Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 02/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-lineFolha On-lineValor On-lineCorreio Braziliense On-lineO Globo On-line e Veja On-line (ontem à noite): Balança comercial tem superávit de US$ 2,24 bilhões em setembro, menor para o mês em 5 anos – De acordo com a Subsecretaria de Inteligência e Estatística de Comércio Exterior, o resultado se deve principalmente ao cenário externo com a demanda desaquecida por conta da guerra comercial Estados Unidos-China. No mês passado, as exportações somaram US$ 18,740 bilhões, queda de 11,6% ante setembro de 2018. As importações chegaram a US$ 16,494 bilhões, alta de 5,7% na mesma comparação.

Estadão: GM quer transportar carros por ferrovias – A empresa avalia investir em parcerias com diferentes grupos empresariais para diversificar a forma de transportar veículos exportados do Brasil para a América do Sul. Os modais ferroviário, fluvial e cabotagem estão nos planos para reduzir custo logístico e melhorar a competitividade no mercado externo.

Estadão On-line e O Globo On-line (ontem à noite): Liminar suspende pagamento de outorga de Viracopos – A concessionária conseguiu liminar na Justiça Federal que limita o pagamento das outorgas fixas vencidas e não pagas e aquelas que ainda vão vencer. Na prática, ficaria livre desses pagamentos até 2022.

Imprensa regional:

Editorial da Tribuna de Santos: Alerta no Porto de Santos – O volume de cargas movimentadas no Porto registrou em agosto queda de 3,8% na comparação com o mesmo mês de 2018 e promete fechar o ano no negativo. Dentre as razões estruturais desse resultado, a principal é a maior competição entre portos nacionais. Nota-se constante fuga de cargas para o Arco Norte, que se intensificará com a ferrovia Norte-Sul. Paranaguá também vem batendo recordes com a operação de commodities e Itapoá se tornou um hub e vem crescendo na movimentação de contêineres. A concorrência é positiva, cria desafios e exige de Santos investir em logística e infraestrutura, viabilizar-se como hub e ampliar a movimentação de cargas de maior valor agregado.

A Tribuna de Santos: Mercado regional – Afretamento – A Antaq realiza consulta pública até 18 de novembro para aprimorar a norma que regulamenta “o afretamento de embarcações estrangeiras por tempo em substituição a embarcações com docagem obrigatória programada”, além de audiência pública no próximo dia 5, em Brasília.

G1 Santos (ontem) e Guia Marítimo: Codesp abre processo seletivo para exploração de três áreas no Cais do Saboó, no Porto de Santos – O Edital de Processo Seletivo Simplificado, lançado ontem (1/10), é para a escolha de Arrendatários Transitórios para celebração de contrato de exploração de áreas ociosas no Cais do Saboó (ex-Terminal Marítimo do Valongo e ex-Rodrimar) até que sejam concluídos os respectivos processos licitatórios.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da CNT): CNT lança estudo sobre transporte hidroviário – A Confederação lança hoje o estudo “Aspectos Gerais da Navegação Interior no Brasil”, que analisa os cenários normativos e institucional e os investimentos previstos, realizados e necessários para o desenvolvimento do modal hidroviário.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco