A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Leilões de infraestrutura geram R$ 48 bi de investimento
O mês de abril totalizou seis dias de leilões e 14 novos contratos de concessão, com investimentos a serem aplicados ao longo dos próximos 35 anos, e ao menos seis liminares derrubadas. Para além do saldo positivo das concorrências, os novos projetos consagraram grandes operadores que já atuam no Brasil e essa tendência deverá se manter para os próximos leilões. Os principais vencedores do mês foram grupos tradicionais, como CCR, Santos Brasil, Ecorodovias, Aegea Saneamento e Iguá. Alguns analistas chamam atenção para a ausência de novos atores estrangeiros; outros observam que, mesmo sem a entrada de novos operadores nas últimas disputas, há uma proliferação de investidores interessados na infraestrutura brasileira, que têm usado as companhias consolidadas como veículo.
Valor Econômico: Corredor promete acelerar venda à Ásia
Única obra de infraestrutura envolvendo mais de dois países da região, o Corredor Rodoviário Bioceânico vai cortar em 12 dias o trajeto das exportações para a Ásia. Só em celulose e carnes, a economia com frete é estimada em US$ 75 milhões ao ano. Além disso, o comércio intrarregional deverá aumentar. O corredor conectará Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, passando por Paraguai e Argentina. A previsão é que esteja concluído em 2023, segundo dados do relatório do Ipea, que será lançado amanhã.
Valor Econômico: Investimento em logística pode chegar a R$ 40 bilhões
O grosso dos investimentos previstos pelo programa Mais MT deverá atender à demanda de melhorias no sistema logístico e na infraestrutura, segundo o secretário de desenvolvimento econômico do Estado, César Miranda. Estão previstos R$ 4,73 bilhões entre 2019 e 2022 envolvendo o asfaltamento de 2,4 mil quilômetros de rodovias, a restauração de mais 3 mil quilômetros de vias asfaltadas e a construção de 5 mil pontes de concreto, que substituirão as antigas, ainda de madeira. Se os planos de fato saírem do papel, incluindo três projetos estratégicos na área de ferrovias, o sistema logístico poderá receber quase R$ 40 bilhões em investimentos nos próximos anos.
Folha On-line (Painel, ontem à noite): Ministério da Infraestrutura enviou à PF 91 suspeitas de irregularidades em dois anos
O programa Radar Anticorrupção registrou 485 denúncias, das quais 183 apresentaram indícios concretos e foram enviadas a órgãos de fiscalização. A delegada Fernanda Costa, responsável pelo programa, afirma que em dois anos ao menos duas operações da PF foram deflagradas com base em denúncias enviadas.
Valor Econômico: Ecovias terá contrato prorrogado
A Ecorodovias e a Artesp chegaram, na última sexta-feira (30), a um acordo para a resolução de passivos regulatórios da Ecovias dos Imigrantes, que prevê a extensão do contrato até março de 2033 e R$ 1,1 bilhão de novos investimentos na Baixada Santista e no sistema Anchieta-Imigrantes. Entre as obras que serão realizadas com os investimentos previstos no aditivo estão a segunda fase da Nova Entrada de Santos; a construção de um novo acesso da Av. Bandeirantes à pista norte da Via Anchieta e ampliação da capacidade de tráfego; a implantação de novo viaduto que ligará diretamente a zona noroeste de Santos com a pista da Anchieta no sentido capital; a construção de duas novas passarelas de pedestres e melhorias na Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente. A construção da ponte Santos-Guarujá, alvo de controvérsia, não está entre as obras listadas no acerto.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso – página B-10 – sábado): Operação no Porto termina com 10 autos de infração
A Operação Descartes de fiscalização que envolveu diversas autoridades do Porto de Santos, entre terça (27) e quinta-feira (29, resultou em mais de dez autos de infração, que devem ser expedidos nos próximos dias. 69 embarcações foram abordadas, dentre elas, 33 mercantes, nove de transporte de passageiros, 20 pesqueiras e sete de apoio portuário. Segundo agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce, as autoridades portuárias já pensam em uma nova ação, que deverá incluir os navios que movimentam produtos químicos.
A Tribuna de Santos (impresso – página B-10 – sábado): Srakane: dívida chega a US$ 111mil
A soma dos salários atrasados dos tripulantes do navio Srakane, atracado na região do Porto de Santos, supera o equivalente a R$ 602 mil, segundo cálculo de auditores fiscais do trabalho, que foram a bordo da embarcação na sexta (30). Nesta semana, será traçada uma estratégia para que os marítimos recebam os valores e tenham melhores condições de permanecer no cargueiro. Os 15 tripulantes que ainda estão a bordo são da Geórgia, Ucrânia e Montenegro.
A Gazeta Bahia (ontem): Porto Sul na cidade de Ilhéus terá capacidade para operar 42 milhões de toneladas/ano
A expectativa é de que em cinco anos o Porto Sul, em Ilhéus, esteja em operação, no mesmo período em que a FIOL também começará a transportar as primeiras cargas pelo Trecho 1. Assim, o terminal deverá se tornar o primeiro do Nordeste a receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Porto de Itajaí lança projeto baseado em governança, tecnologia e capacidade operacional
O projeto Somar reúne ações coordenadas para aumentar o potencial competitivo do porto, como redução de custos operacionais, valorização de recursos humanos, ampliação das áreas de armazenagem, melhoria dos procedimentos e aperfeiçoamento da logística interna e da segurança, envolvendo investimentos em inteligência artificial, aplicação de ferramentas de TI e a busca por certificações internacionais das ISOs.
Logweb: Santos Brasil participa de operação de contêineres com escotilhas para embarque de granel sólido em Imbituba
A empresa iniciou em março uma operação inédita com uso de contêineres especiais para embarque de granel sólido no TCG Imbituba. O primeiro carregamento com 14 mil toneladas de coque calcinado aconteceu com a adoção pela operadora ILP de contêineres de 20 pés adaptados com um fundo falso, que trazem três escotilhas cada e que se abrem quando acionadas por controle remoto. Desde a primeira operação especial, foram embarcadas mais de 36.500 toneladas de granel sólido com guindastes MHC.
Portal Comex do Brasil: Enaserv 2021: especialistas debatem sobre os desafios do Brasil no comércio internacional de serviços
O 2º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv), realizado na sexta (30), reuniu executivos do Brasil e de outros 12 países, como Argentina, China, França, Espanha e Estados Unidos. Na abertura do evento virtual, o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do ME, Roberto Fendt Junior, defendeu que a mobilização do Brasil pela entrada na OCDE ajudará a ampliar as exportações brasileiras de serviços. A estratégia está ancorada em pilares como o combate às barreiras não tarifárias, a reforma da estrutura tarifária do comércio exterior brasileiro e a negociação de acordos internacionais. Ele disse que é necessário promover a ampliação da atual rede de acordos, que cobre 60% das exportações brasileiras e 55% das importações, para evitar a bitributação. Se negociados acordos com Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido (que somam 17% das exportações e 24% das importações), os percentuais alcançariam 76% de cobertura para as exportações e 79% para as importações.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021