A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line, O Globo On-line e Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): BC espera queda de 5% no PIB em 2020 e crescimento de 4% no próximo ano
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também projeta crescimento de pouco mais de 4% para o próximo ano, segundo informou em evento virtual promovido ontem pela Bloomberg. “Se olharmos as últimas cinco semanas, as projeções passaram de queda de 9% a 10% para 4,5% a 5,5%”. É mais otimista que as estimativas do mercado e do governo. De acordo com o boletim Focus desta semana, economistas disseram acreditar que o PIB vai crescer 3,5% em 2021. Já o governo espera alta de 3,2%.
Editorial do Valor Econômico: Economia mostra que o pior já passou, mas o melhor não virá
A queda recorde de 9,7% no PIB coloca mais distante a perspectiva de crescimento, maior que os 1% em torno do qual a economia brasileira vem rastejando há três anos. Com baixo dinamismo das atividades e a queda de 5,9% na renda per capita nos últimos 12 meses, os brasileiros têm o mesmo nível de recursos que em 2007. A força da retomada pós-pandemia dependerá dos serviços, que compõem 70% do PIB pelo lado da oferta, e do consumo das famílias pelo lado da demanda, com 65%. Dos outros setores espera-se evolução comedida, caso da indústria de transformação e dos investimentos. As exportações líquidas devem colaborar positivamente com dois pontos percentuais para o PIB do ano.
O Globo On-line (ontem à tarde): Conflito comercial entre Brasil e Argentina chega à mesa de Paulo Guedes
O governo deverá reagir às restrições que a Argentina vem impondo a importações de produtos brasileiros, em alguns casos violando regras da OMC e acordos bilaterais. Ontem a tensão elevou-se com a publicação em meios de comunicação argentinos de informações sobre um acordo entre o governo Fernández e empresas do setor automobilístico que prevê autorização para importar 96 mil veículos até o fim do ano apenas para as montadoras com operações na Argentina.
Valor Econômico, G1 MA, Informativo dos Portos, Portos e Navios e Fórum Brasil Export: Inaugurada a segunda fase do Tegram
Com a inauguração ontem da segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão, em até cinco anos deverão ser embarcadas anualmente 15 milhões de toneladas de grãos pelo Porto de Itaqui. Em 2019, a capacidade instalada era de 11 milhões de toneladas e, na fase atual, é de 20 milhões de toneladas. O presidente do Porto, Ted Lago, aposta no escoamento da produção do Matopiba (confluência de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde avança o plantio de soja e milho. A finalização da Ferrovia Norte-Sul também deverá atrair a safra de Goiás e Mato Grosso. Lago espera que o Novo Tegram também atraia frigoríficos para a região, com a oferta de 450 tomadas para contêineres refrigerados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Rastreamento de mercadorias perigosas no Porto de Santos começará no dia 21
O início da operação Relíquia no Porto de Santos foi adiado para o próximo dia 21, de modo a garantir a participação de fiscais do Ibama de outros estados, os quais deverão replicar as vistorias em outros portos. Além do Ibama, a SPA, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a Receita Federal, as polícias Federal e Militar, o Exército, a Antaq, a Vigiagro, a ANTT e a Cetesb vão participar da operação, que prosseguirá até 8 de outubro.
G1 Santos (ontem): SPA altera a forma de programação da entrada de navios no Porto de Santos
A Resolução SPA 151, que entrou em vigor na terça-feira (1º), elimina uma ineficiência no sistema e reduz a burocracia nas atracações. Agora, apenas os navios que estejam com a manobra confirmada pela Praticagem serão considerados para efeito de eventual aplicação da cobrança tarifária. Até então, todas as programações de navios deveriam ser obrigatoriamente canceladas caso não houvesse a efetiva atracação, sob pena de pagamento da tarifa pelo uso da infraestrutura.
Imprensa segmentada:
Fórum Brasil Export: Fórum Brasil Export abre inscrições para maratona de hackathons
A maratona de ideathons, promovida pelo Fórum Brasil Export, em parceria com a Zero Treze Innovation Space e coordenadas pela ABTRA, pretende estimular soluções para os mais importantes modais de cada região do país e oferece prêmios de até US$ 5 mil e visita às principais empresas de tecnologia de Singapura. Estão abertas as inscrições para a seletiva Norte do Brasil Hack Export, primeira das cinco seletivas regionais. As outras são: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Cada uma delas reunirá até 60 integrantes divididos em 20 equipes. As três equipes vencedores de cada uma dessas seletivas disputarão a grande final. Detalhes sobre a programação e as inscrições podem ser conferidos em www.brasilhackexport.com.br. Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA, avalia que as ideias apresentadas podem reverter em grandes negócios.
Portos e Navios: ABTP defende mudanças sobre autorização para investimentos nos terminais arrendados
Segundo a ABTP, mesmo com a minirreforma na Lei dos Portos aprovada pelo Congresso, alguns aspectos ainda precisam ser revistos, dentre eles, que os arrendatários possam assumir os próprios riscos dos seus investimentos, sem a necessidade de solicitar a autorização prévia para cada empreendimento feito nos terminais. “Nós defendemos a liberdade. Seja a liberdade econômica, de contratação, prática de preços e de investimento. (…) Liberdade é correr o risco pelo próprio investimento”.
Fórum Brasil Export, Portos e Navios e Portogente: “Reporto contará com nosso apoio”, diz presidente do Senado a lideranças portuárias em evento promovido por Brasil Export e Frenlogi
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em evento online promovido ontem pelo Fórum Brasil Export e pela Frenlogi, se comprometeu a auxiliar na aprovação do Reporto. Alcolumbre recebeu os presidentes da Frenlogi, senador Wellington Fagundes, e da CNT, Vander Costa, em sua residência em Brasília, para conversar sobre estratégias para a prorrogação do regime. Disse estar consciente de que a sociedade brasileira necessita da prorrogação do incentivo para dispor de portos e ferrovias modernizadas e, por consequência, ser competitiva no mercado internacional. O valor que a União abre mão de receber, ao conceder os benefícios do Reporto, consome somente 0,08% do total de regimes especiais previstos na Lei Orçamentária Anual.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020