A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, Valor On-line, CNN Brasil e O Globo On-line (ontem à tarde): Duas fortes explosões atingem região portuária de Beirute, capital do Líbano
Duas fortes explosões sucessivas ontem na região portuária de Beirute, causadas, segundo autoridades, pelo armazenamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônia, deixaram ao menos 73 mortos e 3,7 mil feridos. As explosões começaram com um incêndio em um armazém com produtos inflamáveis, mas as causas ainda estão sendo investigadas. O presidente do Líbano, Michel Aoun, declarou que a cidade é uma “zona de desastre”.
Estadão On-line, Folha On-line (ontem à tarde), Valor Econômico e Correio Braziliense: Produção industrial cresce pelo segundo mês seguido, mas não compensa perdas acumuladas na pandemia
A produção industrial cresceu 8,9% em junho ante maio, depois de ter avançado 8,2% no mês anterior, segundo pesquisa do IBGE divulgada ontem. Ainda opera 13,5% aquém do patamar de fevereiro, período pré-pandemia. A fabricação de veículos, que teve o melhor desempenho entre os avaliados, acumulou alta de 495,2% nos últimos dois meses consecutivos, mas ainda opera 53,7% abaixo do patamar de fevereiro.
Valor On-line (ontem à tarde): Economia retraiu 11,2% no 2º tri, aponta prévia de indicador da FGV
A forte retração registrada em abril foi determinante para o desempenho negativo do trimestre, segundo o Indicador de Atividade Econômica (IAE/FGV). A taxa acumulada em 12 meses até junho mostra uma baixa de 2,2% e no acumulado do 1º semestre um tombo de 5,8%.
Correio Braziliense On-line, Estadão On-line, Folha On-line (reproduz matéria da Reuters ontem à tarde) e Comex do Brasil: Diretor-geral da OMC considera “inevitável” uma contração de 13% no comércio internacional em 2020
O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, em evento virtual ontem da Câmara de Comércio Internacional no Brasil (ICC Brasil) e da CNI, afirmou também que a “nova cara” da globalização passará por uma reconfiguração das cadeias globais de valor, com as corporações tentando reduzir as dependências em relação a um só insumo, fornecedor ou região. Disse ainda que a questão ambiental será decisiva nos próximos acordos de comércio e que o momento político não é o “mais favorável” para a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que ainda depende de análise dos parlamentos dos países de cada bloco. Recomendou que os negociadores procurem “pensar no longo prazo”, mas sem perder o senso de urgência. Azevêdo está prestes a deixar o cargo que ocupou durante os últimos sete anos.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – Artigo do advogado, empresário, presidente da Transbrasa e da ABTRA, Bayard Freitas Umbuzeiro Filho (página A-2): Contas, antes e depois da pandemia
Até junho, 720 mil empresas fecharam as portas no Brasil, segundo o IBGE, 74,4% delas na área de serviços. O País perdeu 1.198.363 empregos; o Estado de São Paulo, 364.470; a Baixada Santista, 15.427; e, Santos, 5.694 vagas. No momento, o setor público prepara as peças orçamentárias para 2021 e a recuperação econômica exige que as informações de ordem pública sejam exibidas com plena clareza.
A Tribuna de Santos (página A-8): Porto [de Santos] prepara novas concessões
Os primeiros impactos do novo PDZ, aprovado pelo Ministério da Infraestrutura na semana passada, serão percebidos nos leilões de dois terminais de celulose, na área anteriormente ocupada pelo Grupo Libra, marcados para o próximo dia 28, e iniciarão o processo de clusterização no porto, segundo o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello, em webinar ontem promovido pelo Grupo Tribuna. Na mesma linha, a SPA trabalha na modelagem de um novo terminal de contêineres no Saboó. Para Stupello, essa licitação de longo prazo deverá considerar o momento do mercado.
CBN Curitiba (ontem à tarde): Navio faz operações simultâneas no Porto de Paranaguá
No terminal da Rocha Terminais em Paranaguá, o navio Penguin Arrow está operando dois tipos de cargas diferentes: descarrega malte e embarca celulose com destino à China. A operação teve início a segunda (03) e deve ser concluída em cerca de três dias.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Quarto Estudo de Gases de Efeito Estufa da IMO: emissões marítimas aumentam em até 50% até 2050, em relação a 2018
As emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo aumentaram 9,6%: de 977 milhões de toneladas, em 2012, para 1.076 milhões de toneladas em 2018. A intensidade de carbono do transporte marítimo melhorou 11% no período, mas o crescimento da atividade foi maior que os ganhos de eficiência. Apesar dos impactos da pandemia de Covid-19 no declínio nas emissões em 2020 e de outros ganhos de eficiência futuros, nas próximas décadas elas deverão aumentar em 50%.
Fórum Brasil Export: Canal do Panamá apresenta panorama de operações e demonstra desafios para ampliar conexões marítimas com o Brasil
Em webinar realizado ontem pelo Fórum Brasil Export, o vice-presidente de Negócios de Trânsito da Autoridade do Canal do Panamá, Javier Ho, falou dos desafios para estabelecer condições especiais aos portos brasileiros para utilizar o “atalho” como facilitador ao comércio com países asiáticos. A Costa Oeste dos Estados Unidos, a América Central e o Japão representam as melhores perspectivas de aumento de cargas, sobretudo as conteinerizadas, movimentadas pelo Brasil no canal.
Portos e Navios: PLV-30/2020 altera artigo sobre preços e tarifas portuárias
A nova redação prevê que uma das diretrizes da exploração dos portos organizados e instalações portuárias é a “garantia de modicidade das tarifas e da publicidade das tarifas e dos preços praticados no setor, da qualidade da atividade prestada e da efetividade dos direitos dos usuários”. Segundo a ABTP, a medida torna mais clara a interpretação do artigo 3º da Lei dos Portos ao estabelecer a modicidade dos preços, que são ditados pelo mercado. Diz ainda que a liberdade de preços não retira o poder dos órgãos de regulação, responsáveis por monitorar se há abuso de poder econômico ou práticas anticoncorrenciais.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020