Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 05/02/2020

 

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão – Editorial: O desafio é reindustrializar – A produção industrial encolheu 1,1% em 2019, depois de dois anos de expansão. Além das perdas de produção, a indústria acumulou em muitos anos – pelo menos desde 2012 –enorme atraso em termos de tecnologia, de inovação e, portanto, de competitividade. Isso é visível no comércio exterior. Em 2000 as vendas de manufaturados corresponderam a 59% do valor exportado. Em 2009 a proporção estava reduzida a 44%. A partir daí a participação foi sempre inferior a 40%, exceto em 2016, quando esse número foi registrado. Em 2019 a parcela dos manufaturados caiu para 35%, a menor taxa desde o ano 2000.

Valor Online: Falta de competitividade é problema crônico – Com juros baixos, a melhora do crédito e o aumento da confiança dos empresários, é provável que a indústria melhore ao longo de 2020. A retomada, contudo, tende a ser gradual. A elevada ociosidade em muitos setores tende a limitar a recuperação do investimento. A demanda externa não deve ser das mais pujantes, num quadro marcado por uma Argentina ainda em crise e por uma economia global que lida com o impacto do coronavírus. Além disso, os problemas de competitividade do setor não serão resolvidos rapidamente, por serem resultado de fatores estruturais como a baixa produtividade, a complexidade do sistema tributário e as deficiências da infraestrutura do país.

O Globo:  Governo pretende zerar imposto de importação para carretas e caminhões a gás –O objetivo é reduzir o custo de aquisição de veículos movidos a gás natural veicular (GNV), mais barato e menos poluidor que o diesel. A decisão será tomada na reunião da Camex marcada para a próxima semana. Atualmente, o imposto de 35% dificulta a importação desse tipo de veículo no Brasil.

Veja Online e Portal IstoÉ: Coronavírus: Câmara aprova projeto de lei para repatriação de brasileiros — A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em plenário, as regras e medidas para controle da epidemia em território brasileiro e a repatriação e quarentena dos cidadãos brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto da doença. Já está definido que esses brasileiros ficarão em isolamento na cidade de Anápolis (GO). Os dois aviões da FAB saem de Brasília amanhã (5), com previsão de chegada em Wuhan na madrugada de sexta-feira (7), para buscá-los. O texto segue para votação hoje no plenário do Senado.

UOL: Argentina vai propor à França aliança para renegociar acordo Mercosul-União Europeia – Na extensa reunião que terá hoje com Emmanuel Macron em Paris, Alberto Fernández vai propor à França a renegociação do acordo Mercosul-União Europeia. A postura de Alberto Fernández o afasta dos demais parceiros do Mercosul, todos a favor do acordo. O governo argentino entende que a indústria do país não está preparada para a concorrência. Perante as declarações de Fernández sobre querer rever o acordo, o presidente Bolsonaro avisou que poderá romper com o Mercosul.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Governo quer rever poder da Anvisa – A proposta é permitir que a importação urgente de produtos que exigem análise da Anvisa seja autorizada automaticamente.

A Tribuna de Santos: Alfândega de Santos terá novo inspetor – A expectativa é que o nome do substituto do delegado Cleiton Simões, que está concluindo mandato de oito anos à frente da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, seja anunciado até o final desta semana.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Aprovado Plano Mestre dos portos públicos gaúchos – O MinFRA publicou em 31/01 a versão final dos Planos Mestres dos portos de Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande. Os planos estão inseridos no contexto de um esforço para cumprir o estabelecido pela Lei nº 12.815 quanto ao planejamento do setor portuário nacional.

Portal Comex Do Brasil (com informações do MAPA): Parceria comercial com a China continua sem nenhum sobressalto – A ministra Tereza Cristina se reuniu ontem com o embaixador chinês Yang Wanming para avançar nas parcerias comerciais dos dois países. Ela destacou que a China abriu o mercado para o melão brasileiro e está sob análise a exportação de uva brasileira para os chineses e, no que diz respeito ao setor agropecuário, não há restrição ao intercâmbio comercial entre os dois países devido ao surto de coronavírus.

 

 

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco