Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 03/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

G1 (ontem à noite), Congresso em Foco, A Tribuna de Santos (página A-8), Gazeta do Povo (ontem à tarde) e Portos e Navios (reproduz matéria da Agência Câmara): Sem acordo, Câmara dos Deputados encerra sessão sem votar lei de cabotagem

A sessão ontem foi encerrada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quando era analisado um requerimento de retirada de pauta, apresentado pela oposição. Maia chegou a comentar que sequer o líder do governo, Ricardo Barros, estava presente, e pediu ao relator que apresentasse ontem mesmo um novo parecer. A expectativa é votar a proposta na próxima semana.

Valor EconômicoIsto É On-lineFolha On-lineO Globo On-lineValor On-lineEstadão On-line (ontem à tarde) e Correio Braziliense: Sem ter avançado, PPI ganha mais projetos

O conselho de ministros do PPI aprovou ontem a inclusão de 58 ativos na carteira do PPI. A intenção é leiloar 115 ativos em 2021, ante 29 neste ano. O MinFra informou que 35 projetos da pasta foram qualificados, entre eles, relicitações de ferrovias, rodovias e a desestatização de aeroportos. No setor portuário prevê a desestatização da Codeba, da Codesa e da SPA, além dos arrendamentos de cinco terminais nos portos de Pelotas, de Vila do Conde, de Suape, de Maceió e Santos. O ministro Paulo Guedes admitiu falhas em sua pasta, mas voltou a mencionar “acordos políticos” que travam as desestatizações. A secretária do PPI, Martha Seillier, destacou que a agenda de desestatizações passa por etapas que dificultam que o Executivo crave datas de leilão. “Primeiro, por toda a complexidade dos estudos de viabilidade. Depois, o período de consulta pública, depois a etapa de avaliação pelo TCU”, quão realista é o cronograma e a possibilidade de frustrações.

CNN Brasil (ontem à tarde): Em quarentena em porto, tripulação de petroleiro espera Anvisa para deixar navio

A tripulação de um petroleiro da Transpetro, em quarentena no Porto de Suape, desde o dia 22 de novembro, aguarda autorização da Anvisa para desembarcar e cumprir o protocolo em um hotel. Dos 21 tripulantes, dez testaram positivo para a Covid-19. A  Anvisa afirmou que a situação está sob controle e nenhum tripulante está em estado grave.

Folha On-lineEstadão On-lineO Globo On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico (hoje): Produção industrial cresce em outubro pelo 6º mês consecutivo

A produção industrial avançou 1,1% em outubro, o sexto mês seguido de alta, segundo o IBGE.

O setor já está 1,4% acima do patamar de antes da pandemia, em fevereiro, mas no ano, acumula queda de 6,3%. A principal influência foi do segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 4,7% em outubro. Outros setores também cresceram: metalurgia (3,1%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,5%), máquinas e equipamentos (2,2%) e produtos de metal (2,8%).

Imprensa regional:

Santa Portal (ontem): Porto de Santos recebe amanhã a visita de parlamentares e executivos do setor marítimo

O Porto de Santos recebe hoje o senador Welligton Fagundes em visita técnica promovida pelo Fórum Brasil Export e pelo Instituto Brasil Logística (IBL). Além do senador, estarão presentes o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), o vice-presidente do IBL, Tiago Lima, o diretor de Relações Institucionais da FRENLOGI e ex-deputado federal Edinho Bez, e a prefeita do Sinop (MT), Rosana Tereza Martinelli. A Antaq estará representada pelo diretor Francisval Mendes e pela chefe de gabinete, Jacqueline Wendpap. Também estão presentes o presidente da Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, além de diretores de terminais portuários e autoridades de municípios da Baixada Santista.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (página A-8): Sindestiva terá novo presidente em 1º de janeiro

Após 18 anos, o Sindestiva terá um novo presidente: Bruno José dos Santos, que substituirá Rodnei Oliveira da Silva (o Nei da Estiva).

A Gazeta (ES): Portos do Espírito Santo entram no mapa dos gigantes do mar

Além do processo de desestatização da Codesa, que deve atrair investimentos bilionários para o Porto de Vitória e para o terminal de Barra do Riacho, os principais projetos esperados são o Porto Central e os terminais da Imetame em Aracruz.

Imprensa segmentada:

Fórum Brasil Export: Folha de S.Paulo traz especial sobre Fórum Brasil Export

Caderno especial da Folha de ontem traz cobertura do Fórum Brasil Export. Sintetiza os cinco fóruns regionais, os 100 webinários realizados de março a setembro, e os depoimentos de especialistas, dirigentes de entidades, empresários e autoridades. Traz ainda matéria sobre o Brasil Hack Export, coordenado pela ABTRA, que reuniu a comunidade de inovação em seis maratonas tecnológicas na busca por soluções aos desafios enfrentados nos portos e nas cadeias de transporte de cargas.

Portos e Navios (reproduz matéria da BNCAmazonas): Governo faz acordo com Norte e Nordeste para votar BR do Mar

O governo cedeu às pressões das bancadas do Norte e Nordeste e, dessa maneira, acolheu dois destaques ao PL 4.199/20 que retiram o adicional de frete do granel líquido para as duas regiões. Argumentam que nas regiões Norte e Nordeste o projeto da BR do Mar precisa manter o incentivo do adicional do frete para granel de líquidos (combustível) em 40%.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco