Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 05/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Correio Braziliense Artigo do presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Carlos Augusto Müller: Cabotagem: a ficção criada pela armação

Num cenário no qual apenas três empresas dominam 99% das cargas transportadas em contêineres nas longas distâncias da costa brasileira, o PL do BR do Mar é opção que cobra dose de sacrifícios de todos, mas que pode tirar o setor da condição de paciente terminal. Oferece ao armador competição com novos navios, talvez, por isso, haja tanto empenho dele em questionar o projeto.

Isto É On-line (reproduziu ontem matéria da Agência Brasil) e Valor Econômico: Multinacionais brasileiras concentram 24% das exportações nacionais

Estudo da CNI  aponta que a participação das multinacionais brasileiras nas exportações do Brasil passou de 18% em 2001 para 21% em 2013 e 24% no ano passado, crescimento maior que o das demais indústrias de grande porte não internacionalizadas. Entre 2001 e 2008, enquanto as vendas externas das multinacionais subiram 18,8% ao ano, as das empresas restantes cresceram 17,4% ao ano. Entre 2008 e 2013, essas taxas somaram 4% e 2,2% ao ano, respectivamente. A exceção é o setor automotivo, que tem sofrido com a crise econômica, sobretudo na Argentina e, com a intensificação de medidas protecionistas desse país nos últimos dias, os embarques brasileiros de veículos devem diminuir ainda mais.

Editorial do Estadão e Folha On-line (ontem à noite): Sem a alavanca do investimento

Como efeito da pandemia, as empresas no Brasil estão aplicando menos recursos em máquinas, equipamentos e obras civis e de infraestrutura. O total aplicado deve ser R$ 12 milhões inferior ao projetado antes da pandemia, segundo estudo da Inter.B, devendo ficar em R$ 124,6 bilhões. Além disso, a soma aplicada pouco aumentou nos últimos anos: de R$ 117,3 bilhões em 2017 para R$ 118,3 bilhões em 2018 e pouco mais de R$ 120 bilhões no ano passado. A maior parte (de 76% a 84%) foi do setor privado.

Estadão – Coluna Broadcast Agro: Preparados

A VLI registrou crescimento de 40% de janeiro a agosto na importação de fertilizantes pelo Tiplam no Porto de Santos. A descarga de matérias-primas para fabricação nacional de adubos aumentou 7%.

Imprensa regional: 

A Tribuna de Santos (sábado): Abiquim quer reduzir impacto de reforma

Em reunião na quinta-feira passada (1), a Abiquim cobrou da SPA uma solução para que as obras no cais da Ilha Barnabé a partir do próximo dia 19 não interfiram demais na rotina de escoamento de cargas pelos berços que atendem aos terminais da Ageo e da Adonai. Segundo a Autoridade Portuária, o impacto na redução de capacidade do cais da Ilha Barnabé por conta das intervenções é estimado entre 15% e 20%. Para o presidente-executivo da ABTL, Carlos Kopittke, a obra é necessária, já que os berços estão há anos sem manutenção adequada.

O Paraná e Portos e Navios: Melhorias elevam movimentação nos portos do Paraná

Entre janeiro e setembro, os Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 43,8 milhões de tonelada e a previsão para este ano é chegar às 55 milhões de toneladas. No ano passado, foram 53,2 milhões. Nos últimos nove meses, bateram várias marcas históricas: quantidade de granéis sólidos; movimentação de contêineres; toneladas movimentadas por metro linear de cais; número de caminhões recebidos pelo Pátio de Triagem; maior movimentação mensal na história (em abril, maio e junho); maior quantidade movimentada por hora; melhor desempenho dos silos públicos; e maior navio graneleiro recebido (em junho).

Imprensa segmentada:

Fórum Brasil Export: Sul Export vai contribuir para discutir eficiência de portos e ampliação da malha hidroviária, diz presidente do Conselho Nacional

O fórum regional Sul Export começa hoje, em Curitiba, às 14 horas, com transmissão gratuita via https://forumbrasilexport.com.br/sulexport. Hoje serão realizadas a palestra de abertura com o secretário Diogo Piloni, a palestra do painel tecnológico ligado ao Brasil Hack Export, evento de tecnologia e inovação coordenado pela ABTRA que busca soluções para demanda da cadeia logística, e a solenidade de abertura com a presença de autoridades. Amanhã serão realizados painéis que pretendem contribuir para a adoção de procedimentos e ajustes que aumentem a eficiência dos portos e a malha hidroviária, em especial no RS. A programação em detalhes e os horários podem ser conferidos no portal do evento.

Editorial do Portogente: Alemoa: imenso risco ao Porto de Santos

Webinar realizado pelo portal no próximo dia 13 vai debater os riscos do estoque e da operação de grandes quantidades de produtos perigosos no distrito industrial e portuário da Alemoa, no Porto de Santos.

Portos e Navios – Artigo do advogado, Diretor Executivo da Poseidon Marítima Ltda e presidente do Sindiopes, Roberto Garófalo: Desestatização da Codesa reacende incertezas no sistema portuário capixaba

Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, a transição para a privatização deve ser feita em modelo misto, em duas etapas: a venda da empresa e a concessão das atividades portuárias a outro órgão gestor. Provavelmente, o modelo adotado será semelhante ao australiano, mas a experiência ainda é pouco conhecida e controversa. Estudo da University of Tasmania mostrou que o modelo pode resultar no aumento de tarifas, restrições à concorrência e redução de investimentos a longo prazo.

Blog da Wilson Sons: O aumento da ociosidade dos portos organizados: entenda os principais motivos

Em entrevista ao blog da Wilson Sons, o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, fala dos indicadores e das razões da diminuição da atratividade dos portos organizados nos últimos anos, registrada recentemente pelo TCU, além dos os prejuízos e de propostas para atrair novos investimentos e incrementar as operações portuárias de produtos de alto valor agregado.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco