A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico, Diário do Litoral (reproduz Agência Brasil) e A Tribuna de Santos: Supremo decide que portuário tem direito a adicional de risco
Trabalhadores portuários sem vínculo empregatício formalizado vão receber o adicional de risco de 40% sobre o valor do salário-hora, nos mesmos termos do que é pago ao trabalhador portuário com vínculo permanente. A conclusão do julgamento destrava 323 processos em tramitação nas instâncias inferiores.
Portal Uol (reproduz matéria da Reuters ontem à noite): Escoamento de grãos pelo Arco Norte do Brasil deve crescer 13% em 2020, diz Pró-Logística
Deverá somar 42 milhões de toneladas ante 37,2 milhões de toneladas registradas no ano passado. O setor defende maiores investimentos na malha ferroviária do país.
Portal Terra (reproduz matéria da Reuters ontem à noite): Exportação de soja do Brasil deve recuar para 10,8 mi t em junho, diz Anec
Tomando-se por base a programação de embarques de navios, as exportações brasileiras de soja devem recuar 22,3% em junho ante maio, uma vez que o ciclo da cultura já passa do pico para a safra 2019/20.
Estadão On-line, Valor On-line, O Globo On-line, Folha On-line e Correio Braziliense On-line (ontem): Produção industrial cai 18,8% em abril, no pior resultado em 18 anos
Os dados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE divulgados ontem (3) mostram que a linha de produção nunca operou em patamar tão baixo. Houve reduções em 22 das 26 atividades pesquisadas, sendo que 15 delas tiveram o pior desempenho já visto na pesquisa A produção de veículos automotores despencou 88,5%. Na direção oposta, a fabricação de produtos alimentícios cresceu 3,3% e produtos farmoquímicos e farmacêuticos avançaram 6,6%. A CNI identificou 17 barreiras comerciais entre março e maio, impostas ao Brasil pela China, Argentina, México, Arábia Saudita e União Europeia.
Valor Econômico: BNDES quer captar US$ 3,5 bi este ano
A operação deverá estar concluída em três meses e deve envolver Bird, BID e o Novo Banco de dos Brics (NDB) e visa aumentar a liquidez do BNDES para sustentar investimentos, sobretudo na infraestrutura. Essas instituições requerem o aval do Tesouro Nacional para conceder os empréstimos, com prazo de até 25 anos e juros na casa de 2% a 3% ao ano.
Estadão: Estímulos fiscais devem ser mantidos pelos governos no pós-pandemia, diz FMI
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu que governos continuem implementando estímulos fiscais, com objetivo de garantir crescimento econômico sólido após a recessão provocada pelo novo coronavírus. 127 países terão contração na atividade econômica este ano, com provável recuperação parcial em 2021. Ela orienta que a comunidade internacional trabalhe para expandir as transformações digitais e, com isso, reduzir dívida, déficit e desemprego.
Imprensa regional:
G1 Santos e A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Navio de cargas é liberado da quarentena no Porto de Santos
A Anvisa anunciou ontem (3) que o navio Log-in Jatobá foi liberado da quarentena no Porto de Santos. A embarcação estava com as operações suspensas desde o dia 12 de maio e registrou 15 casos de Covid-19 a bordo. Já o Essayra está impedido de operar até que saiam os resultados laboratoriais de todos os 21 tripulantes a bordo. Amanhã serão desembarcados 203 tripulantes de nacionalidade indiana dos navios MSC Música, MSC Poesia e MSC Seaview e, na sexta-feira (5) sairão mais 217 tripulantes, também indianos, destes três navios.
Gazeta On-line ES (ontem à tarde): Codesa deve ser privatizada, e atividades do Porto, concedidas
De acordo com o ministro Tarcísio de Freitas, a concessão deverá ser por meio de um modelo misto, com a concessão das atividades e venda da empresa. “Vai trazer flexibilidade maior no sentido de promoção do investimento – adensamento da área, gestão do canal, e um aumento da capacidade”. O estudo deve ficar pronto no segundo semestre e ainda não está claro como será a divisão das áreas da empresa. O secretário Diogo Piloni explicou que Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho têm características diferentes; por isso, “podemos fazer a concessão das áreas de Vitória e Vila Velha e criar uma autorização para Barra do Riacho, melhorando o potencial de expansão daquela região”.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Docas do Rio habilita no programa Reporto
A RFB concedeu à CDRJ habilitação para operar no regime Reporto de isenção fiscal. Com o benefício, que poderá ser usufruído nas aquisições e importações realizadas até 31 de dezembro, a companhia poderá adquirir no exterior, com redução considerável nos custos praticados, os equipamentos para a implementação de ferramentas modernas de gestão da infraestrutura aquaviária nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói.
Informativo dos Portos: Receita Federal suspende avaliação anual de recintos alfandegados
Por conta da pandemia, a RFB suspendeu a avaliação em 2020 dos recintos alfandegados, de acordo com a Portaria RFB nº 921, publicada no DOU em 29/05/2020.
Editorial do Portogente: À espera do debate sobre a privatização dos portos
Na live promovida pela Aspen na terça-feira (2), o consultor Frederico Bussinger sintetizou o problema: as ideias são apresentadas, mas não são debatidas.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020