Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 05/03/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Coronavírus deve provocar falta de contêineres e afetar exportação – Após semanas de incerteza, a operação logística começa a voltar ao normal, mas os principais terminais de contêineres na China seguem lotados, tanto que alguns passaram a cobrar “taxas de congestionamento” de clientes com carga refrigerada. A liberação dos equipamentos tende a demorar. Para a Maersk, a principal preocupação é justamente com os contêineres refrigerados, utilizados, por exemplo, pelos frigoríficos e pela indústria química – dois setores que, no Brasil, têm um volume alto de vendas ao país asiático. Também o volume de carga importada por via marítima deverá ter uma retração de 35% a 40%.

Editorial do Estadão, Valor Econômico e Estadão On-line (ontem à tarde): Estagnação em 2019, vírus em 2020 – O crescimento de apenas 1,1% no PIB 2019 foi inferior ao de qualquer dos dois anos anteriores, quando aumentou 1,3%. Com isso, o nível da atividade econômica no Brasil ainda está 3,1% abaixo do pico, antes do início da recessão de 2014 a 2016. Para 2020 as projeções indicam, por enquanto, crescimento na faixa de 2% a 2,2%, mas após a divulgação do PIB ontem, prossegue o movimento de revisão para baixo nessas projeções, com base inclusive nos efeitos da epidemia de coronavírus. Segundo o Goldman Sachs, a herança estatística deixada pelo crescimento de 2019 para este ano é de 0,8%.

O Globo: Após PIB fraco, mercado aposta em privatizações para país retomar investimentos – Diante do cenário externo adverso, com a desaceleração da economia global por conta dos efeitos do coronavírus, e da instabilidade política, uma das saídas apontadas por especialistas para expansão do mercado doméstico é a priorização da agenda de privatizações e concessões. O governo pretende privatizar e realizar desinvestimentos em 300 ativos em 2020, no total de R$ 150 bilhões, além de concessões de rodovias, ferrovias e aeroportos.

O Globo On-line (ontem à noite): Brasil fica em 17º lugar no ranking de crescimento de 22 países – Com base em dados de crescimento econômico em 2019, divulgados pela Bloomberg, entre 22 países o PIB brasileiro ficou na 17ª posição. Entre os países emergentes, é superado por China, Índia, Indonésia e Coreia do Sul. Superou apenas a África do Sul, que teve crescimento de 0,10%, e o México, que teve uma retração de 0,10%. Na América do Sul, Bolívia, Colômbia e Peru apresentaram expansão da economia maior do que a brasileira em 2019.

Portal Veja (ontem à noite): Brasil vai apresentar candidato próprio à presidência do BID – Entre os nomes cogitados para o posto ocupado há 15 anos pelo colombiano Luis Alberto Moreno estão o de Maria Silvia Bastos, presidente do conselho consultivo do Goldman Sachs Group no Brasil, e o do vice-ministro da Economia para o Comércio Exterior, Marcos Troyjo, segundo a agência Bloomberg. O presidente Bolsonaro espera discutir o plano diretamente com Donald Trump, se for confirmado o encontro na Flórida, neste final de semana.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Maersk projeta crescimento “modesto” para comércio – A empresa prevê que as operações com contêineres no Brasil devem crescer 3,8% neste ano o Brasil. O comércio mundial de contêineres já sente impactos da epidemia de coronavírus na China, apesar do retorno gradativo das operações naquele país. Seus principais portos continuam congestionados, como é o caso de Xangai e Ningbo.

A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Autoridade Portuária tem novo diretor – O engenheiro Bruno Stupello, que era superintendente de Planejamento Portuário, assume a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação.

G1 (SC): Navio encalha e afeta atividades do Porto de São Francisco do Sul – Um navio carregado de soja encalhou na Baía da Babitonga, na madrugada de ontem, afetando as atividades do porto. Ao menos quatro navios estão atrasados, aguardando liberação para entrar no canal. Até as 12h de ontem, não havia sido constatado vazamento de óleo. A tripulação continua a bordo da embarcação.

Imprensa segmentada:

Guia Marítimo: Coronavírus causa cancelamentos na Intermodal South America 2020 – Clientes e expositores, grandes players e apoiadores da Intermodal estão cancelando a participação na 26ª edição do evento, dentre os quais, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Grupo Craft, Allink Neutral Provider, South Cargo Latam, Grupo MSL, A.P Moller – Maersk, DB Schenker e Blue Logistics.

Portos e Navios: Ibama autoriza dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus – A Codeba recebeu autorização do Ibama, no dia 14 de fevereiro, para realizar a dragagem de manutenção do calado de navegação do Porto de Ilhéus. A última dragagem de manutenção ocorrida no Porto de Ilhéus aconteceu entre fevereiro e maio de 2014. O volume de sedimento a ser dragado agora é de 327.187 m3.

Portos e Navios: Porto de Itaguaí é autorizado a receber navios New Panamax de 367 metros – Os parâmetros para a entrada de navios no Tecon Sepetiba foram decididos em reunião na terça (3) com CDRJ, Marinha do Brasil e Praticagem. O calado de 15,4 metros foi viabilizado após dragagens na área de manobra, na bacia de evolução e berços do terminal.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco