Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 04/05/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-line (ontem) e Estadão On-line (ontem): Queda de receitas deve levar a onda de revisões de contratos de concessão – As concessionárias estão discutindo com o governo e seus advogados a melhor forma de recuperar os danos causados pela crise. As alternativas vão de ampliação de prazo das concessões a reajuste de tarifas. As renegociações também devem alcançar os arrendamentos de terminais portuários. A secretária Natália Marcassa avalia que o parecer da AGU e o arcabouço regulatório permitem a repactuação dos contratos sem novas regras. Cada caso terá uma solução específica, como ampliação do prazo de concessão, flexibilização dos investimentos e cortes no pagamento de outorgas e até aumento de tarifas.

Valor Econômico: Crise vai levar à reconfiguração das concessões de infraestrutura – A secretária especial do PPI, Martha Seillier, disse que além do cronograma de leilões as premissas de demanda e investimento precisarão ser adequadas. O governo deverá facilitar a entrada dos investidores financeiros, que hoje detêm liquidez, enquanto os operadores de infraestrutura enfrentam dificuldades para pagar empregados e honrar dívidas.

Valor Econômico: Retomada de leilões em portos deixa de fora megaterminal em Santos – O governo planeja leiloar 15 terminais portuários até dezembro, mas a lista não inclui o Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa, da Transpetro no Porto de Santos, que ficou para 2021, servindo de teste para medir o ânimo do investidor pós-pandemia. Entre os 15 arrendamentos programados para 2020, seis terão o edital publicado neste mês: dois terminais de celulose em Santos e quatro de granéis líquidos em Itaqui.

Portal Uol (reproduz matéria da BBC News de sábado) e Folha On-line (ontem à noite): Preocupados com ambiente político, empresários apressam Brasil e EUA a assinar acordo comercial – Lideradas pela Amcham Brasil, CNI e U.S. Chamber of Commerce, 30 entidades empresariais brasileiras e americanas defendem que os representantes das duas nações assinem até julho acordos comerciais que não precisam de aprovação do Congresso ou negociações conjunta do Mercosul. Além disso, diante do anúncio da Argentina de que abandonará negociações de acordos do Mercosul, o governo brasileiro quer sugerir mudanças nas regras de funcionamento do bloco para viabilizar tratativas comerciais sem a participação do país vizinho.

O Globo On-line – Coluna do Lauro Jardim (ontem): Cade vai investigar cartel dos portos a partir de documentos da Andrade Gutierrez – O Cade abre dentro de duas semanas um processo, subproduto da Lava-Jato, para investigar a prática de suposto cartel no mercado de prestação de serviços de engenharia para construção, ampliação e reforma de portos e terminais aquaviários públicos.

Correio Braziliense e Portogente – artigo do vereador e presidente do Settaport, Chico Nogueira: O porto, o coronavírus e o desemprego – “Em Santos, onde o porto se constitui a principal, senão única atividade geradora de empregos em massa, o ataque aos trabalhadores antecedeu a pandemia. Estivadores e funcionários burocráticos se revezam para manter a chegada de mercadorias essenciais. Estamos fazendo a nossa parte, mas a solução para a grave crise do país não pode, mais uma vez, cair nas costas dos menos favorecidos”. O vereador também acusa o ex-presidente Casemiro Tércio de ter feito uma gestão “desastre” e de tentar privilegiar um grupo empresarial, impondo um PDZ contrário aos interesses locais.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Justiça libera contrato da dragagem do Porto de Santos – Com a decisão da juíza Leila Paiva, do TRF-3, que revogou a suspensão do contrato de dragagem, a obra deve ser iniciada nos próximos dias pela DTA Engenharia. O contrato firmado entre a SPA e a DTA prevê a prestação de serviços de dragagem de manutenção nos trechos 1, 2, 3 e 4 do canal de acesso, no acesso aos berços e nos berços de atracação por 24 meses, pelo valor global de R$ 274,7 milhões.

A Tribuna de Santos (ontem): T-Grão faz doações de materiais – A empresa doou para a Prefeitura de Santos 18 mil frascos de detergentes produzidos por outra empresa do grupo e 200 cestas básicas para a população. Também desenvolveu caixas de acrílico para a proteção de profissionais na hora de intubar pacientes, caixas de PVC que são colocadas sobre o leito para reduzir a necessidade de intubação e cabinas para a coleta de teste da Covid-19.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios e Guia Marítimo (sexta): Maersk registra aumento de 86% na utilização de seu APP durante a quarentena global – O App da empresa registrou 130 mil transações de negócios on-line na última semana da quarentena global. Nas primeiras cinco semanas de 2020 somou 70 mil transações por semana. Com a quarentena global, um recorde de clientes aderiu ao modelo de trabalho remoto por razões de segurança, e a demanda on-line bateu recorde. Em março, a Maersk lançou novas soluções digitais como o Maersk Delivery Order, permitindo a liberação de carga, e calculadora para taxas de imobilização portuária e de sobrestada, além de custos de armazenamento e pagamento on-line para liberação imediata de contêineres em portos ou depósitos.

Brazil Modal (reproduz release da CODESA): Porto liberado para navios com maior capacidade de carga – A partir desta semana, o Porto de Vitória começará a operar com navios mais carregados. As manobras testes foram aprovadas pela Marinha e comunicadas hoje pela Capitania dos Portos. A liberação das novas profundidades dos 8 km do canal, da bacia de giro e dos berços encerra um ciclo iniciado com a dragagem e complementado com a nova sinalização náutica concluída pelo Porto e também aprovada pela Marinha neste mês.

Agência iNFRA (ontem): “Manter o atual nível de investimento público em infraestrutura é um erro” – Segundo o deputado Arnaldo Jardim, o Brasil só terá condições de pensar num desenvolvimento estruturado se houver mudança do patamar de investimentos no setor. “O governo precisa ampliar os investimentos”. Jardim afirmou que deverá apresentar, nesta semana, após conversas com representantes do setor privado, um projeto de lei para regulamentar a emissão de debêntures de infraestrutura. Já em relação à proposta de um projeto de lei para normatizar os reequilíbrios de contratos, afirmou que vai aguardar uma conversa com representantes do governo e do TCU.

Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): Transporte pela cabotagem cresceu 10,5% no período janeiro/fevereiro deste ano – O transporte por cabotagem no país totalizou 29 milhões de toneladas, segundo o Estatístico Aquaviário, da ANTAQ. Do total transportado na cabotagem no período, os portos privados participaram com 79,8%, somando 23,2 milhões de toneladas, com crescimento de 7,38% em comparação a igual período de 2019. Os portos públicos representaram 20,2%, registrando 5,8 milhões de toneladas e crescimento de 25,1%. Forma transportados 7,3 milhões de toneladas de granéis sólidos e 2,4 milhões de cargas conteinerizadas, respectivamente 127,8% e 6,9% a mais que nos dois primeiros meses de 2019.

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