Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 02/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-lineValor On-lineFolha On-lineCorreio Braziliense On-lineCNN BrasilIsto É On-line e O Globo On-line (ontem à tarde): Com queda nas importações, balança comercial registra superávit de R$ 6 bi em setembro

Os dados divulgados ontem pela Secex mostram que, apesar do superávit, tanto as exportações quanto as importações registraram quedas na média diária, em comparação a setembro de 2019. Em valores absolutos, as exportações somaram US$ 18,459 bilhões e as importações ficaram em US$ 12,296 bilhões. A média diária das importações caiu 25,5% em relação a setembro do ano passado, com tombo de 50,0% na indústria extrativa e queda de 24,8% na indústria de transformação. A média diária de importações agropecuária caiu 2,8%. As exportações registraram queda de 9,1%, puxada pela indústria de transformação (-18,7%). A agricultura teve alta de 3,2% e a indústria extrativa avançou 9,2%.

Valor Econômico: Real mais fraco deve brecar importação maior

Os dados de setembro divulgados pela Secex indicam que a média diária das importações cresceu de US$ 530,1 milhões em agosto para US$ 585,5 milhões em setembro. O vale do ano até agora foi junho, com média de US$ 497,6 milhões ao dia. No entanto, segundo economistas, mesmo que a sazonalidade seja favorável ao aumento das importações no curto prazo, assim como a própria retomada da atividade em curso, o real desvalorizado representa um limitante à variável. Na comparação mensal interanual, a importação deve continuar a apresentar perdas em outubro e novembro.

O Globo On-line (ontem à tarde): Impactos negativos da Covid-19 nas empresas diminuíram em agosto

Dados do IBGE anunciados ontem mostram que os efeitos negativos da crise sanitária e econômica foram sentidos por 33,5% das 3,4 milhões de empresas brasileiras, na segunda quinzena de agosto, contra 38,6% medidos na primeira semana do mês. Outras 37,9% tiveram impacto pequeno ou inexistente, enquanto 28,6% sentiram efeitos positivos com a crise sanitária na segunda quinzena de agosto. Na primeira quinzena de junho, o impacto negativo da pandemia foi sentido por 70% das empresas.

Estadão On-line e G1 (ontem à noite): Por dinheiro para obras, Bolsonaro propõe a Congresso corte de R$ 1,4 bi no MEC

A pasta recebeu a maior tesourada na proposta de remanejamento de R$ 6,118 bilhões, formalizada pelo governo ontem ao Congresso. O Ministério do Desenvolvimento Regional foi o maior beneficiado e deve receber R$ 2,3 bilhões. Outro R$ 1,06 bilhão ficará com a Infraestrutura. O restante será dividido entre Saúde, Minas e Energia e Agricultura. segundo o jornal, o remanejamento faz parte do acerto de Bolsonaro com o Congresso para destravar uma parte inicial do Plano Pró-Brasil.

Valor Econômico: País vive ‘apagão humano’ de mão de obra digital, aponta ranking

A melhora do Brasil de seis posições no Ranking Global de Competitividade Digital (passando a ocupar a 51ª colocação), não esconde um “apagão humano” brasileiro, com a segunda maior carência de mão de obra digital (62ª posição) entre os 63 países pesquisados. O gap de talento é preocupante, porque outros países estão treinando em massa. No Brasil apenas 17% dos alunos estão nas áreas científica e tecnológica, sem comparação com o que ocorre na China ou Coreia do Sul.

Portal Uol e Isto É On-line (reproduziram ontem à noite matéria da Agência Brasil): Ferrovia Integração Oeste-Leste é prioridade, diz Tarcísio de Freitas

Em reunião ontem com deputados da bancada nordestina para definir a aplicação de recursos de emendas parlamentares para os projetos mais importantes da região, o ministro Tarcísio garantiu que as obras da Fiol são a prioridade da pasta para 2021. “Temos uma previsão de R$ 488 milhões na Lei Orçamentária do ano que vem. Mas isso não é suficiente para a gente avançar na velocidade que a gente quer”.

Imprensa regional:

Portal Bem Paraná (ontem à tarde): Portos do Paraná implanta teste do bafômetro na faixa portuária

Em reunião ontem do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial do Estado do ES, especialistas discutiram os projetos regionais de infraestrutura e logística, que totalizam R$ 64 bilhões e 18,5 mil empregos, dentre eles, os previstos no Complexo de Tubarão, visando melhorias nos terminais portuários, ferrovia e usinas de pelotização.

Portal ES Hoje: Especialistas apontam perspectivas e projetos de infraestrutura no ES

A medida será implantada em parceria com o OGMO. As medições serão feitas em uma sala reservada, na entrada do cais. Os trabalhadores e usuários serão selecionados aleatoriamente, por sorteio eletrônico. Equipes da Guarda Portuária também poderão fazer abordagens ao longo da faixa, com caminhoneiros.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos e Portos e Navios: Porto de Imbituba alcança novo recorde operacional em setembro

Fechou setembro com mais um recorde de 602.737 toneladas movimentadas, crescimento de 42,7% em relação a setembro de 2019. O recorde anterior é de junho deste ano (602.370 toneladas). Destaque para a soja, o coque não calcinado, o sal, os contêineres e o milho, que obtiveram o maior volume transportado, representando 78% do total. Até o fim do ano, a expectativa é atingir a marca de 6 milhões de toneladas.

Portos e Navios e Guia Marítimo: Santos Brasil obtém R$ 790 milhões em oferta primária na B3

O capital social da companhia passa a ser de R$ 1.871.895.424,12. Os recursos provenientes da oferta serão destinados, prioritariamente, para viabilizar o crescimento da empresa, com a participação em novos arrendamentos; verticalização e integração da cadeia logística portuária; e ampliação da participação na movimentação brasileira de contêineres.

Portos e Navios: Proposta de retirada da urgência do BR do Mar põe em risco emenda sobre Reporto

O deputado federal Hugo Leal apresentou na terça-feira (29) uma emenda ao PL 4.199/2020), do BR do Mar, prorrogando o Reporto por mais cinco anos, acolhendo a demanda das entidades do setor. No entanto, as incertezas que envolvem a votação do PL no Congresso Nacional podem apresentar ameaça à renovação do regime. Além dos embates sobre aspectos do projeto, ontem o deputado Ricardo Izar apresentou requerimento com pedido de retirada do “status de urgência constitucional” do PL, alegaram que os debates sobre a política para a cabotagem não foram realizados com a publicidade necessária.

Fórum Brasil Export: Desafios para a desestatização nos portos da região Sul abre série de painéis do Sul Export

O tema abre a sequência de painéis do evento regional Sul Export, que será realizado nos dias 5 e 6 de outubro, em Curitiba, e transmitido online. Inscrições e programação em: www.forumbrasilexport.com.br

Fórum Brasil Export: Etapa Sul do Brasil Hack Export começa nesta quinta-feira

Ontem teve início a segunda etapa do Brasil Hack Export, voltado ao setor da logística e infraestrutura portuária. A etapa Sul acontece até o próximo domingo (4). Segundo o diretor da ABTRA Angelino Caputo, “a comunidade inovadora vai ajudar a resolver um problema que incomoda o porto de Paranaguá: a homologação das profundidades obtidas após as dragagens de manutenção”. Tanto as atividades de instrução, quanto a mentoria e seleção dos projetos acontecem em ambiente 100% online. O Brasil Hack Export faz parte da programação dos encontros regionais e do Fórum Brasil Export, e conta com a parceria da Zero Treze Innovation Space e a coordenação da ABTRA. A primeira dessa série foi a Norte, de 24 a 28 de setembro, em paralelo com o Norte Export.  As próximas etapas estão com inscrições abertas em: www.brasilhackexport.com.br.

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