Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 06/01/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Portal i7 News (ontem à tarde): Governo Bolsonaro entrega quase 100 obras e 12 concessões, em 2020, ministro comemora e quer bater nova meta

Para 2021, o ministro Tarcísio de Freitas quer realizar mais de 50 concessões: 23 aeroportos; duas ferrovias e a renovação antecipada de mais uma; 11 lotes de rodovias e 17 terminais portuários. Ainda não está previsto a desestatização da Codesa.

Portal Veja On-line – Coluna Radar (ontem à noite): CGU vê dragagem de portos à deriva no país

Um balanço da CGU divulgado no final de 2020 põe em xeque a política de dragagem dos portos implementada pelo governo federal. Segundo o órgão, existe “clara indicação quanto ao esgotamento do modelo vigente”, além de “impropriedades e irregularidades”, especialmente na segunda fase do PND. O documento apresenta um conjunto de falhas na gestão, como lacunas institucionais, deficiências de controle e indefinição de responsabilidades.

Valor On-line Comex do Brasil (ontem): Movimentação de cargas no porto de Antonina, no Paraná, poderá crescer 50% em 2021

Segundo a empresa Terminais Portuários da Ponta do Félix, o avanço reflete as boas perspectivas para embarques de farelo de soja não transgênico e fertilizantes, que já foram destaques em 2020, e para novos produtos como madeira, cavaco e grãos orgânicos. Em 2020, foram quase 1 milhão de toneladas, 5% mais que em 2019.

Isto É On-line e Portal Terra (reproduzem matéria do Estadão Conteúdo), Bem Paraná (ontem à tarde), Informativo dos Portos Portos e Navios: Porto de Paranaguá prevê 11% de alta nas exportações de grãos no 1º trimestre

Com um novo terminal interligado a oeste do cais, os operadores preveem movimentar 6 milhões de toneladas de granéis sólidos de exportação neste trimestre. Somados, os volumes esperados de soja, farelo, milho e açúcar representam alta de 11% em relação ao que foi exportado nos mesmos três meses de 2020.

Valor Econômico: Soja em alta move exportação brasileira

Embora todas as projeções indiquem que as exportações brasileiras de soja voltarão a crescer em 2021, e que muitas delas considerem que um novo recorde será alcançado, o avanço só deverá ficar evidente no segundo semestre, devido a base de comparação elevada e à demora da colheita 2020/21 por causa da falta de chuvas, segundo tradings e analistas. Nos cálculos da Abiove, os embarques vão somar 83,5 milhões de toneladas ao longo do ano, 1,2 milhão a mais que em 2020.

Correio Braziliense On-line (ontem à tarde) e Informativo dos Portos: Ministério divulga consórcios para novas concessões de aeroportos

O MINFRA divulgou no DOU de segunda-feira (4) o resultado das empresas autorizadas a apresentarem projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos para subsidiar a modelagem da concessão para expansão, exploração e manutenção dos aeroportos listados na 7ª rodada de concessão. Dois consórcios disputarão aeroportos das regiões Norte, Sudeste e do Mato Grosso do Sul. Um terceiro tentará apenas os de São Paulo e MS.

Portal Yahoo FinançasIsto É On-line (reproduziram ontem à tarde matéria da Agência France Press), Estadão On-lineFolha On-lineCorreio Braziliense (ontem à tarde) e Valor Econômico: Banco Mundial divulga diagnóstico pessimista da economia devido à pandemia

O PIB mundial deve crescer 4% este ano, queda de 0,2 ponto percentual em comparação com a última projeção. A instituição reduziu sua previsão, embora considere que a baixa da economia em 2020 tenha sido “menos forte” que o esperado, com um retrocesso de 4,3% contra os 4,5% previstos em junho passado. Para o Brasil espera-se um crescimento de 3%, impulsionado por uma retomada do consumo e do investimento privado.

Imprensa regional:

G1 SantosA Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde), Estadão On-line (coluna do Fausto Macedo, ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-7): Receita Federal encontra 670 kg de cocaína em carga de goiabada no Porto de Santos [na segunda-feira]

O carregamento era destinado ao Porto de Antuérpia. De acordo com a Alfândega de Santos, equipes realizavam uma ação de rotina, quando localizaram a droga escondida em meio à carga para exportação. Ela foi selecionada para conferência por meio de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Em 2020, a Alfândega de Santos interceptou 20,5 toneladas de cocaína em cargas de exportação destinadas à Europa.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-8): Santos Brasil demite 120 motoristas e anuncia que serviço será terceirizado

Segundo a Santos Brasil, a demissão em massa faz parte de uma estratégia da empresa. O terminal destaca, ainda, que o corte nada tem a ver com a falta de demanda destacada pelo presidente Antonio Carlos Sepúlveda, ao justificar a dilação do prazo para a realização de investimentos no Porto de Santos.

A Tribuna de Santos (página A-8): Porto 360° entrevista Rogério Santos

O programa Porto 360°, que vai ao ar hoje, às 19h45, nas redes sociais do Grupo Tribuna (Facebook e canal no Youtube), terá como entrevistado o novo prefeito de Santos, Rogério Santos, que vai tratar de seus planos para o setor. A apresentação é de Maxwell Rodrigues.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: ABTP sugere aprovação retroativa do Reporto no Senado Federal

Um dos pontos aprovados junto com o PL 4199/2020, do BR do Mar pela Câmara, foi a prorrogação do Reporto por mais um ano. O projeto já chegou ao Senado, mas devido ao recesso parlamentar ainda não foi apreciado. O regime perdeu vigência no último dia 31/12. Diante desse cenário, uma reunião na última semana de dezembro com o secretário Diogo Piloni tratou a possibilidade de aprovação retroativa do Reporto. Isso permitiria às empresas que assinaram contratos no tempo em que o benefício ficou sem vigência o direito de conseguir crédito.

DatamarNews (ontem à tarde): Escalas de navios contêineres nos portos brasileiros caem 3% em 2020 em comparação a 2019

Apesar dos efeitos da pandemia na atividade econômica, os portos registraram uma queda de apenas 3% nas escalas de navios contêineres em 2020, em relação a 2019. Já o Porto de Santos registrou queda de 4% no período. Em dezembro de 2020, o país registrou 664 escalas de navios contêineres em seus portos, queda de 2,5% em relação a igual mês de 2019. Em Santos, a queda foi ligeiramente maior, -2,85%, segundo dados da Datamar.

Agência iNFRA: Privatização de porto australiano será base para desestatização de Santos, diz MINFRA

O processo de privatização do porto de Melbourne será a base para a metodologia da desestatização da SPA, segundo o secretário-executivo do MINFRA, Marcelo Sampaio. Tanto as experiências trazidas pelo modelo quanto os valores envolvidos agradam ao governo.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco