma compensação – e apenas parcial – para desvantagens competitivas sistêmicas que enfrentam as empresas do bloco.

Valor Econômico: Fusões e aquisições sobem 31% no Brasil – De acordo com a PwC Brasil, o mercado de fusões e aquisições bateu recorde no acumulado de janeiro a setembro de 2019, com 614 transações, 31% superior ao mesmo período de 2018 e o maior volume acumulado dos últimos cinco anos. Em setembro foram 84 transações, 42% maior do que no mesmo mês do ano passado. Segundo a consultoria, o investidor de médio e longo prazo começa a perceber uma evolução da economia brasileira e as reformas acontecendo, como a da previdência. Sem contar a agenda de privatizações e o desaquecimento de economias maduras, como Japão e Alemanha, que despertaram a atenção dos investidores estrangeiros para o país.

Correio Braziliense: Pesquisa aponta que falta estímulo para investir em TI – Pesquisa do Gartner prevê que os gastos com TI no Brasil deverão somar US$ 64 bilhões em 2020, aumento de 2,5% em relação ao registrado neste ano. O crescimento parece pequeno, mas é substancial, já que, em 2019, a estimativa é de encolhimento de 4,6%. Já os gastos mundiais com TI deverão chegar a US$ 3,7 trilhões neste ano, aumento de 0,4% em relação a 2018.

Imprensa regional:

Portal Correio do Estado MS (ontem à tarde): Porto de Ladário pode ser reativado após 20 anos – A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) informa que esteve em audiência com o ministro Tarcísio de Freitas e que a concessão para a retomada do porto de Ladário, situado a 427 km de Campo Grande, deve ser aprovada nesta semana pela SPU. O emissário da ACICG na Argentina, Guerrieri Rubén Dario, calcula que o porto poderá exportar entre 16 milhões e 17 milhões de toneladas por ano. 

A Tribuna de Santos: Docas avalia propostas para a dragagem do Porto de Santos – O menor lance apresentado no pregão eletrônico foi o da DTA Engenharia, de R$ 274,7 milhões. De acordo com o edital, o canal de navegação deverá ter 15,3 m de profundidade. A vencedora do leilão deverá remover 11,8 milhões de m3 de sedimentos e 1,3 milhão de m3 nos berços. Nota da Codesp informa que a companhia fará a análise da parte técnica e da planilha que compõe o preço global ofertado pela DTA. E não fala de prazo para a conclusão da licitação e início dos serviços.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da ANTT) e Agência iNFRA: ANTT aprova estudos sobre subconcessão da FIOL – A diretoria da ANTT aprovou o envio ao Ministério da Infraestrutura do plano de outorga, estudos técnicos e documentos jurídicos que disciplinarão as condições da subconcessão do trecho da Fiol entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, no âmbito do PPI. Depois da análise e aprovação do Minfra, o processo seguirá para o TCU.

Brazil Modal: ANTT sugere anular concessão da Ferrovia Transnordestina – A agência está propondo ao governo que declare a caducidade do contrato de concessão da ferrovia controlada pela CSN. E instaurou processo administrativo para apurar o valor de “eventual indenização cabível” à TLSA.

 

 

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