Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 04/09/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Revista Globo RuralIsto É On-linePortal Uol Money Times (reproduziram ontem à tarde matéria da Agência Brasil): Governo publica editais para conceder quatro portos à iniciativa privada

Os editais publicados ontem se referem a terminais em Paranaguá (para movimentação e armazenagem de carga Roll-On/Roll-Off), Maceió (movimentação de granel líquido, especialmente ácido sulfúrico) e dois em Aratu (movimentação de granéis minerais e transporte de granéis vegetais). Os leilões estão marcados para 18 de dezembro.

O Globo On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico (hoje), Estadão On-line Portal Uol (reproduz matéria da Agência Brasil): Ministro da Infraestrutura defende reformas para aumentar investimentos

O ministro Tarcísio de Freitas disse que as reformas estruturais, entre elas, no setor de cabotagem, com o BR do Mar, vão permitir a desvinculação e desindexação do Orçamento, com a liberação de espaço fiscal para que o governo possa compor investimentos públicos e agregar os investimentos privados. Também falou da meta de atrair mais de R$ 40 bilhões de investimentos privados no sistema ferroviário brasileiro nos próximos anos. E disse que o governo está com “ímpeto” de fazer privatizações relevantes, o que mostra que a linha liberal é a que “impera”, em referência à afirmação de Salim Mattar de os liberais são minoria e cabem “em um micro-ônibus”.

Valor On-line (ontem à tarde): Brasil precisa elevar investimento em infraestrutura para 4% do PIB, diz Frischtak

Segundo o economista Claudio Frischtak, o padrão na casa de 4% a 6% do PIB “adequado”, ante o atual patamar de 1,8%. Com a elevação, o Brasil contaria com acréscimo de R$ 150 bilhões ao ano em infraestrutura por duas décadas, mas que ela exige aperfeiçoar os marcos regulatórios, fortalecer as agências reguladoras e aprimorar os projetos que se financiam com o próprio fluxo de caixa.

Estadão On-lineO Globo On-lineFolha On-line Valor On-line (ontem à tarde), Correio Braziliense Folha: Produção industrial tem alta de 8% em julho, com avanço em 25 das 26 atividades

Dados do IBGE anunciados ontem mostram que, na passagem de junho para julho, a produção cresceu 8%, com avanços em 25 das 26 atividades pesquisadas. Em três meses, o ganho acumulado é de 28,8%. Mas a indústria como um todo ainda opera 6,0% abaixo do patamar pré-pandemia. O desempenho de julho surpreendeu positivamente o mercado financeiro, que esperava elevação mediana de 5,9%. Já um estudo da CNI aponta que, em trajetória de queda desde 2009, a participação do Brasil na produção industrial mundial caiu de 1,24%, em 2018, para 1,19%, em 2019.

Valor Econômico: Aumenta o fluxo na região do Arco Norte

Levantamento da EsalqLog aponta que, no primeiro semestre, as rotas que levam ao Pará, Maranhão e Amazonas carregaram 28,7% do volume total de grãos movimentado no país (33,58 milhões de toneladas). No mesmo período do ano passado foram 24,2%. O porto de Santos ainda é o maior destino da soja e do milho para exportação, responsável por 35,1% (40,96 milhões de toneladas), seguido dos portos do Sul (33%, 38,57 milhões de toneladas). Especialistas explicam que a participação do Arco Norte não ‘rouba’ carga do Sudeste e do Sul, e sim absorve o aumento da produção do norte de Mato Grosso.

Money Times Yahoo Notícias (reproduziram ontem à tarde matéria da Bloomberg) e Portos e Navios: DP World e fundo canadense vão investir US$ 4,5 bilhões em portos

DP World e Caisse de Depot et Placement du Quebec fecharam acordo para investir US$ 4,5 bilhões em seu portfólio global de terminais portuários na América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. Com os novos recursos, o valor total comprometido desde o início do empreendimento, no qual a DP World tem fatia de 55%, soma US$ 8,2 bilhões.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Projetos ferroviários terão selo “verde”

O sub-secretário de sustentabilidade do Minfra, Mateus do Amaral, e a especialista em green bonds do Banco Itaú BBA, Luíza de Vasconcellos, em webinar realizado ontem pelo grupo Tribuna de Santos, comentaram o crescimento da pauta verde no Brasil, principalmente após o acordo firmado, em 2019, com a Climate Bonds Initiative (CBI). Até o final deste ano, projetos de investimentos ferroviários serão certificados como verdes pelo Minfra. Também serão definidos os critérios para atestar os benefícios ambientais de planos no setor de navegação. A medida encurtará caminho para a utilização de green bonds no financiamento de empreendimentos.

Santa Portal (ontem à tarde), Fórum Brasil ExportGuia Marítimo Portos e Navios (reproduzem release da SPA): SPA reedita normas para atracação de navios no Porto de Santos

A Resolução 150/2020 traz novo regramento contendo prioridades de atracação, o plano de amarração e todos os critérios para operação, do fundeio até o cais. Permitem melhorar os índices de ocupação dos berços, com consequente redução de fila de espera de navios na barra.

Gazeta On-line ES: Novo impulso para as exportações por portos a partir do Espírito Santo

A VLI desenvolveu uma nova rota para exportação de ferro gusa pelo litoral capixaba. Dois embarques já foram realizados pelo Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), em Vitória, totalizando quase 100 mil toneladas, com destino ao mercado chinês, maior comprador da matéria-prima para fabricação de aço.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos Fórum Brasil Export (reproduzem release da ANTAQ): ANTAQ realiza consulta pública sobre trânsito de produtos perigosos nas instalações portuárias

A consulta e audiência públicas vão até 7 de outubro, com vista a revisar o disciplinamento do trânsito de produtos perigosos nas instalações portuárias situadas dentro ou fora da área dos portos organizados. As contribuições poderão ser encaminhadas através do e-mail: anexo_audiencia132020@antaq.gov.br.

Portos e Navios: Com lacunas no BR do Mar, Minfra dialoga sobre ações paralelas para a Cabotagem

No webinar “Propostas legislativas para a cabotagem”, promovido ontem pela Portos e Navios, o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias do Minfra, Dino Batista, disse que, além da articulação do PL do BR do Mar para aprovação no Congresso, o governo criou um comitê dentro da Conaportos para discutir medidas de redução da burocracia. Representantes do setor naval cobram maior atenção do projeto a aspectos como multimodalidade, desburocratização, redução de custos e geração de empregos.

Fórum Brasil Export: Conheça Camila Doki, a embaixadora do Brasil Hack Export

A etapa Norte do Brasil Hack Export está com inscrições abertas até o dia 13. Camila é uma das integrantes do time que está preparando o evento, que inclui prêmios de até US$ 5 mil e visita às principais empresas de tecnologia de Singapura, onde o projeto será apresentado à Enterprise Singapore. Ela explica que qualquer pessoa pode participar dos hackathons, incluindo funcionários das empresas atuantes nos setores portuário e logístico. O importante é estar aberto a pensar fora da caixa, compartilhar conhecimento, ter vontade de inovar e aproveitar o momento.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco