Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 03/06/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Feudo político cria círculo vicioso em portos, diz TCU

Relatório da auditoria do TCU aponta cinco grandes obstáculos que comprometem a eficiência dos portos organizados, dentre os quais, influência política nas Companhias Docas; processos complexos e morosos de licitação dos terminais; rigidez nos contratos de arrendamento, com até 35 anos de vigência, que impedem adaptação às novas circunstâncias; fornecimento de mão de obra intermediado por OGMOs; e falta de recursos para contratação de serviços. Em meio às negociações do governo para formar uma base aliada no Congresso, a auditoria do tribunal mostra que 70% dos representantes de terminais arrendados afirmam que a gestão da autoridade portuária local é prejudicada por indicações políticas. A unidade técnica do TCU propõe que o plenário recomende ao governo estender as exigências da Lei de Responsabilidade das Estatais (13.306/2016) para a nomeação de cargos intermediários nas autoridades portuárias.

Valor Econômico: Disputa por área em Santos pode travar projeto

A Marimex aponta irregularidades na decisão do governo, que atenderia interesses privados de outros operadores do porto, e não critérios técnicos. Alega que foi surpreendida pela não renovação do seu contrato e que não teve direito a apresentar seus argumentos no processo administrativo. A SPA diz que a construção do empreendimento ferroviário trará ganhos ao fluxo de cargas e o MinFra declarou que a “não prorrogação do contrato é prerrogativa do poder público” e considera a “necessidade do ramal ferroviário”. As ferrovias dentro da zona do porto são operadas pela Portofer, concessão da Rumo.

Estadão – Coluna Broadcast: Com parecer técnico desfavorável do TCU, governo intensifica diálogo sobre ferrovia Carajás, da Vale

O Ministério da Infraestrutura deve enviar nos próximos dias um memorial para esclarecer pontos levantados pela SeinfraPortoFerrovia/TCU. Na semana passada, o governo conseguiu efetivar a primeira renovação antecipada de ferrovias, a da Malha Paulista, com a Rumo, que também foi alvo de críticas do tribunal.

Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Antaq abre consulta para arrendar terminal no Porto de Maceió

O terminal é destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de açúcar. Os investimentos previstos partem de R$ 55,7 milhões e o prazo contratual é de 25 anos. As informações sobre o processo e o edital de arrendamento serão publicadas no site da agência (portal.antaq.gov.br), a partir do dia 9 de junho.

Folha On-line (ontem à tarde): Pacote de socorro às companhias aéreas divide opiniões no governo

No setor aéreo o plano é visto como insuficiente e, dentro do governo, há quem concorde que R$ 2 bilhões é pouco e que a liberação do dinheiro está demorando. As medidas de apoio ao setor foram tomadas pelo Ministério da Infraestrutura, mas ele não tem ingerência direta sobre o desenho do pacote, a cargo do BNDES e do Ministério da Economia, que resistem a liberar recursos públicos a grandes empresas.

G1: Barreiras comerciais contra produtos brasileiros chegam a 70, diz CNI

O mapeamento, iniciado em maio de 2018, aponta 17 novas barreiras, 10 delas impostas pela China e as demais pela Argentina, México, Índia, Arábia Saudita e União Europeia. O aumento se dá num momento de expectativa pela escalada do protecionismo global em função da crise do coronavírus e da perda de força da OMC.

Valor Econômico e Valor On-line (ontem à tarde): Retomada da economia chinesa pode pressionar as importações brasileiras

A retomada de atividade no país asiático, baseada em pacotes governamentais que certamente estabelecerão estratégias de aumento de competitividade, deverá afetar negativamente os setores brasileiros de aço, têxtil/confecções e brinquedos, sensíveis à competição da produção chinesa em grande escala. O Brasil importou da China, Hong Kong e Macau US$ 14,63 bilhões de janeiro a maio, 21,2% dos desembarques totais. Já as exportações globais de commodities para a China deverão sofrer contração de 46% neste ano, mas o Brasil tem condições de manter “níveis satisfatórios” devido à cesta diversificada.

O Globo e Reuters (ontem à tarde): Está na hora de uma Grande Redefinição, diz fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial

Relatório do Banco Mundial divulgado ontem aponta que a pandemia fará economia ter pior desempenho em 120 anos. Um país emergente médio pode ver a produção potencial cair 8% ao longo de cinco anos; já a produção de nações em desenvolvimento que exportam petróleo pode despencar 11%. O presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, alerta que “precisamos de uma grande redefinição do capitalismo”. Se não forem resolvidas, as atuais crises irão se aprofundar e deixarão o mundo ainda menos sustentável, menos igualitário e mais frágil.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária terá corregedoria

Segundo a SPA, a criação de uma unidade de corregedoria tem como objetivo garantir eficiência no gerenciamento das questões disciplinares. O indicado para ser o responsável pelo departamento é Armando Nardi, auditor da CGU, mas aguarda a cessão desse órgão para que ele inicie suas atividades no Porto de Santos.

A Tribuna de Santos: Webinar debaterá ferrovia

O tema “A Malha Paulista e o futuro ferroviário do Porto de Santos” será discutido pelo diretor regulatório institucional da Rumo, Guilherme Penin, no 5º webinar Porto & Mar 2020, na próxima sexta-feira, às 15 horas, em transmissão pela plataforma zoom. A capacidade anual de transporte da malha ferroviária paulista, que atende o Porto de Santos, aumentará dos atuais 35 milhões para 75 milhões de toneladas nos próximos anos.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA – artigo dos advogados Anna Luísa Guimarães e Bruno Burini, do escritório Trench Rossi Watanabe: A possibilidade de devolução de concessões durante a crise do coronavírus

Diante do cenário atual, a relicitação é procedimento interessante para as concessionárias que não veem mais futuro nos seus empreendimentos e uma ótima medida para contornar a crise. No entanto, demonstra a necessidade de governo propor imediatamente medidas efetivas de recuperação para essas empresas, de forma a evitar danos gigantescos para todo o setor de infraestrutura.

Fórum Brasil Export: Brasil Export lança maratona de hackathons de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor logístico

A primeira edição do Brasil Hack Export foi lançada ontem em videoconferência realizada pelo Brasil Export, que contou com a participação do secretário Marcelo Sampaio. O desafio virtual do hackathon nacional, previsto para 10 a 19 de outubro, será “Virtualização das Cadeias Logísticas”. Antes disso, as três primeiras equipes de cada uma das cinco maratonas regionais serão automaticamente classificadas para a nacional e outras quinze equipes serão selecionadas para o evento final pelo staff da ABTRA em parceria técnica com a Zero Treze Innovation Space.

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