Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 05/06/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Portal iG (reproduz matéria da Agência Brasil) e Portal Uol  (reproduz matéria do Estadão Conteúdo ontem à tarde): Freitas diz que investidores mantêm interesse, apesar da pandemia

O ministro Tarcísio de Freitas reiterou que o programa de concessões prosseguirá, ainda que algumas delas, previstas para o segundo semestre, sejam prorrogadas para o ano que vem. A secretária Natalia Marcassa destacou que o Brasil tem um portfólio de empreendimentos de longo prazo bastante atraente do ponto de vista do retorno do capital, além de taxas competitivas, se comparadas ao restante do mundo. De acordo com o ministro, a carteira de obras em andamento tem sido mantida, somando R$ 3 bilhões de janeiro a maio, com 23 entregas de obras parciais.

O Globo On-line (ontem à tarde): MPF detecta rota marítima de tráfico de cocaína de Pernambuco para a Espanha

Investigação iniciada em abril pelo MPF e PF detectou a utilização do porto de Suape como rota do tráfico de cocaína da Bolívia com destino à Espanha. Segundo a Procuradoria da República em Pernambuco, trata-se de uma associação criminosa transnacional ainda não totalmente desvelada, que conta com ramos ou atuação, pelo menos, na Bolívia, no Brasil e na Espanha. Oito pessoas foram acusadas.

Estadão: Argentina volta a limitar entrada de importados devido a problemas cambiais

Pelo menos 10 mil veículos estão parados em portos argentinos à espera de autorização para desembarque, a maioria deles do Brasil. As vendas ao mercado argentino já vinham em forte declínio em razão da crise econômica local e, agora, também por causa da pandemia do coronavírus.

Editorial do Estadão: A recuperação chinesa está perdendo vigor

A recuperação econômica da China, em meio a notícias alarmantes sobre a crise mundial gerada pelo coronavírus, era um raro sinal positivo particularmente para o Brasil, pois o mercado chinês é o principal comprador de produtos brasileiros. Mas parece que a recuperação chinesa pode ter atingido um limite. Desde março, terminado o período de duras medidas de restrição à circulação de pessoas e de mercadorias, indicadores da atividade industrial no país mostram redução da demanda ou estagnação em níveis muito baixos.

Estadão On-line (ontem à noite): Comitê da Câmara dos EUA se opõe a acordo comercial com Brasil

Em ação inédita contra o Brasil, que barra qualquer pretensão de se ampliar acordos comerciais com os EUA, 24 deputados democratas da Comissão de Orçamento e Tributos da Câmara dos Deputados norte-americana informaram na quarta-feira (3) que “têm fortes objeções à busca de qualquer acordo comercial ou à expansão de parcerias comerciais com o Brasil do presidente Jair Bolsonaro”. Em carta enviada ao representante comercial da Casa Branca, o embaixador Robert Lighthizer, afirmam que buscar um acordo com o Brasil pode prejudicar a luta de defensores dos direitos humanos, trabalhistas e ambientais brasileiros para promover o Estado de Direito e comunidades marginalizadas.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Audiência para arrendamento de terminais do Porto de Santos será realizada na próxima terça

A audiência pública para o arrendamento de terminais de líquidos no Porto de Santos será feita pelo Whatsapp, na próxima terça-feira (9), às 15 horas. O período de inscrição será das 10 às 14 horas. Os interessados poderão enviar sua contribuição por vídeo, áudio ou até mesmo por escrito através do aplicativo. A apresentação feita pela EPL será disponibilizada no site da Antaq, com 48 horas de antecedência. As duas áreas receberão investimentos de R$ 1,4 bilhão. Serão as maiores licitações portuárias realizadas no Brasil até hoje.

A Tribuna de Santos: Obras de expansão da malha ferroviária paulista devem iniciar imediatamente

A Rumo estima R$ 2 bilhões de investimentos ainda neste ano, dentre os R$ 6 bilhões em obras, trilhos, vagões e locomotivas. A capacidade de transporte anual em direção ao Porto de Santos saltará dos atuais 35 milhões para 75 milhões de toneladas.

Paraná Portal (ontem à tarde): Exportação de soja dobra no Porto de Paranaguá em maio

A exportação de soja somou 2,4 milhões de toneladas. O volume carregado nos cinco primeiros meses do ano soma 9,6 milhões de toneladas: 33% mais que o embarcado no mesmo período do ano anterior. O dólar valorizado favoreceu as exportações e o tempo seco garantiu o ritmo de embarques, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Roterdã recebe o maior porta-contêineres em viagem inaugural

O navio coreano HMM (Hyundai Merchant Marine) Algeciras, atual maior porta-contêineres do mundo, com 400 metros de comprimento, 61 metros de boca e capacidade para transportar 23.964 TEU, atracou no porto de Roterdã na quarta-feira (3), com 19.621 TEU a bordo. Partiu do porto de Yantian e seguirá para Hamburgo no dia 6 de junho.

Fórum Brasil Export: Executivos de terminais líquidos falam dos impactos da Covid-19 e criticam consultas públicas que podem comprometer investimentos e segurança

Em webinar realizado ontem (4), com mediação de Sergio Aquino, o presidente da ABTL, Aquiles Dias, defendeu a necessidade de melhorar a segurança jurídica e o ambiente de regulação que normatizam o setor. Com a pandemia, o setor de terminais líquidos terá de lidar com a queda na movimentação de combustíveis e de outros graneis líquidos, especialmente os de origem química.

Portogente: Gestão de portos pelos estados como terminais de uso privativo é modelo mais eficaz para o momento, diz presidente de Suape

O presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, defendeu que, diante do atual cenário político e de negócios no Brasil, o modelo mais eficaz é aquele que mantém o Estado como formulador de políticas de desenvolvimento a partir da infraestrutura portuária, garantindo agilidade nas decisões a nível local, com fiscalização dos órgãos estaduais, que possuem muito mais afinidade com a estratégia estadual. Segundo ele, “é o modelo que mais se aproxima dos landlord ports de sucesso”.

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